rivaben::Eu comecei com CO2, depois joguei o Gallerist, depois o Lisboa... um dia percebi que eu tenho todos os jogos lançados pelo Vital, acho que virei fanboy.
Mas ainda preciso jogar o Kanban, por exemplo?
Eu fiquei com uma dúvida: do pessoal que acha que o Lisboa não é pesado, podem dar um exemplo de jogo que consideram pesado?
De todos que joguei acho o Gallerist o mais levinho. O CO2 e o Lisboa eu acho que tem pesos parecidos, mas acho o último um pouco mais complicado devido a quantidade de informações...
Bom, quando eu falo em jogo pesado eu interpreto da seguinte forma:
- jogo exige raciocínio para um planejamento, seja ele de curto, médio ou longo prazo (ou combinados).
- há uma complexidade nas ações (não em realizá-las, mas no que elas vão gerar), elas podem desencadear outras ações
- jogo te proporciona diversas formas de ganhar, abrindo vários caminhos
E o principal: você tem que realmente PENSAR no que vai fazer e criar a maior quantidade de variáveis possíveis que serão desencadeadas no futuro.
Algo próximo do xadrez... você fica realmente fica pensativo em buscar a melhor jogada já projetando o futuro.
Acho que minha opinião vai um pouco fora do que alguns mais veteranos podem dizer sobre o conceito de jogo pesado, mas é como meu grupo também interpreta e somos felizes assim rsrsrs...
Com relação a exemplos...
- Madeira é meu Top 1 e considero muito mais pesado que o Lisboa, porque exige de você um planejamento de curto, médio e longo prazo, pois você fará pontuações na 1ª, 3ª e 5ª rodada. As ações são escassas, pois têm um limite baseado no número de jogadores (exemplo: com 2 jogadores os espaços só podem ser realizados no máximo 2 vezes). Com isso você precisa pensar em bloquear ou não o adversário, realizar aquela última ação que todos já fizeram e que você também precisa ou ser o primeiro a fazer uma outra ação nova. Além disso ele tem um mecanismo de punição dos piratas que, apesar de alguns não gostarem e acharem muito punitivo, é de fácil controle, mas que proporciona um ônus para o jogador que quiser dar um "acelerada" no seu jogo. O barco que você constrói gasta madeira, a madeira para ser retirada tem quer ter um meeple na floresta ou numa região com madeira, no final de cada rodada os barcos sofrem manutenção e gasta-se madeira e se por acaso não tiver acesso a ela, você não vai realizar a ação e pode ter que ganhar piratas por isso... e por aí vai. É um resumo bem podre, mas é um jogão do início ao fim que considero melhor que o Lisboa em todos os sentidos (talvez alguns achem-no feio, mas eu acho linda a arte).
- Food Chain Magnate está no Top 2 e todos têm adorado jogar. Você realmente vai se ver administrando um restaurante. Para quem tem ou já teve empresa vai se adaptar facilmente. No jogo você vai criar a demanda e oferta de produtos. No início do jogo todos escolhem cartas que vão determinar se o jogo será de curto, médio ou longo prazo, o que vai mudar totalmente a estratégia de cada um a cada jogada. Há missões que apenas serão atingidas uma única vez, ou seja, quem atingiu naquela rodada pegou e quem não atingiu perdeu o bônus (e algumas valem a pena correr atrás, principalmente se for um jogo de médio e longo prazo). As decisões de quem contratar podem determinar e muito o jogo, principalmente quando todos começam uma corrida para evoluir (treinar) os empregados. E escolher onde por o restaurante... bom... talvez esse seja a decisão inicial e a mais complexa de todas, pois isso vai determinar a estratégia do teu restaurante. Jogo é bem punitivo para quem faz a estratégia errada ou não consegue seguir os restaurantes líderes na competição, mas é uma realidade do mercado, então o grupo se amarra ainda mais.
Acima do Lisboa, até o momento são esses... estou para pegar o Dominant Species e o Fire in the Lake para ver se eles são tão pesados quanto dizem...
Queria pegar o CO2 e o Kanbam verei no final do mês, já que um do grupo comprou. The gallerist já disseram que não é tão pesado assim, então já descartei da lista, por enquanto