Se encararmos o M44 como um ameritrash sem maiores pretensões ok .
Outro problema no M44 é o setup lento . Além de várias regras sobre terrenos , por exemplo. Eu as sei de cor , mas depois de muito jogar . Jogos como o Conflict of Heroes e o novo Heroes of Normandie minimizam isso demais. Até o Combat Commander !
Onde o M44 deveria ter mais complexidade que é onde realmente importa ele não tem . E ai abstrai loucamente ! Só quem já enfrentou 1 soldado contra 4 tanques (elite) sabe o que estou falando . O soldado pode vencer várias vezes antes de morrer dependendo das cartas ( outro ponto fraco do M44 ) .
Sou AMPLAMENTE a favor de sorte num jogo pois esta simula as dezenas de condições que podem acontecer num campo de batalha .
Armas travam , chovem , raízes no chão , soldados de um batalhão mal treinado e por ai vai . Mas o que M44 faz na sanha de simplificar é retirar muito do jogo . Battlelore do mesmo sistema tem suporte de unidades adjacentes e não é uma regra complicada. M44 simplesmente abandona quando teria o maior sentido do mundo ter .
Vejo defensores aqui do jogo mas peço que deem uma chance a jogos de guerra mais sérios e cujo setup não seja uma tormenta como o M44 e o Tide of Iron !
Cenários complexos ou nem muito complexos são um inferno pra montar ainda mais com os tiles dançando na mesa. Ainda bem que cheguei a jogar várias vezes os cenarios breakthrough cujos terrenos alternativos já vem desenhados no mapa .
Para jogar algo que abstrai profundamente varios elementos prefiro jogar Catan !
Mas se alguém montar uma mesa de M44 jogarei com prazer pois assim o faço com Catan ! O importante é a diversão ! Se o pessoal que está jogando curte , quem sou eu pra dizer que é um jogo ruim !
Abraço-lhes