marciusfabiani::Lpporto::Teseu é um jogo onde cada pessoa joga com um herói tentando refazer feito de Teseu de matar o Minotauro. Para isso é necessário cada jogador entrar pelo Labirinto (cada um começa de um local diferente), ir até o centro do labirinto buscar objeto encantado, sair do labirinto, trocar esse objeto pela adaga mágica e voltar para dentro para matar o Minotauro.
Como o jogo acaba? Ganha quem matar o Minotauro primeiro?
Gostei da sua comparação com Pac Man.
À primeira vista, Survive (pra continuarmos com a analogia que você fez) me parece superior. Você controla 10 personagens, não apenas um, e só você sabe quais são os valiosos e quais são os “dummies”. Isso cria situações que mantêm o suspense (um jogador que salvou apenas 3 exploradores parece estar em desvantagem em relação a um que salvou 5 ou 6, mas tudo depende do valor de cada explorador salvo, e isso só descobrimos no final). Se a condição de vitória for mesmo a que citei no início (vence quem matar o Minotauro), talvez Teseu seja mesmo um jogo anticlimático (como alguém mencionou em um comentário), pois não seria difícil perceber quem vai fazê-lo com uma ou duas rodadas de antecedência.
Um último comentário: em Survive, mesmo quando você não tem mais exploradores pra movimentar, suas ações ainda podem determinar sua vitória ou sua derrota. É um dos pouquíssimos jogos que permite esse tipo de coisa depois que um jogador é “eliminado” (não sei se essa é bem a palavra no caso de Survive, pois não é raro que um dos “eliminados” vença a partida).
Em Teseu vence quem mata o Minotauro primeiro sim. Não é anticlimatico, pois é emocionante até o fim.
Ontem minha esposa pegou logo a adaga enquanto os outros sequer estavam no centro no tabuleiro. E foi atrás dele enquanto a gente aos poucos tirava o Minotauro de perto dela. Vários momentos ela esteve a uma boa rolada de dados de vencer mas não conseguiu. Foram vários momentos de tensao e risos na mesa. No final outra pessoa ganhou mas todos saíram rindo muito.
Essa comparação de qual é superior, ele ou Survive não faz muito sentido pra mim pois não existe como definir superioridade. É uma discussão de gosto.
Pra mim, e é uma opinião pessoal, o Survive tem um defeito que é uma ação para se mexer e outra exclusiva pra Ferrar o cara. Muitas vezes é um ataque gratuito, só pq vc pode.
Além disso, como vc falou, o cara pode não ter mais bonecos e ficar lá, só zuando o jogo de geral. Isso acontece direto. Já joguei com quem deixou os bonecos morrerem logo pra ficar o resto do jogo matando os outros, como se fosse um Overlord não querendo q ninguém chegue na praia.
Tem gente q curte. Se diverte apenas pelo ato da sacanagem e rir do outro puto. Tem muito público pra isso e Survive fez relativo sucesso mundialmente. EU não curto. Acho q 90% da graça do jogo é a zueira e isso pra mim não se sustenta.
Oq me fez gostar de Teseu é q isso é indireto. Vc não sacaneia ninguém gratuitamente (até pode fazer mas pouco) vc se ajuda e termina por sacanear um pouco. Vc precisa tirar o Minotauro do seu caminho, então você joga pra cima do seu colega. Não só pq vai ser engraçado matá-lo mas pq vc ganha um favor extra dos deuses qdo faz isso.
E isso PRA MIM, é mais divertido.