Dados Iniciais #02: Futboard
Olá galera, voltando com mais um material do “Dados Iniciais”, post dedicado a falar um pouco sobre jogos em desenvolvimento, dando uma breve opinião sobre o mesmo após ter lido o manual ou jogado alguma partida. Hoje vamos falar de um projeto que foi recentemente anunciado na sua página oficial do Facebook, mas que eu já estava sabendo dele há algum tempo, o futboard, projeto idealizado pelo Zé Roberto, mesmo criador do Mundus: Imperial e que agora nos apresenta a esse jogo com uma temática relacionada a futebol.
Futboard é um projeto, como o próprio nome já diz, relacionado ao tão conhecido jogo de futebol, eu particularmente conheço poucos projetos ou jogos relacionados a esse tema, já vi alguns interessantes nos grupos de boardgames do facebook, mas está com um tempo que não via outro relacionado ao tema. O Futboard chegou até mim através do seu criador, eu não sou um fã do tema, já gostei mais no passado, mas agora não sou tão ligado assim ao assunto, porém, mesmo sem ser um fã assíduo do tema, fui conferir o jogo.
O Zé Roberto me passou o manual do jogo para que eu pudesse dá uma conferida, o manual é bem simples e muito fácil de se entender. O jogo segue um esquema de tabuleiro como se fosse um mapa de RPG tático, onde cada jogador vai se mover pelo tabuleiro de quadro em quando, se movendo por todo o campo dessa forma.
Os jogadores são representados por pequenos quadros que marcam seus status dentro de jogo, tais como movimentação, alcance de passe, posição em campo, capacidade de fazer um drible e o seu chute ao gol. O goleiro tem uma "ficha" semelhante aos jogadores, mas com algumas mudanças lógicas, como defesa de chutes por exemplo. Todos os jogadores possuem esses status apresentados em sua "ficha" de jogador, de uma maneira bem simples e fácil de se entender.
O jogo, como o tema sugere, possui basicamente tudo o que se pode acontecer em um campo de futebol, desde faltas, pênalti, passes em longa distância, escanteio, e até mesmo impedimento, porém todas essas mecânicas estão presentes no jogo de uma forma simples de aprender, e para quem já conhece as regras do futebol fica ainda mais fácil de pegar como elas funcionam.
Futboard é um jogo bem tático, assim como um jogo de futebol, a movimentação e posicionamento dos seus jogadores em campo podem e vão fazer muita diferença em toda a partida. Saber posicionar cada um deles durante a partida é crucial para tentar tomar a bola do seu adversário ou ter boas oportunidades de chute ao gol, muitas dessas ações são feitas em rolagem de um D12 e é feita uma comparação pelos status do seu jogador e do jogador adversário, sendo assim, existe um pouco de fator sorte envolvido no jogo, mas ao que parece é bem controlável.

Bem galera, é isso aí, essa é uma pequena análise feita apenas em cima do manual do jogo. Ainda não tive a oportunidade de jogar ou de ver uma partida do mesmo, porém, como o jogo possui regras simples, apesar de ser bem estratégico, não dá para fazer uma análise muito extensa. No entanto, fico no aguardo de um gameplay, para quem sabe depois produzir um material de melhor qualidade relacionado ao mesmo, mas por enquanto essas são minhas primeiras impressões sobre o jogo e as mecânicas presentes nele. Espero que tenham gostado do material e um abraço!
Siga o canal no Facebook, e Instagram.