Está absolutamente tudo no manual.
Pode escolher a raça que quer jogar sim, mesmo que exclua os anões do base. Está na segunda página do manual: "Você pode usá-las ao invés das raças básicas em partidas de até 4 jogadores ou para adicionar mais de 4 jogadores ao seu jogo"
Os upgrades (classes) estão especificados no manual também. Em cada raça mostra no fim da página quais classes ela pode ser, então se disser que pode ser guerreiro ou qualquer outra, pode.
O rei te dá a colocação de graça. Ou seja: você não vai gastar ação para colocar o meeple do Rei em alguma carta de reino já em jogo. Te economiza essa ação. Então se você possui um monstro em reino, precisa de 5 meeples para derrotá-lo, você pode gastar 4 ações para colocar 4 meeples de anões que não seja o Rei naquela carta e ainda colocar o rei, pois é ação livre, ou seja, você não vai consumir sua ação para isso. Você, na fase de resolução, derrotaria o monstro logo de cara.
Diz isso no manual sobre o Rei: "Alocar o rei em uma carta de reinado é considerado uma ação livre". Tá na página 6 do manual.
Uma coisa interessante a se falar é que existe uma diferença entre promover e comprar. Se diz que você pode promover um anão a um guardião, por exemplo, você vai substituir um meeple de anão seu que não esteja em alguma carta de reinado pelo meeple referente ao guardião.
Se disser que você compra, como no caso dos Elfos, que podem comprar o Dragão, você adiciona o meeple do dragão sem substituir nenhum seu.
É isso.
Abraços!