Discordo das esplicacoes acima.
Acabo de adquirir o jogo e poderias respondelas da seguinte forma:
1- Nao, para enfrentar uma aventura, o manual consta que deve-se TER ao menos duas provisoes. Pre-requisitos minimos, ou entao passar a aventura ao outro jogador da vez. Gasta-se provisoes quando a aventura pede provisoes e nao as alcancanca em simbolos dos dados e ou cartas de habilidades que pode-se usar, ai sim gasta-se os tokens de provisão.
Outro detalhe: Apos uma aventura ser resolvida, sendo pelo promeiro ou qualquer jogador que o tenha feito, a mesma carta deve-se ser enviada a caixa. Ai a vantagem de ter iniciativa maior, pra ter esclusividade ou nao tpde enfrentar a ventura e assim ser o unico que consegue a recompensa.
2 - Tb erronea resposta.
A cada erro de missao por um jogador, tira-se uma carta de dragao, onde sim, maioria das vezes desloca o dragao para mais perto do Lago. No caso de todos passarem SEM que alguem tenha ao menos TENTADO se arriscar em alguma missao, o dragao avanca automaticamente uma casa. Esta resumido e sem exemplos no manual, mas bem claro. Ou o dragao avanca por erros individuais de aventureiros infortunados em seus fracassos nas aventuras ou se ng tentou, ao menos ele avancara uma. Nao soma suas andanças rs. Ou várias penalidades nas cartas, ou ao menos uma ao final.
3 - Senti dificuldade mesmo nessa parte, tbz o ideal eh jogar com bastante jogadores e administrar bem os recursos ate o final. Pra representar o chefao final - Smaug- segue estas regras que dificultam bastante ganhar, mas vamos la:
Sendo quase impossivel chegar a ultima casa de aventura por cartas de anoes - pois a cada erro nas aventuras anteriores provavelmente ira fazer o dragao se aproximar da cada do lado; uma hora vc se deparara com Smaug. Note q este encontro soh pode haver se antes dele chegar a Cidade do lado, caso contrario o jogo termina na hora. Se nao acabar prematuramente o jogo no final ruim - o que bem provavel- e se encontrar (entre a cidade do lago e a sua casa final), a regra diz q os jogadores devem passar a aventura final (o dragao e os personagens vao diretamente a casa da aventura final, onde ali recebem TRES provisoes antes d enfrentar tdas as aventuras finais, independente de quantos eventos soh tenha passados ateh o momento).
Bem, li e reli as regras. Admito que o manual ficou bem vago e sem exemplos, mas como estudioso de regras e logica de jogos a anos, creio poder ter ajudado. Achei o manual sucinto, mas claro. Os videos, - apesar d em espanhol e em ingles- podem clarear estas duvidas tb.
Li este post um ano apos a pergunta, vendo q nem seja tvz valido ao jogador que fez as indagacoes iniciais, mas pra quem ler e ou jogar apos, como eu, pode clarear estas duvidas.
Abc,
Rafael Strelow Leite.