
Quando se pensa em Quilombo dos Palmares, logo vem à mente a figura de Zumbi, um grande guerreiro e último líder do quilombo. Entretanto, ao longo de quase um século de resistência, outras grandes personalidades assumiram papéis decisivos nessa jornada de luta pela liberdade, tais como: Ganga Zumba, Acotirene, Dandara e Aqualtune.
Desde o início do desenvolvimento do jogo, minha intenção não era a de dar destaque a algum personagem específico, correndo o risco de apresentar alguma inconsistência histórica ou mesmo de sobrepor uma liderança individual à superação coletiva. As características específicas dos personagens, somadas aos traços gerais dos quilombolas, só foram incorporadas nas cartas de habilidade, as quais são adquiridas ao longo da partida.
Uma carta em especial, a que mais mininiza a sorte na rolagem do dado, costuma ser bastante cobiçada pelos jogadores. Esta foi inspirada na trajetória de uma mulher cuja biografia representa bem o significado da luta quilombola.
Aqualtune foi uma princesa congolesa que chefiava o exército do Reino do Congo. Após uma derrota para tropas portuguesas e seus aliados, foi capturada e levada à colônia brasileira, onde foi vendida. Seu destino, então, passou a ser o de uma escrava reprodutora no engenho de Porto Calvo, na Capitania de Pernambuco. Ela, porém, mesmo grávida, quando ouviu dizer que um grupo de pessoas havia fugido do seu engenho e se refugiado no alto de uma serra, também decidiu que fugiria para lá. Assim que chegou ao quilombo, contou a sua história aos demais e foi escolhida, por sua inteligência e conhecimentos militares, como uma das primeiras líderes de Palmares. Também foi, provavelmente, a mãe de Ganga Zumba e a avó de Zumbi, dois outros célebres líderes desse movimento.
A história de superação da princesa, no jogo, foi transformada na carta A Resiliência de Aqualtune, que permite ao jogador rolar o dado novamente caso tire o número 1 em uma disputa. Ou seja, após passar por um grande revés e estar na iminência de uma derrota, é possível ao jogador superar essa situação tal qual Aqualtune teve que fazer durante boa parte de sua vida.