Olá pessoal, boa tarde!
Estamos fazendo umas competições de jogos de tabuleiro aqui na cidade, onde Smash Up entrou como um dos jogos escolhidos. Resumindo, 4 pessoas vão jogar ele e que vença o melhor!
A questão é, como deixar um jogo justo para todos na questão das escolhas das raças? (vou chamar de raças, não lembro o nome exato). Chegamos a algumas ideias:
- A ideia mais simples seria cada um escolher antecipado as duas raças, e na hora só jogar, mas isso traz dois problemas: o primeiro, que talvez não seja um problema, não lembro se o jogo permite ter raças repetidas entre os jogadores (também não fui atrás, meio que descartei essa pelo segundo motivo), o segundo é não termos raças suficientes, digamos que 3 pessoas queiram usar as mesmas repetidas, não vamos ter cópias.
- Outra ideia, seria simplesmente sortear, não sei se pode ser injusto alguém pegar uma combinação não tão boa quanto outra.
- Uma terceira ideia, seria fazer a escolha das raças como acontece a colocação de casas no Catan... Primeiro jogador escolhe e vai até o último (horário) escolhendo, e depois do último para o primeiro volta escolhendo a segunda raça - Cheguei a pensar que a o último jogador teria mais vantagem por escolher duas raças seguidas, mas não tenho certeza. Essa é uma opção bacana também
- Por último, a opção mais elaborada, fazer tipo um "leilão de pontos" da seguinte forma: primeiro jogador escolhe uma raça, em sentido horário outros jogadores poderiam dar lances naquela raça, esses lances seriam pontos negativos que o jogador começaria no jogo - ou seja, posso começar com as duas raças que eu desejo mas com uns 3 pontos negativos, por exemplo. Essa opção pareceu a melhor estrategicamente, porém não sei o quanto "ruim" podem ser esses pontos negativos e não sei o quanto vale essa complexidade só para escolher as raças.
Para quem teve paciência de ler até aqui, qual das opções parece a melhor? Algum pró ou contra em alguma delas?
Obrigado