Por Fernando da Taberna do Giba
Em 23 de maio de 2014, a Hurrican irá lançar outro jogo com um tema em torno de acontecimentos históricos, mas desta vez os designers são Bruno Cathala e Ludovic Maublanc e o jogo em questão é Madame Ching. No início do século XIX, Ching Shih foi uma capitã pirata que "comandou mais de 300 embarcações tripuladas por 20.000 a 40.000 piratas" no mar da China. Segundo a Wikipedia, "Ela desafiou os impérios da época, como o britânico, Português e a dinastia Qing. Invicta, ela se tornaria uma das mais fortes piratas da China e da Ásia e um dos piratas mais poderosos da história do mundo. Ela também foi um dos poucos capitães pirata a aposentar-se da pirataria."

Madame Ching é um jogo de administração de cartas em que 2-4 jogadores tentam montar viagens que levam seus navios ao longe, possivelmente até Hong Kong.
No jogo, você e seus companheiros marinheiros navegam suas embarcações em expedições para impressionar a Madame Ching, ganhando novas habilidades ao viajar e possivelmente, ganhando o direito de comandar seu navio, a Pérola de China.

O tabuleiro do jogo apresenta cartas de navegação no topo — com 2-4 sendo baixados em cada rodada, com base no número de jogadores — tiles de missão na parte inferior, e cartas de habilidade acima. Oceano e ilhas ocupam a maioria do tabuleiro, e durante o jogo você vai navegar do oeste para leste baseado nas cartas de navegação que você jogar, idealmente viajando ao extremo sudoeste.
Cada jogador começa o jogo com quatro cartas de navegação na mão, e no início de uma rodada cada jogador revela simultaneamente uma destas cartas. (Em um jogo de dois jogadores, jogadores jogam e revelam duas cartas). Quem jogar a carta com o valor mais alto é o primeiro na rodada. Se a carta dele é maior do que a maioria recentemente jogada na expedição atual, ele adiciona esta carta para sua expedição e veleja um espaço ao Leste (se a carta é da mesma cor que um desses já na sua expedição) ou sudeste um espaço (se a carta for diferente na cor de suas cartas anteriormente jogadas).

Madame Ching, Hurrican, 2014 — exemplos de cartas de navegação
Se esta carta não for a com maior numeração, então o jogador deve acabar sua rodada e marcar os pontos de sua expedição atual, e então começar uma nova rodada com esta carta, colocando seu barco no espaço #1 no canto superior esquerdo do tabuleiro. Na pontuação, ela compara o valor do espaço que ela tinha chegado com o tile de missão em exposição, pegando um desses tiles que esteja mais próxima deste valor. (Se você estiver no espaço #24, pegue um tile de missão #23; se estas foram reivindicadas, pegue um de #19; e assim por diante). Cada tile de missão dá aos jogadores moedas, jóias ou cartas de encontros.
Madame Ching, Hurrican, 2014 — exemplos de cartas de navegação
Seja o primeiro a chegar e saquear Hong Kong no canto sudeste e marque um bônus de 10 pontos. Se você chegar ao fim do mundo — ou seja, a borda direita do tabuleiro — você deve terminar a sua expedição e iniciar outra. Depois que um jogador se mover e, opcionalmente, jogar uma carta de encontro, ele recebe uma nova carta de navegação, com uma sendo virada para baixo e o resto viradas para cima.
Madame Ching, Hurrican, 2014 — Exemplos de Tiles de Missão
Além de pegar um tile de missão, você possivelmente pode obter uma carta de habilidade. Muitos tiles de navegação apresentam um dos quatro ícones de habilidade, e se você tiver três ícones correspondentes em uma expedição concluída, você ganha a apropriada carta de habilidade. Cada carta de habilidade tem um poder diferente que você pode usar uma vez durante um jogo, tais como aumentar o tamanho da sua mão em um, inserir uma carta adicional em uma expedição em curso, ou somar seis ao valor de uma expedição para que você possa reivindicar um tile de maior.
Se você tiver todos os quatro ícones de habilidade, você pode reivindicar uma carta de habilidade Coringa; esta carta não fornece nenhum poder especial, mas torna mais fácil completar um conjunto de quatro cartas de habilidade diferentes. O primeiro jogador a fazer isso desembarca uma posição na China Pearl (valendo cinco pontos) e encerra o jogo uma vez que a rodada acabe. Alternativamente, o jogo termina quando o ultimo tile de missão for pego.
Madame Ching, Hurrican, 2014 — amostras de cartas de encontro
Jogadores ganham cartas de encontro ao completar missões, ao não tomar uma missão ou habilidades após o fim da expedição, ou passando certos limiares no tabuleiro de jogo (com um jogador precisando jogar montes de cartas de apenas uma ou duas cores para alcançar estas). Um jogador pode jogar apenas uma carta de expedição na rodada, e eles fazem várias coisas: deixam você roubar uma joia de outro jogador, aumentam o valor de um tipo de joia que você possua, retira um ícone de uma habilidade de expedição atual de cada oponente, reutilize cartas de habilidade e assim por diante.
Quando o jogo termina, os jogadores computam seus pontos de cartas de habilidade, cartas de encontro, Hong Kong, a China Pearl e o ouro e pedras preciosas que detêm, com cada gema valendo 2-4 pontos. Quem tiver mais pontos ganha.