Peguei o Keyflower e tenho jogado muito, de cara digo que é bem mais light que o Terra Mystica, só que meu conceito de novato certamente é muito diferente do colega que pediu conselhos.
Eu simplesmente não jogo com família, meus primos inteligentes - a minoria - simplesmente não ligam pra jogos modernos e o resto, bem!
Os novos jogadores no meu grupo são em sua maioria pessoas já com um nível razoável de nerdice, então não preciso iniciá-los com Catan ou coisa que o valha.
Eu por exemplo, quase sempre levo jogos nos encontros nerd daqui e mostro a iniciantes, procuro aquele pessoal que nunca viu um board moderno mesmo, e o Descent, que é amritrash cheio de texto, embora simples, fez muito, mas muito mais sucesso que o Power Grid, por exemplo, que por outro lado tem muito mais chances de caber na sua mesa e é um clássico.
Eu recomendaria o Ticket to Ride, que a meu ver é o melhor de todos os gateway, mas se você vai comprar fora, melhor pegar algo que não será lançado aqui. Nesse caso, dos que conheço e posso indicar, tem o Village, que é leve/médio, muito bom e muito bonitinho, e o Rialto.
Mas insisto, Terra Mystica é uma obra prima, um jogo excepcional mesmo, e não acho que seja esse peso todo não. Certamente não é um jogo de entrada, mas o legal de todo mundo ser novo no hobby aí no seu grupo é que todo mundo aprende junto. Talvez você não o compre agora, mas pense nele um dia!