drowmetal::A pergunta que não quer calar em minha mente : e se eu for cara de pau é quiser enfiar um quinto jogador? O óbvio é que vai mexer no equilíbrio do jogo, mas sendo o GP um jogo mais solto e difícil de prender se comparado ao tm, será que seria tão desastroso assim? Visto que tem uns loucos que já jogaram tm com 6...
Super acho que um belo dia vai rolar uma expansão pra 5, e por que não, 6 jogadores com mais tiles de espaço pro mapa crescer um pouco.
Assim, existe já um tópico no BGG sobre isso:
https://www.boardgamegeek.com/thread/1877088/information-and-variants-5-player-gaia-project
Se vc tem acesso apenas a 1 cópia do jogo no entanto, pode ficar demasiadamente apertado. É normal no final de um jogo de 4p não ter mais nenhum planeta habitável disponível. Apenas os roxos que vc precisa de uma estrutura especial que muitas vezes poucos investem estão lá. E nesse caso, pode fazer mais sentido em investir nisso.
Como eu falei ali no texto, em Gaia é mais fácil conseguir mais recurso, e sendo mais fácil conseguir mais recurso vc constrói mais, e construir mais te dá mais cidades, mais tecnologia que por sua vez te dá ainda mais recurso. É normal conseguir 3 cidades em Gaia (E elas são mais importantes aqui doq em Terra Mystica). Eu já consegui fazer 4 e fiquei a 1 trabalhador de conseguir a 5a cidade, com uma raça específica que deixa você mover seu Stronghold de lugar e com isso usá-lo para formar várias cidades.
Por isso, enquanto em Terra Mystica, sempre há algum espaço sobrando em algum lugar, em Gaia isso acaba não acontecendo muito. Mas seria possível jogar assim mesmo, sabendo q os planetas disponíveis vão acabar rápido e a partir daí seria no máximo evolução dos que já existem.