Saudações amigos!
Sou o fundador e idealizador da Bucaneiros Jogos, mas escrevo aqui apenas como Thiago Castro, descrevendo minha experiência pessoal com o lançamento da Bucaneiros, Kingsburg (Segunda Edição). Boa parte dessa experiência vem da época que tínhamos nossa “Luderia”, chamada Recanto dos Bucaneiros, onde apresentei o Kingsburg para muitos jogadores de diversos níveis de experiência diferentes com nosso querido hobby.
O que já era muito bom e inovou na popular mecânica de alocação de trabalhador, ficou ainda melhor com a segunda e essencial edição de Kingsburg.
Nessa resenha vou focar mais nos módulos de expansão que antes eram vendidos a parte através da expansão “To Forge A Realm”, e com o lançamento da segunda edição ela passou a ser integrada ao jogo base (vocês vão entender o motivo disso durante a resenha).
Para quem gostaria de saber mais sobre o jogo base, indico o vídeo do Romir Play House (mas garanto que também vão gostar de ler sobre os módulos de expansão):
https://www.ludopedia.com.br/topico/28380/kingsburg-como-jogar
Resumo do jogo
O Rei Tritus do reino de Kingsburg escolheu de 2 a 5 governadores (vocês!) para supervisionar os territórios recém-conquistados nas fronteiras do reino.
No começo de cada estação produtiva do ano os governadores irão requisitar a ajuda dos conselheiros do reino para conseguir recursos. Ao final da estação, com esses recursos em mãos, os governadores poderão construir diversos tipos de edifícios que concedem habilidades, mais recursos e exércitos para o perigoso inverno.
No inverno de cada ano surgem ameaças que os governadores terão que eliminar através de uma batalha que poderá te dar recompensas se for bem sucedido ou prejuízos em caso de derrota.
Depois de cinco anos (rodadas) passando pelas 4 estações do ano, cada uma com diversas ações a serem feitas, o Rei concederá ao melhor governador uma posição entre os sábios conselheiros!
Mecânica principal:
Alocação de Dados (Alocação de trabalhadores). Utilizada na maior parte do jogo para influenciar os conselheiros do Rei e conseguir recursos.
Curiosidade: Kingsburg foi o primeiro jogo a implementar a mêcanica de alocação de trabalhadores utilizando dados, dando origem a uma espécie de “sub mecânica” chamada Alocação de Dados (Dice Placement).
Os módulos da expansão
A segunda edição de Kingsburg já vem com 7 módulos diferentes, sendo que 5 eram vendidos a parte através de uma expansão chamada Kingsburg: To Forge a Realm e os outros 2 módulos são exclusivos dessa segunda edição do jogo.
Cada módulo pode ser adicionado individualmente ou vários módulos podem ser combinados e usados juntos.
Módulo 1: Linhas de Edifícios Adicionais

Na primeira versão do Kingsburg, tínhamos 5 linhas de edifícios, contendo 4 edifícios por linha. Este módulo adiciona mais duas linhas (A e G) com 4 edifícios cada.
Cada linha segue um estilo de estratégia e possui uma sinergia entre os edifícios contidos nela.
Esses edifícios a mais aumentam a rejogabilidade para jogadores experientes no jogo e não confundem os novos jogadores. Diversificando as possíveis estratégias de jogo e combos entre os edifícios.
Módulo 2: Linhas de Edifícios Alternativos

São 14 linhas de edifícios extras, contendo 7 linhas diferentes (2 de cada tipo).
Essas linhas de edifícios são utilizadas para aumentar ainda mais a rejogabilidade para quem já jogou Kingsburg, não recomendada para iniciantes já que no início da partida é necessário pegar 2 linhas de edifícios aleatoriamente e decidir se quer usar uma, as duas ou nenhuma. Caso escolha utilizar alguma linha, a mesma deve substituir uma linha de sua cartela de edifícios.
Eu particularmente gosto muito de utilizar esse módulo, já que é uma das maneiras de fazer com que os jogadores tenham opções diferentes para seguir durante a partida. Esta é uma das implementações da mêcanica de “poderes variáveis de jogador” que foi introduzida apenas na expansão ou na segunda edição de Kingsburg.
Módulo 3: Cartas de Governador

E falando em poderes variáveis de jogador, o módulo de cartas de governador é o outro módulo que adiciona essa mecânica ao jogo.
Cada jogador pega aleatoriamente 3 cartas de governador e escolhe uma para utilizar.
Essas cartas concedem poderes específicos para o jogador durante a partida, como por exemplo ganhar recursos no final de cada ano, iniciar o jogo com recursos ou pontos de vitória extras, ganhar pontos de vitória dependendo de uma condição específica durante o jogo, potencializar ações do jogo, entre outras habilidades bem interessantes que em conjunto com outros módulos fazem com que cada partida seja única.
Esse módulo é recomendado tanto para jogadores iniciantes quanto para os mais experientes, já que uma vez explicada a habilidade que a carta de governador concede, o jogador irá utiliza-la com facilidade durante a partida.
Módulo 4: Cartas de Destino

No início de cada ano pegue uma carta do deck de cartas de destino.
Essas cartas são um prato cheio de emoções para quem gosta de eventos aleatórios, que podem ser eventos ruins ou bons.
Por exemplo, se o evento te concede um recurso específico por algum motivo, pode ser melhor mudar sua estratégia e investir mais em outras construções que utilizam aquele recurso. Esse módulo força o jogador a se adaptar em diferentes situações.
Há também um evento chamado "O Rei está doente". A primeira vez que esse evento sai, faz com que o rei não possa ser influenciado (não poderá alocar os dados no local 18 para ganhar as recompensas), porém se sair novamente essa carta no ano subsequente o jogo termina imediatamente. Então esteja preparado se o rei pegar um resfriado qualquer!
Recomendado para jogadores mais experientes, já que embora sejam equilibrados, os eventos ruins podem ser um pouco mais complicados para novos jogadores.
Módulo 5: Marcadores de Soldados

Em todas as mesas que apresentávamos o Kingsburg, independente do nível e perfil do jogador, nós adicionávamos esse módulo. Em minha opinião pessoal, esse módulo veio para "corrigir" a etapa de reforço do Rei presente no jogo base.
Com o reforço do Rei tradicional, é jogado um dado de 6 faces que será responsável por definir a quantidade de tropas que os governadores irão receber como ajuda na batalha de final de rodada (inverno).
Através desse módulo, não é mais necessário jogar os dados mas sim escolher secretamente um de seus 6 marcadores de soldados para ser utilizado em cada batalha (5 no total). Uma vez escolhido o marcador, você o utiliza para somar em sua força de exército e o descarta.
Quando o jogo acabar, o sexto marcador que você não utilizou irá virar pontos de vitória.
Recomendado até para sua primeira partida de Kingsburg.
Módulo 6: Novos Conselheiros (Exclusivo Segunda Edição)

Esse módulo adiciona ainda mais rejogabilidade através de 16 novos marcadores que mudam os benefícios que cada conselheiro pode conceder ao ser influenciado.
No início de cada fase produtiva (primavera, verão e outono) é retirado um marcador aleatório para substituir os benefícios de um conselheiro específico até o final do jogo. Deste modo o jogo muda a cada fase produtiva e a medida que novas ações são adicionadas, o jogador perde uma ação mas ganha um novo caminho para a vitória.
Recomendado para perfis mais dinâmicos de jogador, que gostam de ter que se adaptar com o andamento da partida, mudando sua estratégia conforme necessário.
Módulo "7": Cenários (Exclusivo Segunda Edição)
Embora não seja denominado no manual com módulo 7, esse é um dos módulos que podem ser utilizados em conjunto com os demais citados acima.
A segunda edição de Kingsburg vem com 4 cenários exclusivos dessa edição. Em cada um deles existe um breve setup (preparação) diferente e que faz com que o jogo tenha uma roupagem diferente.
Por exemplo, você pode escolher um cenário que durante a partida uma de suas obrigações será doar alguns recursos para o Rei em troca de pontos de vitória, em outro você receberá ataques extras de Globins, o que poderá te conceder também benefícios extras caso você ganhe as batalhas adicionais.
Esses cenários são recomendados para jogadores que querem adicionar mais opções ao jogo, e desse modo ter novas experiências no reino de Kingsburg.
Resumo (opinião pessoal)
Na maioria dos jogos é muito comum vermos expansões serem relevantes apenas para jogadores mais experientes ou para quem realmente é fã do jogo e quer uma experiencia extra (ou mais completa), porém não fizeram uma nova edição de Kingsburg apenas com esse intuito, mas sim uma edição mais completa, ou como dizem, uma edição essencial.
Como descrito acima, existem diversos módulos para novos jogadores, assim como módulos para adicionar elementos surpresa ao jogo ou até deixa-lo ainda mais estratégico, proporcionando uma experiência mais intensa para jogadores experientes.
Independe do caso, você e seu grupo irão desde o início desfrutar dos módulos de expansão presentes na segunda edição e aos poucos descobrir os que mais gostam de utilizar em suas partidas, que serão inúmeras e muito divertidas, assim como foram e continuam sendo com nosso grupo de amigos do Recanto dos Bucaneiros.