O título original do artigo era "Pontuação máxima possível de se obter". Foi editado pela moderação... e ficou assim.
Estava domingo analisando o jogo THE CASTLES OF BURGUNDY: THE CARD GAME (estava mais interessante do que o jogo do Brasil) e acabei por me fazer a seguinte pergunta: qual seria a maior pontuação possível de ser alcançada neste cardgame caso alguém fizesse o jogo perfeito? Eis o que descobri.

Para que essa pontuação mítica pudesse ser alcançada três fatores astronomicamente improváveis teriam que ser conseguidos ao longo do jogo.
1) Que todas as cartas fechadas compradas para a minha mão a cada rodada (seis cartas) fossem imediatamente úteis para a compra das cartas disponíveis da área de jogo, independentemente do número de jogadores comportados pelo jogo (1-4), de modo que eu não precisasse me preocupar em ter cartas de trabalhadores para modificar as minhas próprias jogadas.
2) Que eu pudesse realizar exatamente a sequência de compra e de ativação de cartas - que descreverei mais adiante - rodada a rodada (o jogo tem 5 rodadas). Contando é claro que toda vez as cartas certas e necessárias aparecessem na ordem exata para a compra na área do jogo nas rodadas específicas, e que nenhum dos meus adversários se interessassem por elas.
3) Que os meus adversários fossem estúpidos e néscios além do imaginável, e não bloqueassem minha estratégia em qualquer momento. Aliás, eles teriam até mesmo que tomarem cuidado para não estragar sem querer a minha estratégia, tomando para isso ações quase sempre ruins, como gastando uma carta para comprar uma prata, por exemplo, etc.
Eu não vou explicar aqui todas as regras do jogo. Tornaria essa análise mais longa do que já é. Mas basicamente as cartas do jogo são numeradas de 1 a 6, como se fossem as faces de um hexaedro, e tendo esses valores em mão você pode comprar cartas para sua área de projeto e depois ativar as mesmas colocando-as em seu feudo, utilizando exatamente o mesmo valor numérico compreendido entre 1 e 6. Esses valores podem ser modificados em + ou - 1 por carta de trabalhador utilizada para isso.
Vamos a sequência, primeiro postando a foto e depois fazendo a descrição. Lembrando apenas que começando o jogo sendo o primeiro jogador terei na minha área de estoque/armazém: um tipo de animal aleatório (no caso uma ovelha), uma peça de prata e uma mercadoria de cor aleatória (no caso a de fundo mais escuro). Eu começo sem nenhum trabalhador, acho que não vou precisar deles nessa partida...

Vamos a descrição do que aconteceu em cada rodada:
Primeira rodada. Encontro exatamente 3 castelos para compra na área de jogo. Ninguém mais se interessa por eles. Faço a seguinte sequência: compro um castelo e o coloco na minha área de projetos com a primeira carta que utilizo. Com a segunda carta jogada eu o ativo e o coloco no meu domínio, com o poder do castelo ativado compro imediatamente outro castelo e procedo assim até formar a primeira trinca do jogo ainda na rodada A apenas com castelos (eu coleto o bônus de 1 por ser o primeiro jogador a formar uma trinca com castelos). Como bônus de rodada escolho coletar 3 pontos de vitória. Com o poder da minha última carta de castelo ativada eu compro uma carta de igreja. Com as duas outras ações que faltam na rodada (cartas 5 e 6 da minha mão) eu compro ainda outras duas cartas de igreja que inacreditavelmente ainda estavam disponíveis para compra (sim todas as cartas necessárias estavam ali presentes e ninguém se interessou por elas).
Segunda Rodada. Com as 3 cartas de igreja na minha área de projetos da rodada anterior eu gasto as minhas 3 primeiras cartas de ação da minha mão para ativá-las e formar a segunda trinca do jogo (lembrando de coletar o bônus por ser o primeiro a formar uma nova trinca de cartas da mesma cor sempre), eu escolho coletar como bônus de rodada duas mercadorias da mesma cor da minha mercadoria aleatória inicial que estavam disponíveis para a compra sem que houvesse outra cor por cima atrapalhando. Muito bom. O poder ativado de cada carta de igreja permitiu que eu comprasse e fosse colocando uma carta de mina de prata de cada vez na minha área de projetos (ninguém se preocupou com elas). Agora tenho 3 minas e ainda tenho mais 3 cartas de ação para jogar. Jogo as cartas restantes da rodada e ativo as cartas de mina de prata e produzo duas pratas com cada uma. Como uma nova trinca é formada ainda na segunda rodada coleto um novo bônus: escolho coletar 3 pratas dessa vez. Totalizando 9 pratas ao todo apenas nessa rodada, sem contar a prata com que iniciei o jogo.
Terceira Rodada. Dessa vez não tenho nenhuma carta de projeto já preparada da rodada anterior, vou ter que gastar minhas 6 cartas de ação para comprar cartas de uma mesma cor e ativar uma a uma para formar uma trinca nessa rodada também. Felizmente eu encontrei 3 cartas azuis de comércio disponíveis para compra, enquanto meus adversários estão perseguindo outras estratégias vitoriosas com afinco. Eu compro as cartas e as ativo formando nova trinca, eu coleto as mercadorias todas da mesma cor, que meus adversários foram gentis o suficiente em desbloquear para mim na ordem certa que eu estava precisando para que minha estratégia funcionasse (agora tenho 6 cartas de mercadoria da mesma cor, ou seja, todas em jogo). Como bônus da trinca eu coleto duas novas pratas (as recompensas vão diminuindo a cada rodada como podem ver na foto). Felizmente até agora, eu sempre sou o primeiro a formar uma trinca de uma nova cor e por isso vou coletando os pontos extras que cada trinca dá (1 ponto).
Quarta Rodada. Minha fazenda só tem um tipo de animal até agora, e eu preciso dos 4 tipos diferentes para receber os quatro pontos que quatro animais oferecem na pontuação final. Novamente a sorte me sorri e eu consigo utilizar as seis cartas de ação de que disponho e compro 3 cartas verdes claras de pastagem que calharam aparecer. Eu ativo seus poderes formando uma nova trinca e consigo comprar com uma boa dose de sorte os animais faltantes que eu necessitava (uma vaca, uma galinha e um porco). Como bônus de rodada eu compro 2 novas pratas. Também sou o primeiro a formar essa trinca (pego o bônus da trinca de pastos).
Quinta Rodada. Três monastérios que oferecem a maior pontuação individual do jogo aparecem na hora derradeira para a compra, e meus adversários mais preocupados em seguir suas estratégias sagazes do que me prejudicar permitem que eu os compre todos. Formo a sexta trinca do jogo de cor diferente! Em outras situações os monastérios são usados como coringas, utilizados para formar trincas de qualquer cor, mas a essa altura eles só interessaram mesmo pela pontuação que podem fornecer. Como bônus de rodada eu coleto uma mísera prata.
Balanço geral: Acabaram todas as minhas cartas de ação da Rodada E. Parece que há nada mais que eu possa fazer. Mais eis que eu me dou conta que acumulei um total de 15 pratas desde o início do jogo. Ainda não acabou! Eu posso vender essas pratas e conseguir cartas novas. Trocando 3 pratas eu compro outras três cartas e posso escolher uma para usar como carta de ação ou para colocá-la em meus projetos.
Vendendo as mercadorias: Primeiro eu aproveito para utilizar uma das cartas de ação que eu consegui (trocando 3 pratas por ela e ficando com 12 pratas agora) para vender as 6 mercadorias que acumulei da mesma cor. Fazendo isso eu consigo 6 novas pratas e transformo as mercadorias vendidas em 6 pontos de vitória.
Cartas Amarelas: Agora com essa venda de mercadorias tenho 18 pratas o que significa que posso conseguir 6 novas cartas vendendo cada uma delas. Ainda preciso conseguir aquelas cartas amarelas para formar a sétima trinca de cartas. Eu vou comprando as cartas e para a minha alegria total eu consigo comprar exatamente 3 cartas amarelas e melhor ainda consigo ativá-las com os números exatos necessários para tanto, ganhado 6 trabalhadores no total. Assim eu formo a última e sétima trinca de cor diferente do jogo (algo que eu julgava impossível a princípio). Por ter conseguido colocar as setes cores diferentes em jogo sou capaz de coletar o bônus por as sete. Jogando com 4 ou 3 jogadores esse bônus é de 4 pontos; com 2 jogadores ou solo a carta fornece 3 pontos.

Eis como fica a configuração alcançada com todas as sete cores de cartas e a sequência exata de cada uma, em cada rodada. Notem que eu fiquei com seis trabalhadores sobrando e uma prata ou sétimo trabalhador adicional como bônus por ter formado essa última trinca de cartas amarelas (escolho ficar com uma prata). Infelizmente eu não terei uma última carta de ação para vender esses trabalhadores e ganhar dois pontos de vitória com eles (3 trabalhadores ou 3 pratas vendidas dão um ponto de vitória). Eles ficarão como critério de desempate caso eu precise deles 

Vamos a soma total dos pontos alcançados com essa sequência:

Vemos que somamos:
1) Em uma partida de 3-4 jogadores: 52 pontos! (não vamos esquecer da carta de primeiro jogador, que dá um ponto e que conseguimos manter).
2) Em uma partida de 2 jogadores: 51 pontos! (a carta de bônus por todas as sete cartas é de 3 pontos, ou seja, um ponto a menos no total geral).
3) Em uma partida solo: 50 pontos! (não há o bônus da carta de primeiro jogador e a carta de todas as sete dá 3 pontos).
Então, é isso senhores. Acredito que essa seja a sequência perfeita que mais dá pontos nesse jogo. Simplesmente não consigo divisar nenhuma outra combinatória que produza mais pontos (pode ser que haja alguma). Obviamente esse é apenas um exercício combinatório. Ninguém jamais poderia ter a esperança de realizar exatamente essa jogada num jogo contra qualquer adversário real. De todo modo isso serviu para mostrar para mim um pouco de como deve funcionar a cabeça de um designer de jogos como o Feld. Foi realmente surpreendente descobrir que o jogo permite formar todas as trincas de todas as sete cores de cartas, algo que a primeira vista parece impossível. É como se essa possibilidade já estivesse colocada lá, de propósito, desde o início da formulação do próprio jogo, formando assim um todo coeso e matematicamente fechado. Um sistema. Um programa de computador escrito com cartas.
Alguém aí conseguiria divisar uma pontuação legítima maior, explicando passo a passo como consegui-la?
Abraços.