Bianko::Até imaginamos a insatisfação por conta do valor do jogo em muitas pessoas... uma pena que muitos façam suposições além da realidade:
Nós trabalhamos com produtos importados......... e, portanto, precisamos lidar com variação cambial. Nem tudo é atrelado puramente ao dólar. A Fryxgames é uma empresa europeia, e, portanto, nos vende o jogo em EUROS. Com este fato em mãos, basta uma olhada nas cotações da moeda em Abril/17 e Abril/18...
Em Abril/17, a máxima do Euro atingiu 3,36 (é, você não leu errado!).
Em Abril/18, a máxima do Euro atingiu 4,14 (é, novamente, você não leu errado!!!)
20% de variação cambial na compra do produto, com reflexo direto nos impostos de importação....... legal? não, não é... também não gostamos disso. A situação do ano passado infelizmente é outra da presente... Eu, particularmente, não vejo cenário de reversão dessa situação antes de 2019.
Mas, é a condição que temos, em termos macroeconômicos, para importar atualmente.
Estamos em ano eleitoral no Brasil, com um grau de incerteza gigante (na verdade, todo ano de eleição é a mesma coisa), câmbio maluco e política protecionista extrema nas importações........
Enfim, esperamos de verdade que possam aproveitar os jogos!
Realmente muita gente faz suposições sem ter conhecimento de causa e esse conhecimento só conseguimos porque pagamos antecipadamente, centenas de milhares de reais para trazer os jogos para o Brasil, tudo isso com a incerteza de termos o investimento de volta.
Cada vez mais trabalhar com jogos está se tornando um negócio de risco no Brasil. Todo mundo achando que os editores estão cheios de $$, mas ninguém vem aqui ver a quantidade de contratos de câmbio que temos que fechar, os valores ABSURDOS de impostos que pagamos em todas as etapas da transação, na importação e na venda. Tudo isso, sofrendo o risco de trazer um jogo que não faça sucesso, ou pior, ser ameaçado de boicote porque não concordam com o preço.
Esse tipo de atitude só pode ter resultados negativos, pois a médio e longo prazo desistimula novos investimentos e gera quebradeira generalizada, pois quem vai arriscar trazer algum jogo novo sabendo que vai ter que "rasgar" seu dinheiro para poder vender abaixo do custo.
Como disse o Diego, são VÁRIOS fatores que influenciam o preço de um jogo no Brasil. Garanto que se dependesse somente da nossa vontade, os preços dos jogos seriam bem mais baixos. Mas infelizmente não podemos vender os produtos que trabalhamos meses e meses a fio pelo valor de custo.
Muita gente esquece que no valor do jogo, além do lucro que a editora PRECISA ter até para poder REINVESTIR e trazer novos jogo, temos ainda:
1- o custo de produção,
2- os royalties da editora estrangeira e dos designer,
3- o custo com despesas e impostos de importação,
4- despachante aduaneiro,
5- armazenagem no porto,
6- transporte do porto para o armazém,
7- armazenagem do estoque,
8- custos e despesas fixas da editora (aluguel, água, luz, contabilidade, salários, etc),
9- margem de lucro para as lojas,
10- depreciação,
11- despesas com perdas de manuseio,
12- divulgação e publicidade,
13- custo do capital,
14- variação cambial,
15- taxas bancárias (IOF, tarifa de câmbio, etc),
16- impostos sobre a venda,
17- impostos sobre o faturamento.
19- despesas com venda e representação
20- diversas outras despesas que incorrem na operação
Não é simplesmente uma conta de 1+1.
O valor dos jogos praticado pelas editoras no Brasil é mais do que justo considerando o CUSTO BRASIL. Já disse em outro tópico, não é uma questão simples de pegar o jogo importado e converter em Reais. Basta importar um jogo, pagando o frete e os impostos devidos que qualquer um verá que o jogo importado sairá mais caro. Existe um negócio chamado IMPOSTO.
Assim, amigos, vamos ser justos e olhar a situação como um todo, e dar o devido valor para as coisas e não simplificar tudo com base na suposta "ganância" das empresas.
Pense, que para um jogo chegar na sua mesa, as editoras estão investindo muito dinheiro, e ao invés de inimigas do público, deveriam ser vistas como amigas.
Desculpem o desabafo, mas acho que é importante verem (novamente) como é do outro lado.
De todo modo, vamos aproveitar o Tabletop Day e jogar muito.
Grande abraço
Rafael