Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Análises
  3. Yellow & Yangtze
  4. Yellow & Yangtse Amarelou

Yellow & Yangtse Amarelou

Yellow & Yangtze
  • avatar
    Sven09/12/18 12:20
    avatar
    Sven
    09/12/18 12:20
    1301 mensagens MD

    Os jogos de tabuleiro modernos se diferem dos antigos por várias razões como, por exemplo, o tempo reduzido das partidas, o aumento da estratégia, em alguns casos a retirada dos dados que influenciam no fator sorte, entre outras. Com certeza, todos concordam, que foi uma evolução e tanto a chegada destes jogos ao mercado que há muito estava monótono e, por que não dizer, esquecido. Sim, é maravilhoso poder encontrar os colegas e jogar um Tigris & Euphrates, um Great Western Trail, um RA, um Hansa Teutônica, um Puerto Rico, um Ticket to Ride, um Istambul, um Rococo ou até mesmo um Terra Mystica, etc. Independente do jogo a ser jogado, o jogador deve desenvolver um raciocínio complexo para montar e desenvolver sua estratégia, objetivando a meta comum que é a vitória no final da partida. Atrelado ao desenvolvimento da estratégia o jogador deve, também, lançar mão (utilizar, usufruir) de uma importante característica inerente ao ser humano, o “livre arbítrio”. Sem isto é impossível desenvolver um jogo independente e prazeroso. Caso contrário, isto é, se uma pessoa ganhar uma partida sem empregar o seu livre arbítrio, não sentirá a satisfação pessoal da vitória. É claro que ninguém deseja ganhar por acaso ou ganhar porque alguém deixou.


    Dito isso, vamos ao cerne da questão deste tópico. O jogo Yellow & Yangtze é bom?


    O jogo foi lançado como sendo o sucessor, o irmão, o substituto, sei lá mais o quê, do aclamado Tigris & Euphrates. Será que é isso tudo mesmo? Vamos enumerar algumas características do jogo.


     


    1)    Nº de Tiles


    O jogo possui muito mais tiles pretos e vermelhos do que os verdes e azuis. Diferentemente do seu irmão mais velho T&E, existem também os tiles amarelos.


     


    2)    Pagodas que substituem os Templos


    As pagodas podem ser construídas bastando se dispor 3 tiles em uma configuração específica no tabuleiro. Os tiles que as originaram não viram para o tabuleiro. Isso quer dizer que eles podem ser destruídos e até mesmo contados como parte de um exército em uma batalha. No Tigris & Euphrates, uma vez construídos os templos não são destruídos e os tiles utilizados para sua construção não contam em um batalha. 


      


    3)    Guerra


    Nas guerras, independentemente da cor dos líderes os jogadores usarão apenas os tiles vermelhos e ganharão apenas 1 ponto. Cada lado do tile de anexação poderá contar com tropas de jogadores distintos que se somarão no combate. No fim da guerra os jogadores ganham somente 1 ponto.


     


    4)    Revolta


    No caso da revolta serão utilizados os tiles pretos ao invés dos vermelhos e também será conquistado apenas 1 ponto.


     


    5)    Destruição de templos


    Os templos agora podem ser destruídos, basta algum jogador tirar um tile da base do templo que o monumento é destruído.


     


    6)    Conquistando templos


    Não é mais necessária a guerra ou a revolta para se conquistar o templo do coleguinha. Basta dispor 3 tiles da mesma cor do templo desejado, numa configuração específica, e o jogador simplesmente retira o templo do reino do coleguinha e o coloca no seu. No Tigris & Euphrates os templos são conquistados por meio das guerras, eles não voam e/ou se teleportam de um reino para o outro.


     


    Considerações Finais


    Os tópicos supracitados, enumerados de 1 a 6, são apenas algumas características que foram ressaltadas, isto é, existem outras diferenças entre o Yellow & Yangtze e o Tigris & Euphrates. O objetivo deste tópico não é fazer uma comparação entre estes 2 jogos, embora as tenha feito em alguns momentos do texto.


    Retomando o raciocínio do primeiro parágrafo onde abordávamos o livre arbítrio, pode-se dizer que no jogo Yellow & Yangtze, infelizmente, o livre arbítrio foi deixado em segundo, terceiro ou até mesmo quarto plano. Nossa, que afirmação forte! Porque digo isso? Simples. No Yellow & Yangtse quando um jogador constrói a pagoda amarela ele passará a receber no fim de seus turnos um cubo amarelo, que é o coringa do jogo, isto é, aquele cubo que pode ser somado ao menor montante de cubos que se tenha. Isso quer dizer que o jogador que construiu a pagoda amarela passa a ter um fábrica de coringas e como só tem 1 pagoda amarela no jogo, se ninguém a tirar dele o jogo fica sem graça e a vitória garantida. Por isso, todos devem parar suas estratégias e focar na retirada da pagoda do jogador que a construiu. Esta atitude vira um círculo vicioso, de forma que os jogadores perdem autonomia sobre suas estratégias individuais. Outro ponto em que os jogadores são impedidos de fazerem suas estratégias individuais é porque como existem muito mais tiles pretos e vermelhos o jogo induz, a todo momento, que os jogadores, mesmo sem querer, estimulem guerras e revoltas, até mesmo por falta de opções. Ou seja, o jogo na minha opinião é muito mais um tutorial de como fazer revoltas e guerras do que um jogo em si.


    O texto está ficando longo e não pretendo me estender mais, mas existem outros pontos que me desanimaram demais neste jogo ao ponto de me estimular a escrever este post.


     


    Abraço a todos.


     

    3
    0
    11
  • joaoclaudio
    3451 mensagens MD
    avatar
    joaoclaudio09/12/18 22:01
    joaoclaudio » 09/12/18 22:01

    Yellow & Yangtse é bom?
    Não sei. Fica o questionamento!

    :D

    2
  • Sven
    1301 mensagens MD
    avatar
    Sven09/12/18 22:02
    Sven » 09/12/18 22:02

    KKKKKKK:D:):D

    Valeu, João Cláudio!

    Abraço.

    1
  • corijo
    123 mensagens MD
    avatar
    corijo10/12/18 11:44
    corijo » 10/12/18 11:44

    Parabéns, muito boa a sua resenha.

    Gosto muito do Euphrates & Tigres, diria que é um dos meus favoritos. Adoro a parte de guerra e revolta dele, especialmente o fato de não causarem raiva na mesa, são jogadas que não deixam quem perde triste, fazem parte da vida do jogo.

    Tenho muito interesse no Yellow, porém não joguei e pouco vi, por isso gostaria de rebater com você, caro Sven, alguns pontos para entender melhor essa obra do lorde todo poderoso, Dr. Knizia. (Gl

    1
  • Sven
    1301 mensagens MD
    avatar
    Sven10/12/18 12:22
    Sven » 10/12/18 12:22

    corijo::Parabéns, muito boa a sua resenha.

    Gosto muito do Euphrates & Tigres, diria que é um dos meus favoritos. Adoro a parte de guerra e revolta dele, especialmente o fato de não causarem raiva na mesa, são jogadas que não deixam quem perde triste, fazem parte da vida do jogo.

    Tenho muito interesse no Yellow, porém não joguei e pouco vi, por isso gostaria de rebater com você, caro Sven, alguns pontos para entender melhor essa obra do lorde todo poderoso, Dr. Knizia. (Gl[ria, GLÓRIA!)

    1- Templos:

    Pelo que vi, muito lhe incomodaram por tirarem a liberdade dos jogadores de perseguirem outros caminhos para a vitória, haja vista que deixar um templo de coringas na mão do adversário é perseguir a derrota. Pórem, sinto isso quando jogo o T&E e alguém domina um templo com os dois lideres, se deixar ele faz 4 ou mais pontos toda rodada e é gg a partir dai. 

    Bom, depois de tudo isso, ai vem a dúvida: no yellow esse sentimento de "tem que tirar dele ou já era" é tão mais pronunciado, agudo e alarmante assim?

    2- ....

    Achei que teria outra dúvida, mas por enquanto era só isso.

    Grande abraço!

    Obrigado, Corijo.
    Estou à disposição para lhe esclarecer o que precisar sobre o jogo.

    1
  • corijo
    123 mensagens MD
    avatar
    corijo10/12/18 12:26
    corijo » 10/12/18 12:26

    Sven::
    corijo::Parabéns, muito boa a sua resenha.

    Gosto muito do Euphrates & Tigres, diria que é um dos meus favoritos. Adoro a parte de guerra e revolta dele, especialmente o fato de não causarem raiva na mesa, são jogadas que não deixam quem perde triste, fazem parte da vida do jogo.

    Tenho muito interesse no Yellow, porém não joguei e pouco vi, por isso gostaria de rebater com você, caro Sven, alguns pontos para entender melhor essa obra do lorde todo poderoso, Dr. Knizia. (Gl[ria, GLÓRIA!)

    1- Templos:

    Pelo que vi, muito lhe incomodaram por tirarem a liberdade dos jogadores de perseguirem outros caminhos para a vitória, haja vista que deixar um templo de coringas na mão do adversário é perseguir a derrota. Pórem, sinto isso quando jogo o T&E e alguém domina um templo com os dois lideres, se deixar ele faz 4 ou mais pontos toda rodada e é gg a partir dai. 

    Bom, depois de tudo isso, ai vem a dúvida: no yellow esse sentimento de "tem que tirar dele ou já era" é tão mais pronunciado, agudo e alarmante assim?

    2- ....

    Achei que teria outra dúvida, mas por enquanto era só isso.

    Grande abraço!

    Obrigado, Corijo.
    Estou à disposição para lhe esclarecer o que precisar sobre o jogo.

    Ta ai no post, agora que você citou apareceu tudo, acho que deu bug na ludo.

    0
  • Sven
    1301 mensagens MD
    avatar
    Sven10/12/18 12:55
    Sven » 10/12/18 12:55

    corijo::
    Sven::
    corijo::Parabéns, muito boa a sua resenha.

    Gosto muito do Euphrates & Tigres, diria que é um dos meus favoritos. Adoro a parte de guerra e revolta dele, especialmente o fato de não causarem raiva na mesa, são jogadas que não deixam quem perde triste, fazem parte da vida do jogo.

    Tenho muito interesse no Yellow, porém não joguei e pouco vi, por isso gostaria de rebater com você, caro Sven, alguns pontos para entender melhor essa obra do lorde todo poderoso, Dr. Knizia. (Gl[ria, GLÓRIA!)

    1- Templos:

    Pelo que vi, muito lhe incomodaram por tirarem a liberdade dos jogadores de perseguirem outros caminhos para a vitória, haja vista que deixar um templo de coringas na mão do adversário é perseguir a derrota. Pórem, sinto isso quando jogo o T&E e alguém domina um templo com os dois lideres, se deixar ele faz 4 ou mais pontos toda rodada e é gg a partir dai. 

    Bom, depois de tudo isso, ai vem a dúvida: no yellow esse sentimento de "tem que tirar dele ou já era" é tão mais pronunciado, agudo e alarmante assim?

    2- ....

    Achei que teria outra dúvida, mas por enquanto era só isso.

    Grande abraço!

    Obrigado, Corijo.
    Estou à disposição para lhe esclarecer o que precisar sobre o jogo.

    Ta ai no post, agora que você citou apareceu tudo, acho que deu bug na ludo.

    Prezado Corijo,
    no Yellow & Yangtse se os templos acabaram e você deseja construir um templo é só você colocar 3 tiles da cor correspondente de um modo específico no tabuleiro que, automaticamente, você retira um templo do reino do seu coleguinha e coloca no seu. Simples assim! Sem conflito nenhum. No caso do templo amarelo, só existe 1 no jogo e ele lhe rende o ponto amarelo que é o substituto dos tesouros do Tigris & Euphrates. Se alguém constrói este templo os jogadores não podem deixa-lo muito tempo com quem o construí sob pena de perder o jogo, porque todo final de turno o jogador que possui o templo ganhará um ponto amarelo, isto é, um tesouro, que no Yellow & Yangtse não são limitados como no Tigris & Euphrates. 
    Outra alternativa seria destruir o templo retirando um dos 3 tiles de sua base. Enquanto isso não é possível no Tigris & Euphrates, no Yellow & Yangtse é possível fazer isso.
    Espero que possa tê-lo ajudado. Qualquer coisa é só perguntar.

    0
Responder
Yellow & Yangtze - Yellow & Yangtse Amarelou
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.