Herbertph::Mas acha chato porque?
Se estão todos se divertindo é isso que importa. Há tempo suficiente na vida pra conhecer os jogos lá de fora.
Não sei exatamente, cara. Primeiramente, creio que as nacionais estejam trazendo os jogos mais populares, e com populares não quero dizer os mais famosos ou os melhores, mais sim os que mais se encaixam na população nacional em geral. Não quero estereotipar, mas sim, são jogos mais simples em geral.
Tirando Game of Thrones Board Game e War of the Ring, todos os outros jogos são jogos que eu considero simplistas em comparação com a média dos boardgames em geral. E mesmo esses dois, só foram produzidos aqui devido ao fato do tema ser extremamente apelativo pro público geral (que nerd ou quase nerd não curte LotR ou AGoT?)
A parte chata (e ai to falando de um "problema" pessoal) é que a galera que está conhecendo o hobby agora, está se travando nesses jogos que estão sendo produzidos nacionalmente. Eu já jogo BGs há 8 anos, se não me engano, e a mesma galera vai lah em casa jogar desde que comecei, mas nenhum deles nunca teve coleção, sempre jogavam jogos da minha coleção.
Essa galera já jogou lá em casa Civilization, Through the Ages, Dungeon Lords, dentre N outros títulos maravilhosos, mas que são um pouco mais complexos pra ter algum apelo popular. Essa mesma galera, atualmente está começando a própria coleção, basicamente composta de títulos que possuem distribuição nacional, e essa mesma galera simplesmente não topa mais jogar quase nenhum jogo que não seja um desses nacionais, ou no máximo, um que ainda não tenha distribuição nacional, mas cujo nível de complexidade se adeque aos nacionais.
Tem um bom tempo que não consigo jogar, no grupo da minha cidade, um jogo que eu considere "foda"! Pra que eu consiga tal façanha, tenho tido que apelar a um grupo de uma cidade vizinha, mas que doi no meu bolso ir visitar soh pra ter uma boa tarde de boardgames.