Das profundezas do espaço, uma antiga nave se move lentamente em direção a o Império da Humanidade; um Space Hulk. Dentro Milhares de Genestealers lentamente acordam da hibernação, os Space Manires precisam se mover em apertados corredores para exterminar a ameaça alienígena.

Uma Breve historia de como conheci os jogos de tabuleiro modernos.
Acho que diferente da maioria dos jogadores e colecionadores de jogos de Tabuleiro que normalmente são iniciados a jogos tradicionais e depois migram para outros tipos de colecionismo como Wargames e Skirmish de miniaturas eu por uma obra do destinho primeiro conheci os jogos de miniaturas da Games Workshop, eu era apaixonado pelos filmes de Senhor dos Anéis em e minhas buscas para absorver o máximo que tinha de informação na internet acabei encontrando a linha de Miniaturas e Wargame da GW e seu lindo site cheio de miniaturas pintadas, por ele encontrei conheci o universo Warhammer Fantasy e o 40k e assim começou minha historia com jogos de tabuleiro.
Space Hulk a lenda.
Encontrei alguns foruns de jogadores das linhas da GW e algumas comunidades no finado Orkut e todo mundo só falava no Space Hulk 3º edição, as pessoas postavam fotos das miniaturas pintadas, mapas em 3D, todo tipo de customização e até um RPG para jogar com as minis, existia discussões sobre estrategias, regras, lore e aquilo era muito maravilhoso principalmente para alguém que tinha acabado de conhecer esse novo mundo, infelizmente para mim na época era algo inacessível e eu me contentava com uma versão home made que fiz e com alguns jogos digitais que acabei encontrando nos grupos.
O dia chegou.
Quase 8 anos depois de conhecer tive a oportunidade de comprar um usado (Obrigado Ludopedia por proporcionar esse ambiente para amentes e colecionadores.) e quando peguei pela primeira vez confesso que senti uma grande emoção, parecia realmente uma conquista e mesmo achando que esse hype que guardei durante tanto tempo nunca poderia ser suprindo não me decepcionei.
Chega de Bla bla bla e vamos e Análise.
Space Hulk é um jogo para 2 jogadores que controlam forças opostas nos corredores estreitos do Sin of Damnation, um jogador controla os Space Marines do Capítulo dos Blood Angels que depois de um grande desastre 600 anos antes em outro Space Hulk precisam se provar nessa assalto, e do lado oposto Genestealers um flagelo de outra galaxia que consome tudo ao seu caminho e tem um poder de adaptação genética absurda. Os Space Marines tem um grande poder de fogo alem das armaduras Terminator que oferecem proteção e sustentam a vida dos Marines, nos corredores estreitos os marines tem uma grande desvantagem na mobilidade, do outro lado o Genestealers estão totalmente adaptados ao ambiente são maquinas de matar rápidos e silenciosos equipados com garras e dentes capazes de rasgar até a mais poderosa armadura, são predadores infalíveis.

Space Hulk é um jogo que engana...
Mas no bom sentido, em um primeiro momento quando pegamos a caixa enorme e pesada, já vem na cabeça um jogo muito pesado cheio de regras e exceções assim como todo bom Ameritrash, mas é o completo oposto o jogo é incrivelmente simples muito fácil de ensinar, as tabelas de referencia de cada Marine são pequenas fáceis de decorar com exceção ao Bibliotecário, a própria miniatura de cada um já diz tudo o que ele pode fazer, se a mini carrega uma espada ele usa a espada, se carrega um lança chamas ele usa esse lança chamas, se ele carrega um escudo provavelmente ele tem um efeito defensivo e por ai vai, em poucas partidas vc já vai ter decorado pelo menos as 2 principais formações.

Em resumo os jogadores precisam controlar seus Actions Points, cada Space Marine tem 4 e cada Blip e Genestealers 6, os APs servem para andar, abri e fechar portas, realizar disparos e ataques físicos e colocar a unidade em modos de prontidão como o Overwatch e Defensivo, obviamente existem diferenças entre as facções, os marines como são mais pesados gastão 2 AP para andar para traz e não podem andar para o lado, alem de precisar gastar pontos para virar e só os marines conseguem ficar em modo de prontidão, o jogador dos Marines tem um tempo determinado por uma ampulheta para realizar as ações que equivale a 3mim, e toda turno ele sorteia Pontos de Comando, os PCs são usados como os APs para as unidades basicamente são pontos extras no turno, já o jogador Genestealer trabalha com Blips que são sorteados previamente e colocados nos pontos de entrada no mapa, os Blips seriam as informações nos radares dos Marines e escondem pela conveniência do jogador ou pela visão de um Marine a quantidade de criaturas esta se movendo no local.

O combate é resolvido em uma rolagem de dados, levando em consideração a arma mais comum que é a Bolter sempre é rolado 2 dados o primeiro disparo precisa de um 6 para vitimar o oponente a partir do segundo disparo ao mesmo inimigo pela característica da arma 5 ou 6 é o suficiente, outras armas tem características diferentes, o Fuzil mata no primeiro disparo com 5 ou 6 e a partir do segundo com 4 ou + e tem a munição limitada, o Lança Chamas coloca um marcador de incêndio no mapa que vitimiza a partir de um teste quem passar pelas chamas. Os Genestealers não possuem disparos mas são extremamente mortais no combate corpo a corpo, quando as figuras estão adjacentes pode se iniciar o combate corpo a corpo, os Aliens sempre rolam 3 dados e os Marines com Power Fist(equipamento mais comum) rolam 1 dado, quem tirar o maior valor vence o combate.

Existe uma grande controversa em torno do combate muita gente diz que o jogo pende para os Genestealers, já outros dizem que os Marines tem vantagem e principalmente que a questão sorte no combate deixa o jogo muito desbalanceado. Pessoalmente eu gosto do sistema de combate acho que o fator aleatório traz uma tensão unica, mas sim dependendo de quão sortudo for o jogador principalmente se tiver jogando com os Space Marine os Genestealers não vão ter chances.
E minha maior critica é não existe o mesmo nível estratégico entre as facções, existe muito mais opção para os Marines que alem de terem mais armas precisam se preocupar com o posicionamento e com o tempo, jogar com os aliens se resume basicamente a escolher o melhor front de ataque e a hora de revelar os blips, isso pode ser bem problemático e sempre é recomendado jogar 2 vezes a mesma missão alternando os papeis para os 2 terem o mesmo gosto no fim da partida.
Show de componentes.
Space Hulk é um evento na mesa ele realmente chama a atenção, cada componente tem um cuidado de produção absolutamente fora do comum, os Tiles tem uma gramatura em uma padrão que eu nunca vi nada igual alem de um brilho espetacular, a arte é opressora e realmente parece os corredores de uma nave que estava desaparecida a milênios, todos os marcadores seguem o mesmo padrão dos Tiles tem uma ótima gramatura e parecem que nunca vão descascar ou dobrar e as miniaturas são obviamente o padrão GW poucas empresas no mundo conseguem chegar perto da qualidade deles, minhas minis mesmo sem pintar já são maravilhosas com um nível de detalhes únicos, como comprei usado algumas minis vieram com as peças soltas mas não foi muito difícil colar um pouco de super cola é o suficiente. Com toda certeza é aquele tipo de jogo que vai parar gente para ver a jogatina.

Conclusão.
Obviamente tem muita nostalgia nessa analise, mas é muito difícil desassociar minha historia com o jogo da minha critica. O que posso dizer é se você tem problema com sorte em rolagens de dado passa longe da criança ele pode se tornar um problema muito rápido, também é difícil indicar ele a GW não parece muito afim de fazer uma nova edição e os valores praticados mesmo para um usado é bem alto, mas quem quer muito conhecer e jogar ele não é um jogo muito difícil de fazer uma versão caseira, eu mesmo joguei anos com mapas desenhados na cartolina e usando tampa de garrafa pet para representar os marines. Space Hulk é o jogo que eu pego todos os dias em minha prateleira apenas para ver as minis, tanto que estou seriamente pensando em pagar um profissional para pintar e deixar elas em um expositor em minha sala.