Por Fernando da Taberna do Giba
"Os jovens runners muitas vezes ignoram a importância de suas conexões off-line. A maioria deles nunca chegará a envelhecer."
–Iain Stirling

Em nosso último preview de Honor and Profit, demos uma olhada mais de perto no que a expansão oferece aos fãs de Jinteki. Nós também vimos cada uma das três identidades novas de facção e apresentamos um deck que mostra o porque de Honor and Profit ser o segundo passo perfeito para as lutas cibernéticas em Android: Netrunner para qualquer jogador novato aliar-se ao Jinteki e seu estilo corporativo.
Hoje, podemos voltar nossa atenção para o lado dos runners do jogo e olhar para suas atividades criminosas, tomando lugar em Honor and Profit.
Três Passos à Frente
Profissionais que vem acessando dados importantes dos outros como negócios, os Criminosos dependem da velocidade e surpresa quando invadem uma corporação e preferem não ser vistos em todos seus ataques. Eles agem fazendo corridas frequentes, coletando créditos, evitando ser rotulados (tags) e ignorando os Ices. Eles reservam seus Icebreakers para os piores cenários e, como resultado, utilizam aqueles que podem ter suas forças aumentadas rapidamente, impulsionadas por grandes incrementos.
Honor and Profit reforça a identidade deste núcleo, enquanto impulsiona a facção a experimentar novas táticas e estratégias. As sessenta e nove cartas Criminal (três cópias de cada uma das 21 cartas diferentes) trás uma série de novos eventos, vários novos fluxos de receber créditos e um conjunto de Icebreakers que oferecem uma enorme eficiência durante as excursões contra servidores centrais de uma corporação. Enquanto isso, três novas identidades Runners fornecem a base para uma variedade de novas estratégias criminosas.

Ken “Express” Tenma (Honor and Profit, 29) é o primeiro runner Clonado. Beneficiado com melhorias genéticas da Jinteki, Express possui reflexos e um processamento de raciocínio muito acima da média humana. Em termos de jogo, isso é expressado pelos créditos gratuitos ganhos em cada turno que ele lança um evento de Run, e porque Honor and Profit vem acompanhado de um grande número de cartas de evento com esse benefício, como Early Bird (Honor and Profit, 32), mostrando que Express não ficará parado por muito tempo.

Alguns runners dependem de seus programas para sobressair servidores corporativos. Outros invadem na etapa final em um processo muito maior que envolve uma grande quantidade de trabalho braçal (Legwork Honor and Profit, 35), redes, planejamento e implementação. Uma dessas Runners é Silhouette (Honor and Profit, 30). Com sua capacidade de expor uma carta após a primeira Corrida bem sucedida que ela faz na HQ cada vez, Silhouette estará sempre investindo nas recompensas de uma execução anterior na medida que se prepara para a próxima.

O terceiro Runner em Honor and Profit é Iain Stirling (Honor and Profit, 28), um antigo espião NSCA, que aprendeu tudo sobre técnicas de criptografia e detecção mais eficazes do mundo, implementando-os para o governo. Agora, como um runner, ele utiliza o conhecimento dessas técnicas, reunindo os seus antigos contatos que estabeleceu durante seu tempo no outro lado da lei. O resultado é uma habilidade que faz Iain Stirling verdadeiramente único entre os criminosos do jogo, e o único entre os runners de todo o jogo: quando começar sua vez, se a Corp marcou mais pontos da agenda do que ele, Iain Stirling ganha dois créditos. Isso é porque ele reconhece os protocolos em uso? Isso é porque ele pode identificar as pessoas que provavelmente estão gerenciando projetos e podem, assim, melhor determinar a melhor forma de iludir suas atenções? Não é certo exatamente como sua experiência se traduz em sua capacidade única, mas é certo que essa habilidade pode traduzir em uma totalmente nova estratégia criminosa.
Revés da Fortuna
Historicamente, em Android: Netrunner, criminosos confiam muito em seus eventos, incluindo um bom número de eventos de Run, como o sempre popular Account Siphon (Caixa Básica, 18) e Inside Job (Caixa Básica, 21). Com um número de tais eventos à sua disposição, os criminosos nunca ficam sem surpresas, e eles podem atacar de forma dura e rápida contra os servidores corporativos. Nesse sentido, a maioria dos criminosos mantém estratégias de tempo e alta pressão, projetadas para atacar a economia de uma corporação mesmo enquanto eles pilham pontos de agenda do Corp.

Tais estratégias, no entanto, também são relativamente de alto risco. Um runner assume riscos, mas Iain Stirling apresenta outra abordagem. Criado a partir de uma cópia da caixa básica e dessa expansão, o deck exemplificado abaixo explora como Iain Stirling pode chamar sua rede de contatos para paralisar a Corp, financiar suas corridas e mergulhar profundamente em direção a raiz dos servidores centrais de uma corporação.
Identity:
Iain Stirling, Retired Spook
Events (9):
2x Account Siphon
3x Calling in Favors (Honor and Profit, 31)
2x Forged Activation Orders
2x Legwork

Hardware (4):
1x Lemuria Codecracker
3x Logos (Honor and Profit, 37)
Resources (19):
1x Aesop’s Pawnshop **
3x Armitage Codebusting
2x Bank Job
2x Crash Space
1x Data Dealer
2x Decoy
2x Donut Taganes (Honor and Profit, 55) **
1x Oracle May (Honor and Profit, 54) *
2x Theophilius Bagbiter (Honor and Profit, 49)
3x Tri-Maf Contact (Honor and Profit, 50)

Programs (13):
3x Alias (Honor and Profit, 41)
3x Breach (Honor and Profit, 42)
2x Crypsis
1x Femme Fatale
1x Medium ***
3x Passport (Honor and Profit, 46)

Como feito no deck da Corp que postamos em nosso preview anterior, quase metade deste baralho vem de Honor and Profit, e ele marca uma partida radical da maioria das estratégias existentes, especialmente essas estratégias criminosas que vivem e respiram eventos.

Começamos com a inclusão de Donut Taganes que aumenta o custo de todos os eventos e as operações em um. Apesar de Donut Taganes castigar fortemente as economias das empresas que dependem intimamente de suas operações, alguns criminosos evitam seus serviços porque ele também aumenta o custo dos eventos que compõem a maioria dos baralhos dos criminosos. Ainda, Donut provavelmente terá um papel a desempenhar nos decks de muitos Shaper e Anarch, e desempenha um papel importante nesse, isso porque estes não dependem tão fortemente de eventos.

Em vez disso, nesse deck, Iain Stirling centra-se principalmente em reunir seus recursos, incluindo uma gama de contatos que irá ajudá-lo a gerar fluxo de caixa rápido e aumentar o tamanho da sua mão. Então, como ele usa sua rede para construir a sua economia, Iain Stirling visa fechar a Corp com o uso de Siphon, Forged Activation Orders (Caixa Básica, 20), and Donut Taganes.

Em última análise, Iain Stirling é feliz em deixar a Corp adiantar cedo a corrida por pontos da agenda. Na verdade, ele vai ajudá-los a passar à frente mais cedo usando Data Dealer (Caixa Básica, 31) porque todo o tempo em que ele estiver à trás, ele ganha dois créditos grátis no início do seu turno.
Tradicionalmente, jogadores de Android: Netrunner reconhecem três estágios diferentes de um jogo. No jogo inicial, o corredor tem a vantagem já que ele pode invadir, fintar e forçar a Corp a mostrar seus Ices gastando seus créditos para não se arriscar a deixar pontos de agenda valioso para os runners terem acesso. No meio do jogo, a Corp protegeu seus servidores com Ices e usou algum tempo para instalar e avançar agendas enquanto o runner pretende construir uma plataforma capaz de romper as defesas da Corp. Finalmente, no final do jogo, o runner desenvolveu totalmente seus equipamentos e sua economia e pode iniciar as invasões uma vez ou mais a cada turno, quebrando as defesas dos servidores corporativos, quase à vontade.
Isto é onde Iain Stirling e este deck divergem da maioria dos criminosos e suas estratégias: enquanto a maioria dos criminosos procuram aumentar a vantagem inicial de jogo tanto quanto possível, Iain Stirling procura avançar através do jogo no início e no meio, tão rapidamente quanto possível, a fim de desfrutar dos benefícios do jogo em seu início e estender o final do jogo.

Com Logos, Iain Stirling pode aplicar os créditos que ele ganha de sua habilidade diretamente para as cartas que ele mais quer. Por sua vez, ele pode montar um equipamento dedicado para um jogo forte no final. Usando cartas como Medium (Caixa Básica, 10) e Legwork, Iain Stirling pode rapidamente transformar o déficit inicial no início do jogo em uma corrida rápida com acesso a muitas habilidades de cartas conseguidas mais para o seu final e assegurar a vitória.

Comece a planejar o seu assalto
Se você gravitar em torno do hiper-agressivo Tenma "Expresso" de Ken, a cautelosa e misteriosa Silhouette, ou os avanços deliberados feitos pelo ex-espião Iain Stirling, Honor and Profit oferece um cache de eventos, programas e recursos, grandes o suficiente para excitar qualquer criminoso.