
[Entre jogos narrativos, existe uma infinidade de possibilidades que cruzam mais de uma vez a linha entre jogos de tabuleiro, jogos de cartas e jogos de interpretação de papéis, mas todos certamente não deixam de ser jogos de mesa, não é mesmo? Mecânicas narrativas podem influenciar jogos de cartas, assim como mecânicas de jogos de tabuleiro podem influenciar jogos de interpretação. No nosso caso, esta modalidade de jogos de cartas foi influenciada por completo no jogo de interpretação de horror Pesadelos Terríveis, de autoria de Jorge Valpaços]
É muito fácil fazer inimigos nas áridas terras do Rio Grande. O lugar é difícil de se viver. Sem grandes motivos, sem muitas dificuldades, você encontra alguém querendo te matar. Talvez para comer sua carne, talvez para se esquentar com sua pele, ou talvez apenas para te matar mesmo, para diminuir o número de concorrentes entre caçadores destas secas terras. Não há lugar para descanso, a não ser, na floresta proibida, a floresta ancestral. No horizonte próximo existe uma floresta, uma floresta que inspira desejos de segurança, água fresca e confortável descanso na sombra de uma árvore. No entanto, é de conhecimento comum:
- Não entre naquela floresta, lá habita um mal maior que qualquer perigo das terras quentes.
- Não coma daquela floresta, o veneno daquele lugar corroerá seu corpo e até seu espírito.
- Não beba da água daquela floresta, ou sua boca irá secar tão rápido quanto se bebesse das profundezas do grande mar.
- Não durma naquela floresta, ou os pesadelos ancestrais não te deixarão acordar outra vez.
Incrédulos, desavisados ou ousados, você e seu grupo adentraram a floresta. Não aguentavam mais viver nas terras quentes e partiram para explorar a floresta ancestral. Quando já não enxergavam mais qualquer saída, quando já caminhavam pelo coração da floresta, sentiram todo o peso dos espíritos daquele lugar, mas agora não tinha mais volta. Naquele lugar, não eram os caçadores ou grandes predadores os maiores perigos. Naquele lugar não era sabedoria e experiência que te fariam não provar dos piores venenos. Naquele lugar, e os caçadores descobriram quando já era tarde demais, a própria floresta era o perigo, tocando seus espíritos e influenciando-os a tirar a própria vida, movendo a natureza e criando hordas de perigos ancestrais. Fome, sede e sono toma conta de seus corpos. É a floresta influenciando os corpos dos caçadores. Criaturas estranhas rondam entre as árvores próximas. É a floresta impulsionando a violência e a morte. O sono pesa nas pálpebras dos caçadores, mas é melhor não dormir, pois se o espírito da floresta influencia o mundo material, no mundo dos sonhos, os horrores da floresta se apresentam em toda sua forma e poder. Nos sonhos, os pesadelos ancestrais se revelam, o espírito da floresta domina e ninguém acordará novamente quando isso acontecer.