Eu comprei meu Hyperborea em uma promoção na MM, para mim, foi minha melhor aquisição. Por conta do quanto paguei e do jogo em si.
Infelizmente não joguei ele o quanto eu gostaria de ter jogado, mas vou tentar colaborar um pouco aqui nas dúvidas.
paulotoledo::Ele funciona bem em 2 jogadores?
Eu sempre joguei em 5 ou em 6. Acredito que deva funcionar muito bem, não vejo motivos para que não funcione. Na verdade, vejo vantagens, como o Downtime, por exemplo.
paulotoledo::Tem muito confronto PvP?
O confronto no Hyperborea é bem mais simples que no Scythe e comparando os dois, acredito que em Hyperborea, pelo menos por aqui, sempre acabou com mais confrontos. Mas não é algo que você consiga e queira fazer o tempo todo, principalmente por se tratar de um jogo em que você sorteia suas peças para poder usar elas para realizar suas ações. Então por mais que você queria fazer algo, as vezes com o que foi sorteado, você acaba mudando um pouco a sua jogada para melhorar algo para você. Nada te impede de esperar para completar suas ações com as jogadas que você planejou, mas conforme o jogo avança e você coleta mais cubos para realizar as ações, começa a pesar um pouco em esperar ou não.
Mas, quase que sempre, se tiver oportunidade você vai atacar alguém. No final do jogo, você pontua por inimigo derrotado e por território dominado, fora algumas outras categorias.
paulotoledo::É um jogo que tem interação entre os jogadores mesmo que não haja confronto?
A maior interação é o confronto e o choro: " Ataca ele para você ganhar este bônus, pois me atacando você não vai ganhar nada!". Existem algumas cartas de tecnologias avançadas, que quando utilizadas elas tem algum efeito aos jogadores inimigos adjacentes às suas tropas no tabuleiro.
paulotoledo::Alguns vídeos disseram que as regras não são muito claras em algumas partes, isso é fato?
Eu não tive tanto problema com as regras, cheguei a tirar algumas dúvidas no BGG, existe uma errata que é bom dar uma olhadinha também. Mas achei bem simples. O jogo é bem iconográfico.
Quanto ao AP, pode haver bastante sim. No jogo você pode realizar diversas ações que vão te dar bônus e depois usar todos estes bônus de uma vez, não existe uma ordem para serem usados. No seu turno, você faz tudo o que puder, da maneira que quiser e na ordem em que escolher. Mas você pode pensar no seu turno para agilizar o processo, uma vez que os novos cubos já foram sorteados no final do seu turno passado. Claro que a ação de outro jogador pode acabar com seu planejamento, mas, se não acabar, o seu turno já está pronto. O AP aparece mais quando as tropas vão começar a invadir o território uma das outras.
O jogo é bem versátil, podendo escolher jogar com os poderes de cada raça (cada jogador escolhe entre 2 poderes), escolher se o mapa começa aberto, escolher a quantidade de objetivos para finalizar a partida. Tudo isso faz o jogo ficar mais simples, mais rápido, como preferir.
Bom, falei apenas da pouca experiência que eu tive com ele, mas sem dúvidas, para mim, é um jogão. Gosto muito dele.
Abraços!