Post original em: http://oficinadaaventura.com.br/2015/06/07/analise-green-dragon/
Olá aventureiros,
A análise de hoje é sobre o Green Dragon, expansão ainda da Wave 1 (ainda, por que lá no EUA já estamos na wave 7 e aqui no Brasil a Devir só vende a Wave 1 por enquanto).

Como todas as expansões as criaturas vem em dois formatos, um genérico e outro com nome, mais forte e único para o jogo. Neste caso a Dragoa única é a Claugiyliamatar, uma poderosa dragoa encontrada em Faerun (Continente de Forgotten Realms).
"Essa dragoa se deleita em caçar e abater pequenos grupos armados que vagueiam pelas terras de sua influência"
Texto retirado do site Últimos Dias de Glória
Escolhendo o Green Dragon
Em termos de jogo, o Dragão verde foi a primeira expansão com um novo dragão para o D&D Attack Wing, já que só vinham dragões no Starter Set. Ele não é dos mais fortes mas oferece uma boa relação de pontos e habilidades.
Claugiyliamatar
A dragoa vem com 3 de Ataque (um ataque normal), 2 de agilidade (pode ser muito útil, principalmente contra oponentes mais fortes e com ataques penetrantes de armadura), 4 de vida e 1 de armadura, este conjunto não garante muita duração, mas por 35 pontos, está na média das demais criaturas, porém esta voa, tem 4 slots de upgrades, sendo 2 de habilidades de dragão o que lhe garante um forte ataque como seu sopro de dragão.
Como Habilidade Natural ela reduz em 1 o ataque que realizado contra ela que esteja sendo feito através do seu arco frontal, será que é feito do bafo dela
(ok, esta foi péssima), mas é um ótimo efeito de proteção, quanto mais se reduz os dados contra si, mais possibilidades de sofrer dano. Um exemplo: Vamos supor que Balagos a atacasse com seu sofro de fogo, seriam 5 dados de ataque, com esta redução, ficam 4, com os 2 de agilidade ela se defenderia com 2, podendo ainda contar com a ação de Dodge; bem melhor do que rolar 2 de agilidade contar os 5 dados diretos.
Dragão verde padrão
O dragão verde padrão vem como única alteração nas habilidade o 3 de vida, ao invés de 4, não chega a ser uma diferença tão grande, mas valem os pontos que reduz, custando apenas 27 pontos de legião para se ter um dragão ao seu lado. Ele vem com apenas 2 slots, é pouco, mas as vezes para completar a sua legião pode compensar.
Upgrades
Habilidades de Dragão
- Poison Breath - Sopro de dragão em cone com range 3, penetrante de armadura;
- Toxic Affliction - Causa em um alvo que tenha sofrido dano do Poison Breath, um efeito de 2 turnos onde reduz e 1 o ataque e a agilidade. Ótima combinação;
- Derision - Causa em uma criatura de nível menor do que o seu, em um range de até 2 uma token de exaustão;
Magias Arcanas
- Proteção contra Energia - Você escolhe um tipo de energia quando lança a magia e poderá cancelar um resultado de dano daquele tipo de energia, normal ou crítico, dura 3 rodadas.
- Ice Storm - Coloca um Burst Token até 3 de alcance, naquele local você joga 2 dados de ataque contra as criaturas em terra ou ar, com até range 1 do token, sem jogadas de defesa e é um ataque penetrante de armadura.
- Invisibility - Não receber efeitos de nenhum token por parte do adversário, pode usar Feint Action gratuitamente e joga +2 dados de agilidade quando atacado. Se atacar o efeito encerra no final do turno.
Resumo
Achei uma criatura bem bacana, para quem está começando é uma ótima aquisição, tem um custo relativamente baixo e bons upgrades que podem ser usados com outras criaturas se desejar. Se bem combinado, até mesmo com o que já vem na expansão dá para fazer um dragão com um bom conjunto para defesa e um ataque razoável, e ao mesmo efetivo.
http://build.dndaw.com/link/NDAxOjQwMzo0MDQ6NDA2OjQwOQ%3D%3D