Olá galera, voltando depois de unas ferias para trazer mais uma resenha para vocês, e dessa vez com o jogo Breaking Bad, que é baseado na série de mesmo nome (que por sinal foi a melhor série que já assisti) e que traz mecânicas e elementos que lembram muito o que acontecia na série, o tráfico de metanfetamina.
Sobre o Jogo
Breaking Bad é um jogo para 3 a 8 jogadores, com tempo médio de duas horas (embora todas as partidas com meu grupo tenham durado pouco mais de uma hora). Ele traz como suas mecânicas principais a administração de cartas, o comércio e personagens com diferentes habilidades. No jogo, os jogadores se dividem em três diferentes grupos de traficantes, que são jogadores tentando vender o Blue Sky, e os agentes do DEA, que são os jogadores policias que tentam impedir o tráfico de Blue Sky e fechar os laboratórios de drogas.
O conjunto de mecânicas se assemelha bastante com a realidade da série, onde os jogadores que tentam vender o Blue Sky estão sempre tramando e tentando vender seus "bagulhos" escondidos, enquanto os jogadores policiais estão a todo momento no pé deles tentando prendê-los. O objetivo é bem simples, os jogadores que conseguirem vender 18 Blue Sky ganham a partida (esse número cai para 12, caso esse jogador esteja jogando solo), e para os policias ganharem, eles devem fechar todos os laboratórios dos jogadores, prendê-los ou matá-los em um tiroteio (os traficantes também podem ganhar em tiroteio se a organização deles for a única sobrevivente).
"Seu produto é um refrigerante sabor cola, genérico e mal feito. O meu é Coca-Cola. Quer mesmo viver num mundo sem Coca-Cola?"
Sequência do Turno
Durante os turnos, cada jogador tem direito a fazer duas ações (que podem ser ações repetidas), indo desde a ação de comprar cartas, jogar a carta (se possível) ou ativar a habilidade do seu personagem. Para os traficantes temos ainda as ações de fabricar e vender metanfetamina e colocar um químico no seu laboratório. As ações e sequência de turno são bem simples e não dá para se enrolar, após uma ou duas rodadas o jogador consegue pegar bem as suas ações e o jogo desenrola bem fácil.
“Você claramente não tem noção de com quem está falando, então deixe eu explicar. Eu não estou em perigo, Skyler. Eu sou o perigo. Um cara abre sua porta e leva um tiro e você pensa que sou eu? Não! Sou eu quem bate na porta.”
Componentes
A caixa do Breaking Bad é de um tamanho bem menor que o convencional, eu mesmo achei que ela fosse bem maior quando vi imagens do jogo, porém ela é bem compacta e de boa qualidade, dentro dela vem 8 playboards dos jogadores, que são divididos entre as 4 facções do jogo (DEA, Juarez Cartel, Los Pollos e Heisenberg); pequenos tabuleiros que representam os laboratórios de venda dos jogadores e QG do DEA; muitas cartas divididas em quatro baralhos, uma para cada facção; alguns tokens e muitos pequenos cristais que representam o Blue Sky.
Como falei, o jogo não possui muitos componentes, com exceção das cartas que vêm em maior quantidade, o restante é bem pouca coisa, porém tudo é de uma qualidade muito boa. O charme em especial do jogo são as Blue Sky, as pedrinhas são muito bonitas e bem parecidas com as mostradas na série, porém meu medo é que aconteça o que houve com as pedrinhas do Quartz, que se desgastaram facilmente e ficaram com as pontas e bordas esbranquiçadas, perdendo boa parte da sua beleza.
Sobre a arte do jogo não há muito o que falar, basicamente são momentos icônicos retirados da série e colocados nas várias cartas e playboards dos jogadores. O legal é que como as imagens representam momentos da série, a função delas se assemelham muito com a mesma, proporcionando uma ótima imersão para os jogadores que assistiram a série.
Considerações sobre o Jogo
Breaking Bad é um jogo eu diria regular, porém eu tinha grandes esperanças que ele fosse um jogo muito bom, só por causa do nome que ele leva, mas minhas expectativas não foram alcançadas, porém para os fãs da série ainda é um jogo interessante de se jogar, eu vejo alguns pontos fortes e fracos no jogo, e vou tentar citá-los aqui para vocês.
Seu ponto forte é mais relevante para os fãs da série, como o jogo tem mecânicas e funções que remetem muito às coisas que aconteciam na série, ele se torna bem interessante para quem já assistiu, porém isso é um fator relevante apenas para esse público. Outro ponto interessante, que já abrange todos os tipos de jogadores, é o seu sistema semi coop, em que podem jogar até quatro duplas, podendo haver alianças entre os traficantes e muitas negociações para tentar lidar da melhor forma contra os jogadores policiais. Para quem gosta de jogos com formação de aliança e negociações, esse possui uma boa pitada dessas mecânicas, não é muita coisa, mas dá um gostinho bom.
Outro ponto bom dele é que suas regras são até simples, porém podem existir certas dificuldades em entender e saber usar as cartas do jogo, elas podem ter muitos símbolos e funções que podem complicar um pouco o seu entendimento nas primeiras partidas, porém, para jogadores mais experientes, acredito que após a primeira partida isso já não seja uma complicação.
Como pontos fracos, o jogo possui alguns que eu gostaria de mencionar, como por exemplo a dificuldade de determinadas facções ganharem a partida, ao que parece, pelo que podemos entender aqui nas nossas partidas, existe um certo desbalanceamento entre as facções, que é o caso do Juarez Cartel, eles têm apenas uma carta que impede que o DEA feche um dos seus laboratórios, isso pode fazer com que os jogadores dessa facção sejam eliminados muito rapidamente do jogo, o que já é outro ponto fraco do jogo, pois se um jogo possui o fator eliminação, sua partida não pode ser longa, pois caso algum jogador seja eliminado rapidamente ele vai passar muito tempo esperando pela próxima partida.
Outro ponto que acho desbalanceado é o fato de que se os jogadores que estão jogando com as organizações criminosas forem bem unidos e impedirem que o DEA feche os laboratórios das outras facções é muito pouco provável que os policiais ganhem uma partida.
Por fim, Breaking Bad é um jogo com altos e baixos, não é o melhor jogo do mundo, o classificaria como um jogo mediano, mas para quem é fã da franquia é um jogo interessante de se ter, porém só o aconselho para quem gosta da série, para os jogadores que não assistiram a série há outros jogos bem melhores e com preço similar no mercado nacional.
“Eu fiz por mim. Eu gostei de fazer. E eu era bom naquilo. E eu me sentia...vivo.”
Acompanhe o Canal nas suas redes Sociais para mais Novidades: