Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Análises
  3. Arkham Horror (2ª Edição)
  4. Arkham Horror - resenha

Arkham Horror - resenha

Arkham Horror (2ª Edição)
  • avatar
    tiagovip24/06/15 09:51
    avatar
    tiagovip
    24/06/15 09:51
    415 mensagens MD

    ARKHAM HORROR

    Da ambientação

    É um jogo inspirados nas obras de Lovecraft e de vários de seus seguidores que lidam com os chamados Cthulhu Mythos.

    https://boardgamegeek.com/camo/befd19955475f0fb6a5a32774f4e9183ab76b550/687474703a2f2f7777772e626c61636b676174652e636f6d2f77702d636f6e74656e742f75706c6f6164732f323031302f30342f637468756c6875312e6a7067



    Trata basicamente de pessoas comuns vendo-se de frente a forças terríveis, cósmicas, em que a humanidade é um pequeno e frágil incômodo. As aventuras se passam principalmente na cidade de Arkham e em suas cercanias, no ano de 1926.


    Dos personagens

    Os jogadores assumem os papéis de investigadores do oculto que, por caminhos diferentes, têm um vislumbre do perigo que ameaça à existência humana e, da maneira que podem, lutam contra tal perigo, representado por cultistas e monstros que por meios de rituais profanos almejam despertar os Grande Antigos, que dormem e aguardam no recantos do universo e de outros planos de existência. A forma que tais agentes usam para alcançar seus objetivos é abrindo portais para dar vazão aos arautos dos Grandes Antigos e destruir as barreiras do mundo, permitindo o acesso dos Grandes Antigos.


    https://cf.geekdo-static.com/images/shrinkimage.gif
    https://boardgamegeek.com/camo/b99570d3f763466b2c50158abb9e404ba77aaff3/687474703a2f2f7777772e616c656d6461696d6167696e6163616f2e636f6d2f4e6f7469636961732f706f7274616c2e6a7067



    Cada investigador tem uma história e determinadas características que o tornam único. São 4 as partes principais da ficha:

    1) As posses iniciais. Têm dois tipos - as Fixas e as Aleatórias. Assim, cada investigador pode começar a partida com Dinheiro, Pistas, Itens Mundanos, Itens Mágicos, Feitiços e Habilidades. É raro que comecem com um de cada, o normal é que comecem com 2 de algo (2 Itens Mundanos, por exemplo) e nenhum de outra coisa (Feitiços, por exemplo). Isso é para se ajustar melhor à profissão e ao pendor do investigador.


    https://boardgamegeek.com/camo/e93bc8d6f796f0def5d3bcb4020bd7482b2243cb/687474703a2f2f7374322e7465636e6f626c6f672e6e65742f77702d636f6e74656e742f75706c6f6164732f323030392f31312f4f6c64426f6f6b2e676966



    2) Capacidade especial: é um tipo de "poder" que o investigador tem e que, diferente das posses, nenhum outro terá igual. Vão desde permitir que o investigador olhe mais itens quando vai na loja comprá-los, a ter uma "mesada" ou nunca ser preso.

    3) A Sanidade e a Vigor (ou Saúde) do investigador. O padrão é que a soma entre os dois fatores dê 10 pontos; assim quem tem 7 de Sanidade terá 3 de Vigor, e dessa forma em diante. Se a Sanidade chega a 0, o investigador vai automaticamente para o Sanatório; se o Vigor chega a 0, o caminho é para o Hospital. Se ambas chegam, no mesmo momento, a 0, o investigador é "devorado" e sai do jogo.

    4) Os Atributos. São 6 divididos em pares: Velocidade e Furtividade, Luta e Força de Vontade, Conhecimento e Sorte. Existe marcadores que indicam em quanto um Atributo está em determinado momento, e os Atributos são inversamente proporcionais (p.ex.: quanto maior o valor de Luta, menor a Força de Vontade). Esses marcadores podem ser mexidos de acordo com o Foco do investigador; ou seja, num turno o jogador pode beneficiar a Velocidade em detrimento da Furtividade, e no próximo, vendo que o investigador é incapaz de enfrentar certa criatura, opta por aumentar a Furtividade, diminuindo portanto a Velocidade.

    Dos Grandes Antigos

    A cada partida os jogadores enfrentam um Grande Antigo. Ele é sorteado de forma aleatória e tem, enquanto dorme, basicamente duas ações em jogo: 1) modifica algum tipo de oponente (normalmente os Cultistas), dando-lhe novas capacidades; 2) Agindo no tabuleiro, seja tornando algumas áreas mais perigosas (como as ruas), bloqueando certas localidades, fazendo algo quando certos gatilhos ativam-se ou tornando certas ações mais difíceis (fechar portais, etc).


    https://boardgamegeek.com/camo/b3f64cb1ec6b9cb4190e58e4500fe9af8ebf32ce/687474703a2f2f706f636b65746d6f6c652e636f6d2f6f6c64736974652f63756c746973742e6a7067



    Além disso, cada Grande Antigo tem na ficha dele algumas outras informações: como agir quando ele "desperta" (ou seja, como será feito o combate contra ele) e, o principal, a Trilha da Perdição (Doom Track) que mostra quanto tempo falta para o Grande Antigo acordar. Cada portal aberto avança a Trilha em 1 ponto e há outras possibilidades no jogo para impulsionar a mesma Trilha.

    Das fases do jogo

    São 4:

    1) Manutenção: é nesta fase que os jogadores podem ajustar seus marcadores de Atributo de acordo com o que pretendem fazer nas fases seguintes, "refrescar" itens que foram exauridos, ganhar dinheiro por Profissão ou "poderes", rolar dados para ver se perdem determinados modificadores (de Benção, Maldição ou Profissão), etc;

    2) Movimento: de acordo com a Velocidade e modificadores (p.ex.: como a Moto, que dá +2 para Movimento) o investigador vai de um local a outro de Arkham e região. É nesta fase que os combates com os monstros normalmente ocorrem - se o investigador encontrar uma criatura durante o movimento, tem que ou se Esquivar dele, ou lutar com ele, e ambas as ações ocorrem já nesta fase. Um combate cessa automaticamente o movimento, mesmo que ainda houvesse pontos para serem usados. Se o investigador se esquivar, o movimento continua;

    3) Encontros. Se o investigador não parar na rua (onde não ocorrem Encontros), ele deverá estar em dois lugares: ou numa localidade em Arkham, ou em algum dos Outros Mundos, após ter passado por um portal. Cada localidade em Arkham tem uma pilha de cartas que correspondem a ela e o jogador é obrigado a ler o Encontro de sua localidade - Encontros só podem ser evitados se a localidade tiver uma função específica (p.ex.: na Loja de Curiosidades é possível trocar o Encontro pela compra de Itens Mágicos; na Igreja é possível ser Abençoado; etc). Encontros em Arkham são todos resolvidos antes dos Encontros nos Outros Mundos, mesmo que isso faça com que a ordem de jogo salte entre os participantes. Os Encontros nos Outros Mundos são diferenciados por cor - Vermelho, Amarelo, Azul e Verde - e cada Outro Mundo tem cores identificando-o e alguém ali tira cartas da pilha de Encontros no Outro Mundo até que encontre uma cor que esteja ligado ao Mundo em que está (em R'lyeh só ocorrem Encontros Vermelhos e Amarelos, os Azuis e Verdes são ignorados);


    https://cf.geekdo-static.com/images/shrinkimage.gif
    https://boardgamegeek.com/camo/6c68dfa3d92676e22a777c2e2b870f3119cbff07/687474703a2f2f696d616765732e636f6d6963626f6f6b7265736f75726365732e636f6d2f6c6974672f79756763726531772e6a7067



    4) Mythos. Aqui é pega uma carta que tem 4 efeitos: 1) Mostra onde um novo portal abrirá; 2) Quais monstros se mexerão e para aonde; 3) Onde uma Pista aparecerá; e 4) Um efeito no tabuleiro (são três tipos diferentes: a Notícia, que é um efeito instantâneo; o Ambiente, que é um efeito duradouro, que só sai quando substituído por outro Ambiente; e o Rumor, que é contínuo e só sai de jogo quando é resolvido pelos investigadores, que ganham benefícios, ou quando os investigadores falham em resolvê-lo, sofrendo efeitos ruins).

    Dos combates

    Cada criatura tem 4 valores associados a ela: a da dificuldade para ser Equivada, o do quanto afeta o teste de Força de Vontade (e quanto causa de dano na Sanidade em caso de falha), o quanto afeta o teste de Combate (e o dano que causa no caso do investigador não conseguir destruí-la) e quantos pontos de dano são necessários para destruí-la.

    Um exemplo de combate:

    Joe Diamond segue na direção de um Mi-Go e, não querendo se Esquivar dela (destruí-la rende um Item Mágico e a ganância faz Diamond enxergar vermelho), parte para a briga. A primeira ação a ser feita é um teste de Terror (o jogador soma o valor de Força de Vontade + modificadores eventuais que possa ter através de itens, Aliados e/ou Habilidades). Diamond tem um total de 3 pontos e o Mi-Go impõe um redutor de 2 pontos, em o jogador rola 1 dado e falha, perdendo 1 ponto de Sanidade. Agora é a fez de Joe bater: o jogador soma seu valor de Luta + modificadores das armas, feitiços, Aliados e/ou Habilidades, e tem um total de 8 pontos; o redutor do Mi-Go é 2 pontos, então rola-se 6 dados para obter 1 sucesso (o Mi-Go tem apenas 1 ponto de vida). Joe atropela o Mi-Go com 4 sucessos e, em outros casos, pegaria o monstro como um "troféu" (troféus de monstros são trocados no jogos por várias coisas), mas no caso do Mi-Go, ele o troca por um Item Mágico. O jogo continua.

    Os monstros também possuem Habilidades próprias (Emboscador, Furtivo, Enlouquecedor, Infinito, etc), que afetam o combate de maneiras diversas.


    https://cf.geekdo-static.com/images/shrinkimage.gif
    https://boardgamegeek.com/camo/6bd5a92cf7f727f8450c0b3f34e27b02b63b876b/687474703a2f2f706f636b65746d6f6c652e636f6d2f6f6c64736974652f73636172792e6a7067



    Da vitória

    Existem 3 maneiras de vencer:

    1) Não ter nenhum portal aberto no tabuleiro e os jogadores terem troféus de portais em número igual ou maior que o de jogadores;

    2) Selar 6 portais;

    3) Vencer o Grande Antigo em combate quando este desperta.

    A primeira eu vi acontecer uma única vez (em cerca de 100 partidas). A 3a tem um certo gosto de derrota, ainda que seja a forma mais emocionante de vencer. A 2a é a forma mais usual e, digamos, gloriosa de ganhar.

    Da derrota

    Tem basicamente uma única maneira: serem todos devorados pelo Grande Antigo após este despertar. Os gatilhos para acordá-lo são o número de portais abertos ao mesmo tempo (esse número varia de acordo com o número de jogadores), o número de monstros na cidade (quanto mais, mais a Trilha de Terror sobe e, chegando em 10, o limite "some", mas se houver o dobro de monstros que o limite anterior permitia, o Grande Antigo acorda), alguns raros efeitos em jogos e, por fim, quando a Trilha da Perdição chega ao final.

    Da visão geral

    O Arkham Horror é um jogo relativamente complexo, pois não há uma guia a ser seguida. Sabe-se que tem que selar os portais e não deixar que muitos desses abram, mas as maneiras de fazer isso e quando fazer isso, variam bastante. O investigador escolhido praticamente não limita o que o jogador pode fazer - não é porque o investigador tem um valor baixo em Luta que ele não poderá ser o tanque do jogo, tanto porque as armas são mais importantes do que o valor da Luta quanto porque existe formas diferentes de combater (com feitiços, por exemplo).

    É um jogo cooperativo, em que o oponente é o tabuleiro em si e o Grande Antigo - não há um controlador que joga contra os demais jogadores, nem um traidor (as expansões trazem essa possibilidade, mas é algo extra, não o funcionamente padrão).

    Ações coordenadas são necessárias, mas não é um relógio em que uma escolha ruim necessariamente colocará tudo a perder. A coordenação mais básica é: um ou dois investigadores se concentram em conseguir Pistas, outro em coletar itens e outro em manter os monstros em um número aceitável. Mas quem faz isso pode mudar o tempo todo.

    Os Encontros trazem várias situações tensas com as quais os investigadores têm que lidar sozinhos ou com mínima participação dos demais e dão a principal "cor" ao jogo, focando-se em descrições ricas e baseadas nas obras de terror que inspiraram o jogo. Os combates também permitem vários momentos preocupantes e divertidos.

    É bom dizer que o Arkham Horror foi somente "inspirado" nas obras, mas a preocupação principal não é a fidelidade e, sim, à jogabilidade, em criar um jogo funcional. Assim, monstros impossíveis de sequer pensar, são surrados por investigadores usando cruz e lança-chamas e eventos enlouquecedores são resolvidos com uma rolagem de Força de Vontade.

    É uma adaptação de Hollywood, não um filme cabeça romeno.

    É um jogo de longa duração - a média é de 2h a 4h - e que é melhor aproveitado com 3 a 5 jogadores, ainda que permita de jogos com 1 a 8 participantes. Também possui várias pilhas dezenas de cartas e várias de peças - o que impede que seja um jogo de grande movimentação (levando-o para onde for) ou sendo apto para eventos (já que uma partida pode durar todo o evento - ou até mesmo mais). Só o tabuleiro normal já exige uma mesa ampla para jogá-lo, com as expansões as dificuldades de espaço tornam-se constantes.

    Em termos de ambientação e qualidade gráfica é um dos melhores jogos que já vi. O funcionamento poderia ser mais ágil e o Eldritch Horror age um bom tanto nesse sentido, ainda que a duração da partida seja basicamente a mesma (em verdade, uma vez que jogo o AH quase no “automático”, uma partida de Eldritch Horror demora mais para mim do que uma de AH).

    Esta é uma visão ampla, que não discute tudo do jogo (as expansões, Aliados, etc), nem detalha o cenário, mas creio que a curiosidade pode ser útil para conquistar alguns interessados.

    Eu sou fã, então não aceitem tudo que eu digo - joguem para descobrir por si mesmos!

    Abs,

    1
    0
    10
  • Compre agora o jogo Arkham Horror (2ª Edição) na LUDOSTORE
    R$ 288,00 (no boleto)
    Visualizar OfertaVer
  • tiagovip
    415 mensagens MD
    avatar
    tiagovip24/06/15 09:52
    tiagovip » 24/06/15 09:52

    Também publicado no blogue: http://curitibaludica.com.br/2015/06/24/arkham-horror-resenha/

    0
  • tiagodeluna
    61 mensagens MD
    avatar
    tiagodeluna25/06/15 08:19
    tiagodeluna » 25/06/15 08:19

    Curti a resenha. Da "linha" de jogos baseados nos Cthulhu Mythos, o único que joguei até agora foi o Mansions of Madness e achei sensacional. Parece que há várias semelhanças com o Arkham Horror em termos de jogabilidade.

    Não era o foco da resenha, claro, mas seria legal ver um comparativo das mecânicas, nível de dificuldade e até da arte visual dos principais jogos baseados na literatura de H. P. Lovecraft.

    0
  • wilbertf
    520 mensagens MD
    avatar
    wilbertf25/06/15 09:03
    wilbertf » 25/06/15 09:03

    Colocar imagens do jogo e seus componentes por favor para ganhar um 10, nota 5.

    2
  • Mahou Shoujo
    19 mensagens MD
    avatar
    Mahou Shoujo26/06/15 00:42
    Mahou Shoujo » 26/06/15 00:42

    wilbertf::Colocar imagens do jogo e seus componentes por favor para ganhar um 10, nota 5.


    Mas foi legal ele ter escolhido colocar essas imagens ao invés... 
    Só na ficha do jogo aqui na ludopedia já tem mais de 50 imagens dos componentes... =/

    1
  • Cubas
    80 mensagens MD
    avatar
    Cubas26/06/15 15:02
    Cubas » 26/06/15 15:02

    Resenha bacana, com uma boa síntese do Arkham Horror. O primeiro jogo de tabuleiro que comprei quando voltei a jogar após tomar conhecimento dos boardgames "modernos".

    Apesar da profusão de regras e detalhes do AH, ele é mais detalhado do que necessariamente complicado. Além do tabuleiro e componentes trazerem uma imersão bem bacana ao jogo.

    1
Responder
Arkham Horror (2ª Edição) - Arkham Horror - resenha
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.