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  3. Liberdade e regulação de uso da Ludopédia

Liberdade e regulação de uso da Ludopédia

  • droxxx
    261 mensagens MD
    avatar
    droxxx26/11/18 17:18
    droxxx » 26/11/18 17:18

    A grande verdade é que a ludopédia já foi bem melhor... houve evidente crescimento dos olhos dos criadores, e agora ela caminha cada vez mais para ser uma ludostore... e apenas isso. Estou apostando forte no surgimento de um site melhor (ou igual ao que a ludopédia era antigamente, já estava de bom tamanho), e num eventual esquecimento da ludopédia. A censura aqui está muito alta, não vejo isso acontecer em nenhum outro lugar. Verdadeiramente lastimável. Estou com conteúdo para postar, mas vou fazê-lo exclusivamente no BGG, pois não faz mais sentido contribuir para essa "comunidade". Sou livre para contribuir com conteúdo (sem receber nada em retorno), mas não sou livre para criticar, ou sequer citar nomes de lojas não ligadas à "comunidade". Lamentável. E aposto que irão apagar este tópico, a exemplo de outras atitudes já tomadas nesse sentido anteriormente.

    12
  • donubran
    59 mensagens MD
    avatar
    donubran26/11/18 17:48
    donubran » 26/11/18 17:48

    Pra gente entrar nessa discussão, temos que analisar os dois lados.

    Por um lado tem a equipe da Ludopedia (quem são, onde vivem, o que comem? não sei), que dispende algum tempo em função de manutenção e melhorias gerais da plataforma.

    As formas de monetização são Ludostore, banners (Google ou próprios) e programa de afiliados (tem mais alguma?) e servem pra ajudar na manutenção da plataforma.

    Segundo os dados que foram disponibilizados no ano passado, são cerca de 350.000 acessos mensais à plataforma, e quase 3 milhões de views/mês.

    O Google paga bem? Depende. Mas 34 milhões de visualizações de anúncios por ano é algo a se considerar, principalmente por se tratar de um nicho, o que aumenta exponencialmente as chances de clique em cada banner. E, com certeza, banners que são negociados diretamente com eles são muito melhor remunerados.

    Esse ano foram uns 500 apoiadores da Ludopedia. (Sim, podia estar gastando meu tempo com outras coisas ao invés de revisitar posts e coletar dados.) Alguns pagam somente um mês, outros são assíduos apoiadores. Vai de cada um. A receita é variável, mas vem.

    Qual o volume de venda da plataforma? Sei lá. Mas eu, que acompanho leilões, sei que é razoável. Quanto é cobrado? 3% sobre volume de vendas maior que R$300 por usuário?

    Enfim, essas formas de monetização geram uma boa receita para o portal. Mas é claro que quanto mais melhor, inclusive para melhorias e um maior tempo de dedicação da equipe que tem feito esse trabalho (bem mais árduo, pelo que me parece, nesse último ano).

    E, por outro, estão os usuários. Alguns deles são geradores de conteúdo propriamente ditos, enquanto outro não. Mas é importante salientar que, mesmo os que não sejam geradores de conteúdo "profissionais", o fazem de forma indireta, já que qualquer conteúdo produzido aqui é passível de gerar tráfego, ainda mais levando em conta a relevância da plataforma no ambiente digital.

    Essa galera está gerando conteúdo gratuito para a plataforma. Alguns dos que geram conteúdo por "profissão" recebem sua contrapartida. Afinal, como seu volume de visualizações é alto, eles conseguem boas parcerias, que inclui patrocínios ou brindes. Depende de cada um.

    Porém, há os que geram conteúdo esporadicamente, seja preenchendo fichas de jogos seja alimentando tópicos ou mesmo criando listas de assuntos quaisquer.


    Então, o que a gente tira disso tudo é que esses 34 milhões de visualizações não existiriam de forma alguma se não fosse a comunidade que faz da Ludopedia o que ela é. E, ao mesmo tempo, as melhorias da equipe da Ludopedia é o que mantém esse portal vivo.

    A monetização é feita de forma agressiva? Sim, leitura de MP é uma coisa bem forte, tipo ouvir ligação da Dilma. É necessária (a monetização)? Sim, um servidor com essa quantidade de dados não se mantém sozinho, bem como o tempo de trabalho de cada envolvido.

    Eu mesmo achei a solução do luish muito boa. Afinal, quem gera conteúdo é quem traz tráfego pra plataforma. E é o tráfego que faz a plataforma ganhar em Ads (Google) e também ganhar mais usuários que, potencialmente, irão consumir na Ludostore e que, consequentemente, visualizarão mais anúncios, serão potenciais colaboradores e também, quem sabe, alimentarão a plataforma com mais conteúdo. (Em outras palavras, é assim que um fórum funciona.)

    De qualquer forma, ao se filiar à Ludopedia, você deve aceitar seus termos e condições enquanto usuário. E, uma vez aceitos, você está sujeito a eles. O jeito é continuar solicitando à administração que todos os que geram tráfego pra Ludopedia, de forma gratuita, pra que ela alcance seus 34M de views, possa postar o que quiser.

    10
  • Wladimyr
    48 mensagens MD
    avatar
    Wladimyr26/11/18 17:57
    Wladimyr » 26/11/18 17:57

    Acho que a principal questão é saber se o site pode ou não ter acesso as mensagens dos usuários. 
    Será que as mensagens trocadas através do site respeitam apenas as regras do próprio site ou estão sujeitas as proteções legais das mensagens virtuais?
    Não tenho a resposta.
    Mas apresentei a situação para um amigo do Ministério Público.

    3
  • eduardofelipe
    323 mensagens MD
    avatar
    eduardofelipe26/11/18 18:02
    eduardofelipe » 26/11/18 18:02

    rodfmadureira::Cuidado pra não ser "censurado".

    Se você for censurado é só vender algum jogo na Ludopedia que gere comissão, aí eles te desbloqueiam, é fácil!

    4
  • eduardofelipe
    323 mensagens MD
    avatar
    eduardofelipe26/11/18 18:04
    eduardofelipe » 26/11/18 18:04

    É sempre bom ler as Políticas de Uso, aposto que vocês não conhecem esse item 1.7 totalmente autoritário.

    1.7 A decisão de um moderador para apagar ou editar um post, mesmo que ele não vá contra qualquer uma das regras descritas abaixo, é considerada correta desde que aprovada pela administração.


    https://ludopedia.com.br/topico/4899/politicas-de-uso-do-forum-ludopedia

    5
  • Ronin
    656 mensagens MD
    avatar
    Ronin26/11/18 18:06
    Ronin » 26/11/18 18:06

    se a Ludopedia está monetizando tudo, inclusive (e principalmente) as negociações de compra/venda/leilão, ela é solidariamente responsável nos problemas que surgiram.

    alguém já abordou o site neste sentido?

    0
  • rmxavier92
    206 mensagens MD
    avatar
    rmxavier9226/11/18 18:08
    rmxavier92 » 26/11/18 18:08

    Wladimyr::Acho que a principal questão é saber se o site pode ou não ter acesso as mensagens dos usuários. 
    Será que as mensagens trocadas através do site respeitam apenas as regras do próprio site ou estão sujeitas as proteções legais das mensagens virtuais?
    Não tenho a resposta.
    Mas apresentei a situação para um amigo do Ministério Público.

    Eu poderia argumentar que os administradores da Ludopedia, quando leem as mensagens privadas, atentam contra direitos fundamentais previstos no art. 5º, incisos X e XII, da Constituição:


    X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação; 

    XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal; 


    Mas será que as pessoas ligam para algo tão ultrapassado como direitos fundamentais? Isso é tão século XVIII, nós já estamos no século XXI, ora pois! (estou sendo irônico!)

    Do mesmo modo como a Ludopedia se preocupou com divulgação de dados de usuários pelo fórum, como aconteceu há pouco tempo, em que deletaram as postagens que continham os dados de um usuário X, já que podiam ter de suportar condenações judiciais, devia também se importar com eventuais condenações decorrentes de violação de privacidade e de sigilo de correspondência (mensagens privadas). Só a propósito, cito também que essa violação de correspondência privada pode ser considerada crime (art. 151 do Código Penal: devassar indevidamente o conteúdo de correspondência fechada, dirigida a outrem).


    Considero errado (IMORAL) fechar uma compra pelo mercado da Ludopedia e depois ficar mandando mensagem privada para fechar a compra por fora e escapar da comissão. Se a plataforma está sendo usada para realizar o negócio, nada mais adequado do que pagar pelo serviço. Sempre paguei e continuarei a pagar quando vender algo pelo site.


    A solução para evitar a ocorrência dessas negociações por fora, por mais prejudiciais que sejam para o site e, consequentemente, para a comunidade, certamente dispensa que as mensagens privadas sejam monitoradas, ainda que por meio de algoritmo que selecione apenas aquelas que contenham termos específicos.


    Não trarei soluções, até porque não as tenho, mas a Ludopedia ficar em cima dos usuários, lendo as mensagens privadas deles, com isso não há como concordar.

    8
  • eduardofelipe
    323 mensagens MD
    avatar
    eduardofelipe26/11/18 18:25
    eduardofelipe » 26/11/18 18:25

    rmxavier92::
    Wladimyr::Acho que a principal questão é saber se o site pode ou não ter acesso as mensagens dos usuários. 
    Será que as mensagens trocadas através do site respeitam apenas as regras do próprio site ou estão sujeitas as proteções legais das mensagens virtuais?
    Não tenho a resposta.
    Mas apresentei a situação para um amigo do Ministério Público.

    Eu poderia argumentar que os administradores da Ludopedia, quando leem as mensagens privadas, atentam contra direitos fundamentais previstos no art. 5º, incisos X e XII, da Constituição:


    X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação; 

    XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal; 


    Mas será que as pessoas ligam para algo tão ultrapassado como direitos fundamentais? Isso é tão século XVIII, nós já estamos no século XXI, ora pois! (estou sendo irônico!)

    Do mesmo modo como a Ludopedia se preocupou com divulgação de dados de usuários pelo fórum, como aconteceu há pouco tempo, em que deletaram as postagens que continham os dados de um usuário X, já que podiam ter de suportar condenações judiciais, devia também se importar com eventuais condenações decorrentes de violação de privacidade e de sigilo de correspondência (mensagens privadas). Só a propósito, cito também que essa violação de correspondência privada pode ser considerada crime (art. 151 do Código Penal: devassar indevidamente o conteúdo de correspondência fechada, dirigida a outrem).


    Considero errado (IMORAL) fechar uma compra pelo mercado da Ludopedia e depois ficar mandando mensagem privada para fechar a compra por fora e escapar da comissão. Se a plataforma está sendo usada para realizar o negócio, nada mais adequado do que pagar pelo serviço. Sempre paguei e continuarei a pagar quando vender algo pelo site.


    A solução para evitar a ocorrência dessas negociações por fora, por mais prejudiciais que sejam para o site e, consequentemente, para a comunidade, certamente dispensa que as mensagens privadas sejam monitoradas, ainda que por meio de algoritmo que selecione apenas aquelas que contenham termos específicos.


    Não trarei soluções, até porque não as tenho, mas a Ludopedia ficar em cima dos usuários, lendo as mensagens privadas deles, com isso não há como concordar.



    Bom ponto, mas eles têm sua própria constituição!

    1.7 A decisão de um moderador para apagar ou editar um post, mesmo que ele não vá contra qualquer uma das regras descritas abaixo, é considerada correta desde que aprovada pela administração.

    0
  • polimeni
    224 mensagens MD
    avatar
    polimeni26/11/18 18:37
    polimeni » 26/11/18 18:37

    berrolder::Post sendo censurado em 3,2,1...

    Piada à parte, acho que a Ludo caminhou rumo à monetização a qualquer custo, isso inclui ler suas mensagens privadas. Triste!

    The Big Brother nunca foi tão real...

    O site surgiu pela paixão ao Hobby, apartir da monetização pela ludostore e obrigacao da contribuicao de vendas ele começou a se importar mais com o $ do que com conteudo e seus usuarios.
    Absurdo a leitura de mensagens privadas é a imposição arbitraria dos administradores em censura e exclusao de usuarios.
    Ludostore tem os precos mais caros do mercado, so noobs compram por lah...lucram com a desinformação dos novatos e se interessam em manter isso a qualquer custo.
    Acho justo a cobrança dos 3%, mas poderia ser feito postori ao valor do termino do leilao ou do anuncio e efetuado direto pelo comprador.
    Quem ta vendendo coloca o valor q quer receber nas vendas, quem comprar ve o valor do jogo é o valor da comissao a parte...paga cada um deles individualmente e td mundo sai feliz (o mesmo para leilao, mas mudando conforme o valores atualizados do lance). 
    Poderiam mudar a plataforma da ludostore, ao inves de cobrar comissao de vendas, cobrarem "mensalidade" pela exposição pelo site.
    O site poderia fazer comparacao de preço entre as lojas, fazer historico de preco (tipo zoom,buscape)
    Td mundo usaria essa plataforma e tds os logistas acabariam usando (qnts lojas temos no brasil?Acho q daria um bom lucro pra eles)
    Ou ainda poderiam liberar so parte desta ferramenta para usuarios ñ pagantes, e mais completa para pagantes.
    Acho q eles deram alguns passos errados, mas podem retomar a um bom caminho

    1
  • Rodrigo Alves
    190 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo Alves26/11/18 18:43
    Rodrigo Alves » 26/11/18 18:43


    Em minha modesta opinião, a Ludopedia está seguindo um caminho equivocado e isso gera um punhado de reflexos negativos. Ao invés de estimular o acesso ao seu conteúdo, produzido por usuários, e se monetizar a partir desse acesso, busca fazer dinheiro a partir de uma loja virtual própria. A riqueza da Ludopedia está em seu conteúdo e na sua fórmula aberta e não em uma loja que se quer forçar o uso.

    As incongruências não tardam a aparecer. Se quiser saber a loja em que o usuário XXXXX adquiriu uma bugiganga para um jogo, ou se quiser responder ao usuário que quis saber onde comprei a expansão do Russian Railroads, terei que fazê-lo em um tópico específico, moderado? Isso não faz sentido.


    Não me incomodo em pagar se fizer uso do sistema de comércio da Ludopedia. Mas não serei forçado a usá-lo, faça a Ludopedia o que fizer. Aliás, a Ludopedia deveria estar ocupada em propiciar mais serviços aos seus usuários e não em força-los em usar uma loja.

    Pelo visto, a concepção que está atualmente movendo a Ludopedia não beneficia o produtor de conteúdo e afasta o usuário. A médio prazo, isso não vai dar certo

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