Este é um cenário que aguardei com muita expectativa no TIDE OF IRON. Tinha esperança que a FFG ou a 1AGAMES o lançasse pois sempre imaginei que ele era PERFEITO para ser representado pela escala do TOI.
Foi um evento histórico da 2ª guerra mundial e serviu para mostrar ao mundo a tenacidade dos soldados soviéticos (ou algo parecido já que muito deles eram forçados a lutar ou morriam pelas balas de seus próprios oficiais).
Este cenário foi criado por um FÃ, não foi feito nem pela FFG nem pela 1AGAMES, motivo pelo qual ele se passa nos mapas do TOI (verdinhos) e não nos mapas da expansão STALINGRAD (como deveria ser). Provavelmente este fã dispunha apenas do TOI e da expansão Fury of the Bear.
A 1AGAMES chegou a pedir autorização para este fã para fazer alterações no cenário, mas ele não concordou. Não sei se foi birra ou algo do gênero, acredito que seja pelo fato do cenário ter sido testado bastante (quem jogou, curtiu). Particularmente eu preferia que este cenário "migrasse" para os mapas da expansão Stalingrad, que permitiriam ainda mais realismo nos combates pois possuem regras que permitem posicionar soldados em diferentes elevações nos prédios, mas alguns podem alegar que seria muito preciosismo.
Sem mais delongas, vamos ao que interessa: PAU!













Por "abrir mão" entendam "abrir caminho", devia estar cochilando quando escrevi este texto!








CONCLUSÃO
"... agora uma guarnição [soviética] melhor armada e com um total de 25 homens, eles cercaram a construção com arame farpado e minas terrestres, montando as metralhadoras e demais armas pesadas nas janelas do prédio...
... Os atacantes [alemães] tentavam tomar o prédio várias vezes por dia e cada vez que os soldados e os tanques tentavam cruzar a praça e se aproximar da construção, ficavam sob o fogo pesado dos homens de Pavlov, entrincheirados no porão, no telhado e nas janelas do edifício. Deixando na praça dezenas de corpos e armas destruídas..." [Pavlov House - Wikipédia]
O texto acima poderia muito bem resumir minha conclusão em cima do que foi este combate: Simulação muito bacana! Realmente o tal sargento Yakov Pavlov mostrou porque o prédio dele mereceu seu nome. Ele montou quase uma fortaleza!
Taticamente o cenário ficou muito balanceado. A quantidade de obstáculos ao redor do prédio aliado a uma boa ocupação do local permite aos russos atrasar bastante o avanço alemão. As anti-tanques e as metralhadoras soviéticas se mostraram armas eficazes para manter os alemães a distância (a despeito da péssima pontaria russa - as MGs serviram para impor respeito e atrasar o avanço alemão, que só se deu efetivamente na 5ª rodada).
A coisa não é fácil para os alemães. Eles possuem ótimas armas, porém todas voltadas para supressão, algo que os russos estavam preparados. As cartas de operação Inspiration Leadership e No Surrender, aliado ao deck de Moral praticamente "blinda" os soviéticos contra abalo moral. Só que os alemães tem um ótimo trunfo nas mãos: Se os russos colocarem suas unidades em OP FIRE (algo comum a quem está se defendendo), suas unidades podem ser atingidas por fogo de supressão e consequentemente serão FATIGADAS, permitindo o avanço inimigo.
PAVLOV HOUSE é um cenário muito desafiador, pequeno e rápido (5 rodadas) e pode muito bem ser simulado com tropas AMERICANAS substituindo tropas russas uma vez que nenhuma especialização de expansão é usada no combate. RECOMENDO!