Como cheguei a essa variante
Adquiri recentemente o IS e já se transformou no jogo que mais joguei partidas solo. Curiosamente, o modo solo não é bom. Me explico: não há desafio real no modo solo; após três ou quatro partidas você consegue exceder os 60 pontos com qualquer facção e com os bárbaros – por possuírem mais geradores de fichas de pilhagens que as outras facções –, é possível exceder os 80 pontos com muita tranquilidade.
Essa facilidade se mostra óbvia depois de algumas partidas. O adversário virtual terá ao longo das cinco rodadas 10 cartas, mais as eventuais cartas que ele destrói na fase de ataque. Mesmo que você jogue com os egípcios – pior facção no quesito geração de fichas de pilhagem – ou com os japoneses – facção mais fácil de ter construções destruídas –, o jogo transcorre de forma muito tranquila. Parece que o jogador virtual é uma forma de reduzir os seus pontos, mas nada que possa impedir sua vitória. Numa partida solo é comum acabar o jogo com mais de 14 construções, enquanto que o jogador virtual dificilmente passa das 10.
Tendo isso em mente, pensei numa variante solo para tornar o jogo mais desafiador. Infelizmente, como IS é um jogo de facções assimétricas os bárbaros acabam sempre tendo vantagem nessa variante – tanto por ter mais facilidade em destruir como por ganhar mais pontos por isso, gerando pontuações altas em cenários que as outras facções conseguem não perder e fechar o jogo com pouco mais de 40 pontos. Isso ocorre porque a variante solo incentiva a pilhagem, ponto forte dessa facção. Forneço uma “alternativa” ao final da explicação das regras* para esse desequilíbrio em favor de facções que possuem nativamente (em seu baralho de facção) mais geradores de fichas de pilhagem. Essa alternativa pode ser usada também para qualquer facção que vocÊ tenha considerado fácil de ganhar e pontuar bem.
Regras para a variante
→ O jogo transcorre com as mesmas regras do modo solo oficial com exceção dos seguintes detalhes:
1) Na Fase de Observação, antes de comprar as quatro cartas para o draft, compre DUAS cartas do baralho comum e as coloque na área do jogador virtual com a face virada para baixo (como se fossem uma fundação).
1.1) Essas cartas funcionam como construções normais, podendo ser destruídas usando duas fichas de pilhagem como no jogo solo normal.
1.2) A diferença é que elas não podem ser saqueadas, uma vez destruídas elas vão para o descarte, mas você não recebe nenhum bem por isso – obviamente, você sempre irá destruir as duas cartas que podem ser saqueadas antes de partir para as duas que não podem.
1.3) Você continua recebendo possíveis pontos por habilidades de destruição de construções suas – e.g. Patíbulos ou Assaltantes – independentemente se forem as cartas viradas para baixo ou as cartas normais vindas do draft.
2) O draft ocorre normalmente.
3) Assim, após a Fase de Observação, o jogador virtual terá QUATRO cartas, sendo duas viradas para baixo compradas direto do baralho e outras duas, como no jogo solo normal, advindas do draft com a área de espólios amostra.
4) As cartas destruídas pelo jogador virtual continuam indo para o baralho dele, ou seja, ao final de 5 rodadas, o jogador virtual tem POTENCIALMENTE, vinte cartas – 4 por turno – mais as cartas que destruiu do seu império.
* Você vai perceber que os bárbaros continuam ganhando com mais facilidade que as outras facções – talvez os romanos por armazenar fichas de pilhagem também tenham uma vantagem, mas não tenho certeza isso. Caso queira um desafio maior, compre TRÊS ao invés de DUAS cartas a mais quando já estiver ganhando e pontuando bem.