Por Fernando da Taberna do Giba
A Noite da Perdição mergulhou Blue Moon City no caos, deixando em desordem seu povo. Agora, dois pretendentes rivais levam os povos uns contra os outros, tentando ganhar o favor dos dragões elementais através de amostras concentradas de poder. Apenas um líder forte e sábio pode levar os povos da cidade de Blue Moon para uma nova era. Em Blue Moon Legends, você tem a chance de ser esse líder.
Blue Moon Legends é uma versão de Blue Moon e todas as suas expansões, um jogo de cartas para dois jogadores do premiado e renomado designer de jogos, Reiner Knizia. Pela primeira vez, você terá a oportunidade de acessar Blue Moon e todas suas expansões em uma edição mais abrangente. Se você corre com as divertidas gangues Khind, ganha o céu com Flit ou caminha pelas rotas de comércio com Pillar, você encontrará uma riqueza de oportunidades de jogabilidade e construção de decks em Blue Moon Legends.
Hoje, nós veremos a estrutura da jogabilidade em Blue Moon Legends, incluindo como vencer batalhas e atrair a atenção dos dragões elementais para ganhar o jogo.
Batalhas de Fogo e Terra
O coração de jogabilidade em Blue Moon Legends está em iniciar e vencer as batalhas contra seu oponente. Para começar uma luta, você vai jogar uma carta de personagem de sua mão, tais como Lavar The Powerful. No lado superior esquerdo de cada carta de personagem, há dois números: o número superior é o valor de poder de Fogo desse personagem, e o número de baixo é seu valor de energia da Terra, dando a Lavar The Powerful um valor de fogo de cinco e um valor de terra de quatro.
O primeiro jogador a começar uma luta lança uma carta de personagem e declara se a luta será disputada no elemento da terra ou do fogo. Por exemplo, se o fogo é o elemento escolhido para uma luta, apenas os valores de fogo em cartas contam para seu poder total na luta. Depois que seu oponente jogar uma carta de personagem e completar seu turno, você deve jogar uma carta de personagem para continuar a luta, tendo a opção de adicionar um Reforço ou uma carta de Suporte de sua mão. Para manter o combate, você deve igualar ou superar o poder do seu oponente no elemento impugnado. Após jogar cartas na luta em seu turno, você saca de sua pilha outra(s) até que mantenha seis cartas na mão mais uma vez, deixando seu adversário continuar a luta ou se retirar.
As cartas de Reforço e Suporte que você poderá jogar em lutas permitem melhorar o seu lado de alguma forma. Reforços fornecem um bônus temporário para o seu lado na luta. Por exemplo, se você jogar Lavar the Powerfull em uma luta de elemento terra, seu poder seria normalmente quatro, mas você pode jogar Elemental Enchantment para aumentar seu poder a seis neste turno. Reforços são temporários, durando apenas um turno, mas cartas de Apoio concedem seus bônus no decorrer do combate. Por exemplo, a carta de suporte Wall of Fire faz com que seu oponente não consiga sacar cartas durante o combate.
Como ambos os lados batalham com antigas magias e armas poderosas, cada nova carta de personagem cobre a carta de personagem jogada anteriormente, dando ao jogador um novo total de energia. Cartas de personagens e de Reforço não contam mais com seus poderes no decorrer da luta, mas cartas de Suporte continuam a ter o seu efeito na duração da luta.
Claro, muitas cartas de personagens, suporte e reforços possuem habilidades especiais que modificam o resultado em uma luta. Você também pode quebrar as regras, jogando cartas de Liderança – poderosas cartas jogadas no início de seu turno, representando os esforços do líder do seu povo. Outras cartas têm ícones ao longo da borda esquerda que podem ajudá-lo a alcançar a vitória em combate. Cartas com o ícone de recuar, como Ciklarethas the Bitter, podem retornar para sua mão no início de seu turno, permitindo que você jogue com ele novamente sobre inúmeros turnos de uma luta. Outros povos possuem seus próprios poderes especiais; as gangues de Khind podem unir-se em uma briga e os marinheiros Buka podem blefar para aumentar sua força.
As consequências dos duelos
Eventualmente, um jogador será incapaz de igualar ou superar o poder total de seu oponente no elemento escolhido. Quando isso ocorre, o jogador que falhou em continuar a luta deve recuar, deixando a vitória ao seu adversário. O jogador que não retroceder é recompensado atraindo um dragão. Os dragões ficarão mais impressionados com lutas de longa duração, e com isso, se você tiver seis ou mais cartas na sua área de combate no final da luta, você atrairá um dragão adicional. Se todos os dragões estiverem no tabuleiro entre você e seu oponente, atrair um dragão traz um dragão a mais para o seu próprio lado, mas se qualquer dragão estiver do lado adversário, atrair um dragão faz com que um daqueles dragões siga novamente para o tabuleiro. Qualquer dragão do lado do seu oponente deve retornar para o tabuleiro de jogo antes de você poder atrair qualquer um ao seu próprio lado.
Uma vez que os dragões tenham sido atraídos, todas as cartas na área de combate são descartadas, e ambos os jogadores sacam novamente cartas até completarem as seis permitidas em mãos. Em seguida, o jogador que recuou tem a oportunidade de iniciar uma nova luta jogando uma carta de personagem e nomeando o elemento impugnado.
O jogo termina quando um jogador ganhar uma luta depois de atrair todos os três dragões, ou quando um jogador jogar ou descartar a última carta em sua mão e deck. O jogador que possuir a maioria dos dragões do lado dele é o vitorioso e o novo governante da cidade de lua azul!
Blue Moon Legends oferece tensas lutas entre os povos, mas ele também se expande em sua criatividade ao convida-lo a criar decks abrangentes dos povos, inquisidores, mutantes e emissários. Em nossos próximos reviews, veremos como montarmos esses decks. O jogo ainda se encontra em pré order.