Por Fernando da Taberna do Giba
“Nós somos filhos de Grugni; Sozinhos somos como pedras, mas unidos, levantamos como o poder de uma montanha.”
–Rei Anão Alrik em defesa de Karak Hirn

Recentemente anunciamos o lançamento de duas expansões para Warhammer: Diskwars. Hammer and Hold que fortalece a Ordem, agrupando novas unidades para o Império e Altos Elfos, e garantindo aos jogadores a habilidade de montar regimentos inteiros de Elfos da Floresta, Homens Lagarto e Anões. Em sua contraparte da Destruição, Legions of Darkness, a corrupção amedrontadora e o mal da necromancia se espalham, convocando novas unidades de Orcs e do Caos, assim como um regimento inteiro de Elfos Negros, Skavens e Cortes de Vampiros.
Hoje, começaremos no Redomanet nossa série de previews dando uma olhada nos anões de Hammer and Hold. Erguendo-se para defenderem seus karaks com machados, canhões e girocopteros, esses anões são fortes e resistentes pela sua história, possuindo alguns dos valores mais altos de vitalidade do jogo, e aptos a fazerem bom uso de suas palavras chaves Stalwart e Guard X.

Anões na Guerra!
Hammer and Hold apresenta quarto novas palavras chaves, e os anões colocam três delas em ótimo uso.
- Emplace permite um disco ser colocado em qualquer local fora das zonas de posicionamento inimigo, tão logo ele não seja colocado subjugando outro disco. Adicionalmente, se você posicionar um disco com Emplace fora de sua zona de posicionamento, ele não irá contar seu valor através do total de posicionamentos.
- Guard X é o oposto de Impact X, e uma unidade com Guard X causa X de dano para cada disco de inimigo que subjugá-lo após ter sido virado.
- Stalwart permite unidades a ativar ataques à distância ou ativar habilidade de foco mesmo enquanto subjugada. Entretanto, você não precisa ativar um disco com Stalwart quando resolver uma carta de comando, da forma que se o seu único ataque à distância for um que você prefira não usar, você não será forçado a isso.
Unindo-os em um único exército, essas palavras chaves ajudam os anões a estabelecerem seu território e defendê-lo com toda ferocidade e resolvem o que você esperaria encontrar dos mais teimosos e obstinados seres do Velho Mundo.
Sua defesa poderia iniciar com a seleção de Ancestor Statue. Essa unidade vem com Emplace, mas possui um valor de movimento de “-“, o que quer dizer que ela não poderá mais se locomover, mesmo você jogando cartas de comando ou ativando uma habilidade que de alguma forma aumentaria sua velocidade. Entretanto, com sete pontos de recrutamento, a Estatua Ancestral permanecerá firme, ocupando uma posição estratégica no campo de batalha (como um ponto de embate em uma parte do terreno), fortalecendo outros membros de seu exército.
Então você poderia somar os Karaz-a-Karak Hammerers, que possuem Guard 1, podendo ser usados para ajudar a defender o território que você clamou com sua Estatua Ancestral.
Finalmente, você somaria um Flame Cannon para segurar seus inimigos de avançarem, com seus ataques à distância. Essa mortal máquina de guerra não apenas causa fenomenais seis pontos de dano físico em cada acerto, mas também espalha dois de dano em cada disco em uma curta distância de seu alvo. Em situações favoráveis, o Canhão de Fogo pode eliminar um disco inimigo por rodada e enfraquecer um número de outros, deixando-os vulneráveis a seus outros ataques. E por ele possuir Stalwart, o canhão poderá atirar mesmo estando subjugado.
Unificando em Fúria
É tentador usarmos Thorgrim Grdgebeares em qualquer exercito Anão, ambos por ele trazer Impact X para o exército e por conta de ser mais ou menos a personificação viva do ressentimento que alimenta a sede de vingança de seu povo. Ainda assim, existem outros dois heróis Anões, e a amostra de dois regimentos mostrados abaixo utiliza-os como líderes de um exército designado para tirar grande proveito de suas máquinas de guerra.
Herói: Grombindal the White Dwarf
Unidades (Pontos de Recrutamento): Flame Cannon (9), Venerable Runesmith (6), Venerable Runesmith (6), Karak Azul Warriors(6), Karak Azul Warriors (6)
Cartas de Comando: Rune of Cleaving, Spelleater Rune


Herói: Queen Helga
Unidades (Pontos de Recrutamento): Runic Cannon (12), Master Engineer (8), Master Engineer (8), Venerable Runesmith (6)
Cartas de Comando: Grudge-born Fury, Rally
A chave para esse exército é a sinergia entre seus regimentos. Eles não mostram sua força como dois regimentos separados e sim, unificando suas forças visando atrair seus inimigos em uma posição para atacá-los repetidas vezes com suas máquinas de guerra até o momento chegar para se jogarem contra eles com o poder dos Karak Azul Warriors. Se possível, você irá manter esses guerreiros em guarda a uma curta distância da Queen Helga, para garantir a eles o swift ().
Por conta da maioria de seus Anões possuírem uma vitalidade de “5”, mesmo antes de estarem fortalecidos, eles podem geralmente suportar uma boa quantidade de dano em cada rodada, o que pode lhe dar uma vantagem na oportunidade do comando de Grombindal the White Dwarf em ataques corpo a corpo contra uma unidade inimiga chave, tentando acabar com ele usando suas habilidades de foco e o dano (ou dano de área) vindos de seu Flame Cannon antes da fase de ataque se quer começar.
Enquanto isso, seu Venerable Runesmiths executa sua dupla responsabilidade no exército Anão. Eles fortalecem unidades aliadas e permitem o uso de suas duas cartas de comando “Runicas” – Rune of Cleaving e Spelleater Rune. A Spelleater Rune particularmente é uma potente carta de comando em seu exército e pode garantir a Grombindal the White Dwarf uma boa forma de proteção antes que ele encabece no grande combate. Então, Grudge-born Fury e Rally podem ambos permitir um ótimo meio de causar mais dano antes da fase de combate iniciar.
Alternativamente, se você quiser fazer algo mais defensivo, poderia trocar o Flamme Cannon e um de seus Karak Azul Warriors por uma Ancestor Statue e Karaz-a-Karak Hammerers.
Nesse caso também, Shield Wall poderia se mostrar uma carta de comando melhor do que Rune of Cleaving, permitindo a você encontrar a primeira investida dos discos inimigos com uma Guard 1 dos Hammerers, impulsionando-os para Guard 2 emparelhado com a Shield Wall, causando outro ponto de dano com Grudge-born Fury, e então enviando Grombindal the White Dwarf na briga, apenas para remover seu token de ativação com Rally e então ativá-lo para causar outros três de dano em cada inimigo que ele subjugar ou que for tolo o bastante para escolher subjugá-lo.
Peguem seus Martelos. Defendam suas posições.
O exemplo mostrado acima apenas ilustra uma das muitas maneiras que você estará apto a usar os novos heróis Anões e unidades de Hammer and Hold.