Após jogar algumas vezes com alguns amigos, experimentamos (nem todas) algumas variações para tornar o jogo levemente mais dinâmico, caso alguém goste de criar regras da casa para jogos ficam as minhas sugestões:
A - Fase 1: Ao invés de 2 rodadas de cartas de mutação + local, terem 3 rodadas.
B - Fase 3 (Eventos) composta por 2 cartas, uma carta aberta (normal do jogo) e outra fechada surpresa revelada antes da aberta. A seguir todas são reembaralhadas. (portanto muda-se a forma de contar 6 rodadas, o que pode ser reduzido pra 5 talvez).
C - Pontos Virais: Manter o ganho de 1 carta de mutação a cada 4 pontos virais, mas a partir do ponto 20º não ocorre adição, mas sim substituição de carta à escolha do jogador. A carta descartada tem seus pontos contados na trilha de pontos virais. (Isso mantém 8 cartas de limite, sendo 5 inicial + 4 conquistadas).
D - Não sei se é assim original, mas a Ficha de Crise pode aparecer entre as ações de uma carta de mutação, não necessariamente entre um jogador e outro. (Na verdade o manual parece que já diz funcionar assim).
E - Sempre que entrar a 4º ficha de crise, todas são resolvidas imediatamente, não esperando a Fase 4.
F - Essa é pra dificultar: Toda vez que um vírus é curado na Fase 5, uma carta de mutação usada naquele turno é descartada aleatoriamente e, caso a carta valesse algum ponto, eles seriam contados imediatamente na trilha de pontos virais. O limite de 8 cartas é mantido, combinando com a sugestão C. Enfatizo carta usada para não confundir com as cartas que estão na mão do jogador.
Creio que seja isso. A ideia é dar mais ideia de ação-reação no organismo, fazendo as coisas serem mais rápidas e "agressivas".
Vlws e bom jogo à todos!