THE WORLD OF SMOG: ON HER MAJESTY'S SERVICE
Londres se tornou o centro do mundo e um palco extraordinário onde o aparecimento de monstros, o retorno de cultos secretos e o surto de máquinas infernais regularmente figuram na primeira página do The Times. O último destes eventos incríveis é a chegada de Oberon, governante dos tribunais em Faërie, para estar presente no jubileu da Rainha. A cerimônia está chegando e a Rainha secretamente convidou os Clubes mais vanguardistas da capital para se juntar a uma expedição no lendário “Mercado das Sombras”. Ela prometeu cobrir com honras aqueles que conseguirem trazer de volta desta perigosa viagem alguns objetos preciosos: algumas chaves feitas de diamante e metal Atlante, um cadeado de mitril e uma corrente mágica, artefatos mágicos que não podem ser feitos no mundo real.
Entretanto, o Mercado das Sombras é um labirinto fora do espaço e do tempo, onde Éter e material mágico são muito caros. Ele dá abrigo à criaturas perigosas, que estão prontas para impedir o caminho dos cavalheiros desafortunados e por fim mas não menos importante, algum aventureiro pode acabar preso para sempre se eles não conseguirem pagar um pesado tributo em Éter para o guardião deste local – o misterioso Mestre das Sombras. Quando o grande engenheiro da Rainha conseguir abrir um portal para o Mercado das Sombras, só um pequeno número de Damas e Cavalheiros corajosos estão prontos para aceitar o desafio da Rainha. Você é um deles!
COMPONENTES: 04 miniaturas de Cavalheiros, 06 miniaturas de Agentes das Sombras, 01 token de primeiro jogador, 30 tokens de Ampulheta, 30 Moedas, 16 marcadores de Éter, 06 cartas de Agente das Sombras, 16 cartas de Artefatos, 08 cartas de Portão Secreto, 24 cartas de Ações Especiais e 13 cartas de Combinação Secreta.
FICHA TÉCNICA: SMOG é um jogo de 2015 do Designer Yohan Lemonnier e ilustração de Mathieu Harlaut e Christophe Madura. Publicado internacionalmente pela CMON. Indicado para a idade de 14 anos ou mais, comportando de 2 a 4 jogadores com uma duração média de 60 minutos por partida. Está classificado no Domínio de jogos de Estratégia, Categorizado como jogo de Estratégia Abstrata, Fantasia, Ficção Científica e Miniaturas e ainda possuindo mecânicas como Colecionar Componentes, Negociação, Leilão e Mercado de Ações. Na ludopedia ocupa a posição 444 com uma nota média de 8.3. No BoardGameGeek ocupa a posição geral de número 2059.

OBJETIVOS GERAIS: Em SMOG cada jogador deverá percorrer todo o tabuleiro do jogo e recolher as 4 relíquias exigidas pela Rainha Vitória. Ao mesmo tempo, ter muito cuidado com os agentes das sombras que estão presentes no tabuleiro. Vale ressaltar que o tabuleiro é móvel, ou seja, ele contém diversas roldanas contendo os 4 Éteres presentes no jogo (sangue, mana, ectoplasma e titânio). Sendo assim, quando um jogador tem que passar de um tile para outro ele deverá pagar a quantidade mostrada de Éter para se mover.

VENCENDO E PERDENDO: Não basta o jogador recolher as 4 relíquias presentes do tabuleiro para vencer o jogo. No início de cada partida cada jogador recebe duas cartas. Em uma delas mostra os Éteres necessários para estar em sua posse quando já estiver em mãos os 4 Artefatos. De igual maneira, o jogador também recebe no início da partida uma carta que mostra o portal mágico e secreto o qual você deverá atravessar para vencer o jogo. Sendo assim, resumidamente, para você ser o vencedor em SMOG deverá ter os 4 Artefatos, possuir a quantidade indicada de Éteres e ainda estar no local exato do portal mágico.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: SMOG é um jogo ambientado no mundo Steampunk, um mundo de ficção científica mágico e imaginário. Particularmente eu ADOREI esse jogo. Primeiramente por ser um jogo lindo à mesa. Em segundo ponto por ser um jogo bom e rápido de se jogar. E ainda poderia falar da sua jogabilidade que é agradável e até peculiar com todas as roldanas se movendo e a todo momento o jogo ir se modificando. Recomendo SMOG (apesar de ser difícil de ser encontrado) para todos os jogadores, sejam eles casuais ou gamers.
FATOR C.O.R.D.A.S.
CURVA DE APRENDIZAGEM: 3.0
ORIGINALIDADE: 8.0
REJOGABILIDADE: 8.0
DIFICULDADE: 5.0
ARTE: 9.0
SORTE: 2.0
EXPLICAÇÃO DAS NOTAS: A Curva de Aprendizagem é mediana para baixo. Com poucas rodadas já se entende muito bem os mecanismos do jogo. A Originalidade fica com uma nota alta pois a existência das roldanas que modificam todo tempo o tabuleiro do jogo deixando-o sempre diferente me impressionou. A Rejogabilidade também é bem alta pois nenhuma partida é igual a outra devido sempre a carta que contém os Éteres necessários bem como a carta que contém o local de saída serem diferentes. A Dificuldade de SMOG é mediana. Regras fáceis de se entender e explicar. A Arte não poderia deixar de receber uma nota bem alta. Todo o jogo é lindo, desde as miniaturas belíssimas da CMON como as moedas de plásticos na cor cobre que parecem metal bem como o tabuleiro e demais componentes. A sorte ficou com uma nota muito baixa pois o jogo é bem estratégico. A única sorte presente fica por conta das cartas que indicam o local de saída e os Éteres necessários.