Não sei ao certo se tantas opções não acabam "atrapalhando" um pouco o jogo.
SEU HEREGE!!![huahauhua]
Olha
Clauber,
Eu acho que esta é uma das maiores QUALIDADES do TIDE OF IRON: A liberdade de escolha. Se colocar na ponta do lápis acho que é até uma vitória conseguir esse tipo de "luxo" num wargame, normalmente bastante restrito devido ao uso de "cartas de ordem" que dizem o que você pode fazer ou "onde" você pode agir.
Confesso que nunca considerei que essa liberdade afete o tempo de SETUP do jogo. Pra mim esse tempo é demorado por causa do encaixe das peças e posicionamento dos overlays. Quando se é novato no jogo (acredito que seja o seu caso), não perdemos tempo pensando se é melhor montar um esquadrão apenas com Soldados de Elite ou se é melhor distribuí-los entre as demais unidades - isso só vai fazer diferença quando você jogar o mesmo cenário umas 2 ou 3 vezes pois terá percebido que "fez falta um esquadrão de elite avançando pelo flanco direito"). Mas convenhamos, é raro repetir cenários em qualquer wargame - ainda mais no TIDE OF IRON, com dezenas disponíveis.
Mas tenho que admitir que o TEMPO DE JOGO sim é brutalmente afetado por causa dessa liberdade - neste ponto eu te dou razão. Eu mesmo fico perdidaço muitas vezes sem saber "para onde ir" com um leque de opções tão variado.
Para alguns (como para mim) isso é algo muito bom. Sem cartas para te limitar, sem Action Points, todos os seus soldados estão a apenas UMA ORDEM do seu comando sem nada para te restringir, apenas as ações táticas do terreno e o prejuízo de cometer um vacilo.
Em todo caso, deixo aí seu questionamento destacado para que outros usuários opinem a respeito:
O EXCESSO DE LIBERDADE DO TIDE OF IRON AJUDA OU ATRAPALHA?