Por Fernando da Taberna do Giba
"Há séculos, a humanidade aceitou que a diferença entre o visionário e o lunático era como os dois lados de uma moeda. Isto já não é mais aceitável. Nós temos a tecnologia para selecionar 'visionário' em cada lado dessa moeda. Chegou a hora de acumular as probabilidades a nosso favor."
–Chairman Hiro

Lucro pessoal ou evolução pessoal – qual caminho você vai escolher?
Como em Creation and Control lançado anteriormente, Honor and Profit foca sobre batalhas virtuais entre duas das sete facções de Android: Netrunner. Enquanto os fãs das outras cinco facções encontrarão alternativas uteis entre cartas de baixa influência ou neutras nessa expansão, aproximadamente dois terços das 165 cartas novas em Honor & Profit são dedicados a Jinteki e aqueles Runners afiliado com a facção criminosa.
Este foco intensivo sobre as facções Jinteki e Criminal faz de Honor & Profit um upgrade para jogadores que querem explorar e melhorar seus decks Criminais ou na Jinteki, e a expansão dá um fantástico segundo passo para novos jogadores personalizarem um estilo de jogo característico de qualquer outra facção.
Hoje, exploraremos como Honor & Profit poderá avançar os objetivos da Jinteki, com métodos além daqueles definidos na caixa básica.
Em Busca da Perfeição
Honor & Profit apresenta três novas identidades Jinteki, cada uma delas permite aos jogadores mudar as estratégias, diferindo-as daquelas mostradas na caixa básica, além da mostrada no Data Pack Trace Amount.



Harmony Medtech:
Ao reduzir o número de pontos de agenda que ambos jogadores precisam para terminar e ganhar o jogo, Harmony Medtech (Honor and Profit, 1) diminui o tempo de jogo e incentiva o jogador da Corporação a experimentar novas formas de explorar essas vantagens. Naturalmente, Harmony Medtech funciona bem com a estratégia de "avanço rápido", promovida pela nova agenda, Medical Breakthrough (Honor and Profit, 5).

Tennin Institute:
Se você acha que pode prevenir um Runner de fazer uma corrida de sucesso, você poderá querer usar a identidade Tennin Institute(Honor and Profit, 3). Como um token de avanço geralmente custa um click e um crédito, você poderá conseguir um avanço de graça em cada turno, efetivamente recebendo dois clicks, quando comparado à economia básica. É interessante notar que desde que Tenning Institute pode avançar qualquer carta, ela se assemelha com o Ice Weyland. Isso poderá ajudá-lo a blefar nos assets, como a Snare! (Core Set, 70), que não poderia ser avançada.

Nisei Division:
Muitas identidades populares em Android: Netrunner oferecem aos jogadores recompensas monetárias para vários tipos de “gatilhos”: Instalar programas ou hardwares, fazer uma corrida ou instalar cartas de um QG. Nisei Division (Honor and Profit, 2), ajudará essas identidades, permitindo aos jogadores Jinteki receberem creditos assim que revelarem créditos ganhos de forma secreta. Naturalmente, como tais identidades são mais efetivas quando seus gatillhos são acionados mais vezes possíveis, essas identidades tendem a encorajar um deck cheio de combos. Para explorar ainda mais o poder dessa identidade, nós apresentamos um deck de exemplo abaixo, criado apenas com a caixa básica e uma cópia de Honor and Profit.

“Bait & Blast”
Identidade: Nisei Division, The Next Generation
Agendas (11):
2x The Future Perfect (Honor and Profit, 7)
3x House of Knives (Honor and Profit, 4)
3x Nisei MK II
1x Philotic Entanglement (Honor and Profit, 6)
2x Private Security Force
Assets (13):
3x PAD Campaign
1x Plan B (Honor and Profit, 23)
2x Project Junebug
3x Psychic Field (Honor and Profit, 10)
3x Snare!
1x Zaibatsu Loyalty
Operations (16):
3x Cerebral Cast (Honor and Profit, 13)
3x Diversified Portfolio (Honor and Profit, 26)
3x Hedge Fund
3x Mushin No Shin (Honor and Profit, 15)
2x Neural EMP
2x Scorched Earth ****
1x Shipment from Kaguya *
Barrier (3):
2x Ice Wall *
1x Wall of Static
Code Gate (2):
1x Chum
1x Tollbooth **
Sentry (4):
1x Guard (Honor and Profit, 24)
3x Komainu (Honor and Profit, 17)
Total Cards: 49
Como em muitos decks Jinteki, “Bait & Blast” apresenta um pouco de uma jogada escondida; ela quer criar um bom número de servidores remotos, levando os Runner a correrem até elas, deixando-os despreparados para uma letal Emboscada.
O deck é mais leve nos Ices, mas possui uma variedade interessante desses para terminar uma corrida, fazendo o Runner gastar seus créditos, e causando um dano Net. Enquanto isso, a economia do deck é impulsionada por um número de operações, incluindo Diversified Portfolio, que torna-se mais efetiva no decorrer do jogo possibilitando-a a criar servidores remotos adicionais. Isso leva a uma eficiência maior com cartas como Mushin No Shin e Shipment from Kaguya.
É claro, como esse deck é construído em torno da Identidade Nisei Division e foca em apostas secretas, ela inclui um número de cartas para fazer isso. Atualmente, em Android: Netrunner, apostas mantidas em segredo é o diferencial das cartas Jinteki psiquicas, e “Bait & Blast” acompanha um forte trio desse tipo de armadilha com as novas cartas da expansão (The Future Perfect, Psychic Field, and Cerebral Cast).


Como podem ver, cada uma dessas cartas apresenta uma alta aposta. Vencendo, você poderá prevenir o Rnner de roubar três pontos de agenda, diminuir sua mão ou causar danos cerebrais e marcá-lo. Perca, e você perderá créditos apostados, assim como os investimentos que realizou instalando, avançando ou descendo a carta.
Obviamente a chance de você ganhar esta a seu favor em 2/3 do tempo, fazendo-o ganhar as apostas mais facilmente. As cartas Psiquicas da Jinteki representam o desenvolvimento da corporação no potencial não desenvolvida da mente humana. Eles apontam para informações além da percepção limitada aceita pelos humanos, e se você conseguir esconder tais informações, talvez poderá mudar as probabilidades a seu favor em cada uma dessas apostas.
Dessa forma, cada uma dessas jogadas é recheada de muita estratégia. Seu deck não ira lhe testar contra um Runner. Ele irá testar o próprio Runner. Ele irá se preocupar em correr atrás de uma agenda. Ele irá se preocupar em se ferir numa corrida em um servidor contendo uma agenda que você encheu de armadilhas. Ele irá se preocupar em fazer uma corrida às escuras e acabar perdendo suas cartas. Com “Bait & Blast”, você coloca o Runner em uma situação delicada, forçando-o a correr sem a alternativa de erros, pois ele sabe que você poderá causar muitos danos (net, brain ou meat).
(NT: para efeito de regras, um Net damage implica que o Runner descarte uma de suas cartas na mão, diminuindo suas possibilidades de jogo. Já um Brain damage diminui permanentemente o número de cartas na mão, piorando a situação).
Vendo o Futuro
Não é preciso um médium para reconhecer que Honor and Profit introduzirá algumas possibilidades verdadeiramente emocionantes para os fãs do Jinteki. Com três novas identidades, bem como uma série de agendas, Assets, Ices e Operações para oferecer suporte a cada um deles, Jinteki parece caminhar mais um passo para a perfeição!
A corrida para a Honra e o Lucro (Honor and Profit) apenas começou... Mantenha os olhos abertos para novos previews, incluindo uma olhada em algumas das novas identidades e estratégias que chegam a facção Criminosa.Por Fernando