Tendo todas as expansões e jogado elas posso dar uma melhor avaliação sem o "parece".
Awesome level, pretty pretty e science são as melhores sem dúvida (e nessa ordem).
Todas as facções do Awesome level são boas (fantasmas e ursos exigem um ajuste no seu estilo de jogo). O steampunk é um forte diferente e as plantas são boas com quase todo mundo.
Apenas as fadas do pretty pretty são meio sem graça (porém são até fortes). É muito bom jogar de gato e é muito diferente jogar de princesas. Os pôneis são tipo os robôs (e fortes pacas).
Já o science tem duas facções meio blé (espiões e viajantes do tempo - fracos na prática) mas os metamorfos (divertidos) e macacos (fortes) são ótimos.
---------------------------
Do cuthullu... O elder things é forte demais (merece ser vitima de todos na mesa) e o miskatonic tá na medida (é forte), tanto cultistas quanto homens peixes são fracos (demais).
O munchkin tem pouca personalidade. Tesouros e monstros são chatos. Ironicamente os warriors são uma boa facção. Das outras classes, os clérigos são uma mistura de zumbi com viajante do tempo (meio termo, logo é fortinho), os magos ficam rodando a mão (preferencialmente descartando tesouros) e os ladrões são palhas. Halfling é mistura de robo com homem peixe (e funciona bem) e os orc são meio sem personalidade, assim como os clérigos e elfos (que tem a pior carta - trade).
O Monster é muito unidimensional - "coloque marcadores de força" - bem exceto pelo Lobisomem que é um pouquinho melhor que dinossauro no geral (mas tem menos cartas apelonas como augumentation e rampage) mas são muito parecidos (aumento de força e destruição de minions). As formigas querem usar os marcadores de força e falham miseravelmente na prática. Já os cientistas tem muito sucesso com eles, e são apelões. Os vampiros também se parecem de leve com o dinossauro (mas matam para conseguir força) - porém são medíocres tanto em matar quanto conseguir força (e suas cartas com sacrifício de minions são uma porcaria).
O IYF tem 5 facções no geral tudo na força do prettypretty pra cima. Tornados movem minion com 19 de 20 cartas (são ótimos, mas desbancam os piratas de vez no quesito). Os super herois são mais fortes que as princesas (mas são menos fortes do que parecem). Os dragões são trapaceiros/gnomos V2.0 - realmente perturbam o jogo e estratégias dos outros. Os gregos são apelões como poneis e zumbis. Os tubarões são bons de destruição e se beneficiam disso (Vampiros 2.0).