Rodrigo Zocrato::Ovatsug Rednal::eu não acho um problema acharem igual blood rage.
na real, lendo o manual é exatamente a mesma coisa. mesma quantidade de turnos, pilhagem, monstros que compra com cartas, etc... não é bobo quem acha que tem o mesmo feeling, pq é sim o mesmo jogo repaginado.
porém, jogando a sensação é bem diferente de blood rage mesmo com as regras sendo praticamente idênticas.
Regras identicas? Acho que estou jogando errado um dos dois então.
Por serem do mesmo designer podem ter um "feeling" parecido, a assinatura do autor por assim dizer, que tem preferências por determinadas mecânicas ou interações. Mas dizer que são a mesma coisa é forçar a barra. É querer justificar não precisar ter um por já ter o outro.
eu já joguei rising sun e como disse, o feeling é bem diferente. mas antes de jogar, eu fui encarregado de ler o manual e vamos lá:
jogo dividido em 3 rodadas - Rising sun ok - Blood Rage ok
exército dividido em "miniatura de líder e miniaturas de soldado" - Rising Sun ok - Blood Rage ok.
Mapa com vários territórios onde como ação vc deve descer miniaturas, ou andar com miniaturas, ou pilhar a região em que tem a maior força - Rising Sun Ok - BLood Rage ok (no rising sun não chama de pilhagem mas o efeito é o mesmo).
Sistema de compra de cartas que fazem combinhos, melhoram suas miniaturas ou te dão monstros - Rising Sun ok - Blood Rage ok (rising sun tem um sistema de carta aberta que depois você compra e Blood Rage tem esquema de draft, mas a função das cartas é praticamente a mesma, mesmo que o modo de aquisição seja diferente).
Sistema de combate em que cada miniatura vale 1 ponto, salvo evolução de alguma carta e quem tiver maioria de força leva o terreno - Rising Sun ok - Blood Rage ok (diferença básica, Blood Rage você pode jogar cartas que alteram um pouco o resultado antes de somar força e Rising Sun faz a mesma coisa com um BID escondido ao invés de jogar cartas. mas na prática, mais uma vez, os efeitos são os mesmos).
Rising Sun tem um esquema de negociação "formal", mas apesar das regras novas, em qualquer jogo de conquista de território sempre rola informalmente "não me bate aqui que não te bato ali". então só criou umas regras (bacanas inclusive) pra algo que já acontecia em BLood Rage.
Upgrade de tropas tem nos dois. Criaturas mitológicas tem nos dois. Baralho diferente para cada uma das três eras tem nos dois.
Enfim, eu acho que é meio óbvio que lendo assim o manual dá pra ver que rising sun é na essência um blood rage refinado.
mas vou repetir de novo:
JOGANDO, O FEELING É BEM DIFERENTE.