Descolado::TOI tem dois problemas, que aliás afligem a maioria dos wargames táticos do mercado: É um wargame (e portanto tem um público bem seleto) e um Ameritrash, o que também dificulta sua ida para a mesa. O fato dele permitir apenas 2 jogadores nem é tanto o problema - nem sei existem wargames táticos que permitam mais de 2 - e olhe que o TOI ainda se dá ao luxo de permitir 3 a 4 players, coisa raríssima de se ver.

Mas é um jogo FANTASY FLIGHT (Christian T. Petersen and Corey Konieczka), o que dispensa maiores comentários e tem miniaturas padrão FFG, o que também dispensa comentários [risos].
Talvez a maior qualidade do TIDE OF IRON seja o fato dele ter sido criado com uma intenção muito nobre: um "Wargame tático para jogadores casuais".
Sim, isso mesmo, esse foi o objetivo. Um de seus criadores, o Christan Pettersen, disse que até ficou espantado com o fato do jogo ter ficado aparentemente "redondinho" pois eles mesclaram diversas mecânicas diferentes o que poderia ter tornado o jogo bastante indigesto, no entanto a ordem era simplificar.

Se perguntar para um jogador casual se ele achou que ficou bom, ele vai dizer que não, que o TOI é um jogo complexo.
Se perguntar para um fã de wargame, ele vai dizer que o TOI não passa de um MEMOIR 44 ANABOLIZADO.
Enfim, diferentes pontos de vista para públicos diferentes.
No fim das contas o jogo acabou agradando e até hoje é procurado, mesmo anos após estar "out of print".

Portanto meus caros Hugosane e Clauber, não se culpem. Acho que a culpa já os acomete quando vocês pensam em VENDER este jogo maravilhoso pelo fato dele não ver mesa, afinal, passar para frente esta "obra de arte" deve ser tão doloroso quanto o fato de vê-lo pegando poeira nas estantes [risos].
Concordo plenamente quanto ao posicionamento do TOI, sempre vi desta forma, talvez a palavra casual seja um pouco pesada...rs, mas claramente ele é um Wargame bem simplificado mas mantendo um nível de desafio interessante, o que não vejo como demérito algum, no meu caso acho que é a medida certa.
Quanto a tentação de vendê-lo, realmente este é um jogo que nunca cogitei tirar da coleção, mesmo vendo pouquíssima mesa as experiências que tive com ele foram ótimas (e a expectativa de jogá-lo com meus filhos quando forem mais velhos me anima bastante), ao manter minha coleção tento ter 2 critérios principais: manter somente jogos que tem chance real de ver mesa; e ter jogos com mecânicas/temas/níveis de complexidade/números de jogadores o mais variado possível (não ter jogos “repetidos”), e nesse posicionamento o TOI acaba sendo único em minha coleção.
Abraço.