Não comprei esse, mas vi que demorou demais para chegar, passando muito do prazo, aliás parece que tá mais fácil encher a Cantareira do que as editoras cumprirem com os prazos.
Quando você não coloca o produto para vender, isso não chega a ser um problema. Mas quando se coloca em pré-venda ou qualquer outra forma de pré pagamento é um problema sim. Primeiro, porque quando você propõe entregar algo até tal data você deve fazer o maximo para cumprir esse prazo, passar dias até que é aceitável, mas estamos falando de semanas, meses. Segundo e o principal é a imagem que a empresa passa para o consumidor, que pode ver isso como uma falta de respeito, perder a confiança do consumidor em uma mercado novo, ainda pequeno, em que cada consumidor é um formador de opinião é bem perigoso para a expansão das editoras e até do hobby como um todo.
Isso serve para todas as editoras que abriram pré-vendas ou financiamento coletivos em que os prazos foram adiados, o que acredito que foram praticamente todas.