Mestre dos Dados Resenha #64: O Trono de Ferro
Olá galera, voltando hoje para apresentar mais uma resenha para vocês, dessa vez trazendo um jogo que eu adquiri no final do ano passado e que fez um sucesso imediato aqui no grupo, pois além dele ter um tema que o grupo gosta, a sua combinação de mecânicas também casou muito bem com o meu grupo de jogo. Hoje lhes trago Game of Thrones: O Trono de Ferro.
Sobre o Jogo
ATO I: HONRAS DO PASSADO
Estava suando apesar da noite fria. O trabalho lhe mantinha aquecido. Várias coisas lhe passavam pela cabeça. Lembrava-se da manhã que jurou fidelidade ao seu lorde, do olhar orgulhoso de seu pai, naquele momento, da alegria de sua mãe ao vê-lo em trajes tão bonitos, da admiração de seus irmãos mais jovens. Recordara-se também das campanhas que passou ao lado dos companheiros, das noites sangrentas em que não se tinha certeza se voltaria para casa ou para os braços de uma mulher, das bebedeiras exaltando as vitórias e das bebedeiras ojerizando as derrotas.
Game of Thrones: O Trono de Ferro é um jogo para 3 a 5 jogadores com tempo médio de 60 minutos e lançado em agosto de 2017 pela Fantasy Flight e aqui no Brasil pela Galápagos Jogos. O jogo tem como temática principal a série de TV e livros de mesmo nome escritos por George R.R. Martin, tanto que todas as suas ilustração de cartas e fichas de personagens são todas retiradas da série de TV. Em suas principais mecânicas temos o blefe, gestão de cartas na mão, jogadores com diferentes habilidades e conflitos.
O objetivo do jogo é tentar ganhar os conflitos em que a sua casa estiver participando durante os ataques, pois assim você vai poder disseminar a influência da sua casa nas casas inimigas, pois quando você tiver conseguido deixar uma certa quantidade de influência da sua casa nas outras você ganha a partida, porém, alianças bem formadas e sólidas podem fazer com que mais de um jogador ganhe a partida, desde que ambos tenham conseguido distribuir as influências necessárias nas outras casas.
Sequência de Turno
ATO II: VERDADEIRA ALMA
Parou, então, um pouco e por um momento se perguntou até onde iria a ganância dos homens que tipo de coisas ele próprio seria capaz de fazer para saciar seus desejos. E que tipos de desejos sombrios seu coração ainda lhe revelaria. Teve certeza então da crueldade do mundo e que ele não seria diferente. Pensou nas grandes casas e nas bestas que estampam seus brasões. Animais majestosos que nada tinham de semelhante com as vis criaturas que as vestem.
O jogo é composto por regras bem simples, onde a cada rodada de jogo o jogador da vez vai puxar uma carta de um baralho e vai ter que entrar em confronto contra aquela casa. Os jogadores podem tentar evitar o confronto propondo uma trégua entre eles, ou podem tentar pedir aliança de outras casas para lhes ajudar tanto na defesa quanto no ataque, porém é nessa parte que entra a parte do blefe do jogo, onde as promessas de tréguas e ajuda podem ser quebradas, fazendo com que a mesa sempre fique com um clima mais tenso após esses acordos não cumpridos.
Os jogadores podem fazer alianças durantes os confrontos e os jogadores que estão fornecendo aliança podem pedir algo em troca da sua ajuda, como poder, cartas de reféns, ou pontos de influência, a decisão de como o acordo vai ser feito tem que partir de ambos os lados, caso não haja um acordo entre eles a aliança não pode ser formada.
Os jogadores que estiverem participando do confronto da vez devem escolher entre um dos seus personagens para liderar as suas tropas, esse personagem sempre vai ter sobre ele um valor de poder que diz o quanto ele é forte em campo de batalha. Personagens que perdem confrontos têm uma grande perda do seu valor de poder, podendo até ser removido de jogo.
Componentes do Jogo
ATO III: FRIA COBIÇA
Só mais um pouco e tudo estaria acabado os companheiros, a família, a honra, a admiração, o orgulho. Tudo que lhe sobrará era um saco de moedas, ouro e prata, e uma promessa. Era hora de deixar tudo pra trás, era hora de vestir o manto de outro animal, de servir outra família, de venerar outros deuses, de lutar outras guerras. Não mais por honra ou dever, mas por riqueza e prazer.
Game of Thrones: O Trono de Ferro é um jogo com uma quantidade razoável de componentes, trazendo nele cartas e fichas / tokens de personagens de todas as casas, um pequeno tabuleiro de influência para cada uma das casas, uma baralho de eventos, e o item que mais chama atenção no jogo, os marcadores de poder.
Esses marcadores de poder são pequenos marcadores em forma de coroas que os jogadores ficarão empilhando em cima dos seus tokens de personagens durante toda a partida, esse marcador de poder diz a força que esse personagem tem durante os confrontos em que ele estiver participando. Esse componente é um charme a parte do jogo, ficar empilhando várias e várias coroas sobre um personagem realmente dá uma sensação de poder, e quando você manda esses personagens para conflitos, eles impõem medo aos seus inimigos, apesar de que marcadores de poder nem sempre são fatores determinantes para se vencer um confronto.
Marcadores de Poder, representado por pequenas coroas.
Como os marcadores de poder são colocados sobre os personagens em jogo.
Marcadores de Poder que são distribuídos no inicio das partidas sobre os personagens.
Outro componente muito bonito do jogo são as fichas e os tokens de personagens de cada uma das casas, pois como são ilustrados com imagens retiradas da série de TV, isso deixa a mesa de jogo muito bonita. Os tokens de personagens não possuem diferenças de um para outro, o que influencia são apenas os marcadores de poder sobre eles, já as fichas de personagens trazem habilidades únicas que podem ser usadas em jogo.
Componentes da Casa Targaryen.
Componentes da Casa Tyreel.
Componentes da Casa Lannister.
Componentes da Casa Baratheon.
Componentes da Casa Stark.
Os baralhos de casa dão aos jogadores possibilidades de se usar estratégias a cada conflito em que ele seja um dos jogadores ativos, o baralho de casa traz cartas de ataque, trégua e as cartas de personagens que podem ser usadas estrategicamente durante o jogo para lhes fornecer diversas vantagens, seja elas em combate ou fora dele, as cartas de personagens, quando bem usadas, podem fazer diferença crucial durante confrontos.
Cartas do baralho de Eventos.
Por fim, nós temos 5 pequenos tabuleiros onde, no início do jogo, os jogadores vão colocar as suas influências na sua casa, e durante a partida vão poder disseminar essa influência nos tabuleiros das outras casas a fim de ganhar a partida. Os cinco tabuleiros de casa, quando colocados no centro da mesa, ficam em uma forma arredondada muito bonita e que deixa ainda mais elegante esse belo jogo.
Tabuleiro de Influencia.
Marcadores de Influencia de cada uma das casas.
Consideração Sobre o Jogo
ATO IV: SANGUE FRIO
Uma pá de terra terminaria com tudo. Olhou pela última vez a cova de outrora seu lorde e a cobriu com sua flamula. Ao sair dali se fez uma última pergunta: “Quem seria o próximo que teria de trair? Ou seria ele próprio o traído?
Todos os componentes que vem na caixa do jogo.
O Trono de Ferro é um jogo extremamente simples e com regras fáceis de serem explicadas a qualquer tipo de jogador, os mais inexperientes podem a princípio sentir um pouco de dificuldade em entender as habilidades dos personagens e sobre como usar as suas cartas durante o jogo, porém com uma partida de aprendizagem já dá pra pegar a manha do jogo e conseguir jogar uma segunda partida bem mais consciente das suas ações.
Como esse é um jogo de confrontos constantes, o jogador tem que ser bom de lábia ou blefe para conseguir ajuda durante as partidas, isso é crucial, pois como dito acima, alianças bem formadas e sólidas podem levar ambos os jogadores a uma vitória conjunta. No entanto, os jogadores devem ler bem as ações de seus aliados, pois assim como na série eles podem lhe apunhalar pelas costas ao final do jogo.
Game of Thrones: O Trono de Ferro, assim como vários e vários jogos da linha ou tema, não é feito para jogadores de nervos fracos, pois blefe e acordos não cumpridos vão acontecer várias e várias vezes durante uma partida, gerando muitas discussões e conflitos diretos entre os próprios jogadores, pode até mesmo acontecer dos jogadores se irritarem de verdade. Então, tenha em mente que isso é apenas um jogo, ou você pode guardar mágoas para as outras partidas, assim como o meu grupo faz. Concluindo, esse é um jogo extremamente divertido, pois a cada rodada, alianças e acordos vão gerar muitas discussões e debates na mesa, podendo fazer até mesmo o tempo do jogo se estender um pouco mais que o normal, mas é sempre bom ver a mente maligna dos seus amigos agindo e formando acordos que eles não vão cumprir, ou quebrando alianças para tirar vantagens de alguma coisa, é um jogo que encarna muito bem o seu tema.
P.S.: A Fanfic dessa resenha foi feita por um amigo meu de grupo de jogos, deixo aqui meus agradecimentos a ele, Paulo "Apu" Victor.
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