Parece ser, de fato, uma tendência de quem começa jogar, partir para o colecionismo, talvez as causas sejam essas mesmo que aqui foram expostas.
Sempre que posso, agradeço ao Paladino e a turma do BGG II pelas dicas que já recebi, e isso tem me orientado quanto às aquisições que eu fiz, diga-se de passagem, todas cumprindo exatamente o que esses caras dizeram (aliás, valeu Tiago pela dica do Carcassone)
Graças a isso, estou formando uma pequena coleção com jogos que realmente estão sendo jogados.
Lá no ano passado eu comprei o primeiro jogo (hoje sei que foi um "party game"), apresentei para meus amigos e jogamos bem, fui atrás de outro e também viu mesa. Pensei em aquisições com outras mecânicas. Pesquisei (conheci o canal BGG II) e também foram sucesso! e assim se seguiram outras aquisições.
Não tenho uma coleção (nem perto disso), mas não critico quem resolve colecionar jogos, a vida é assim mesmo, o tempo passa para todos, cabe a nós nos divertimos no processo. Alguns gostam de futebol, outros de séries, outros de plastimodelismos etc. Nós gostamos de BG, só isso!
Ps. essa galera que coleciona é que impulsiona o mercado, em consequência mais material é publicado, melhora a qualidade e todo o resto. Também é graças a eles que temos todos esses materiais, reviews etc.
Provavelmente não teria comprado meu primeiro jogo se não fosse essa galera aí que dispõe do seu tempo livre para discutir sobre jogos, ajudar na escolha, mostrar um gameplay... Por isso, vida longa a eles!!!