Post antigo mas vou conta minha experiência. Joguei a primeira missão 3x seguidas (sim, TRÊS VEZES). As duas primeira foram para apresentar para grupos diferente e não contabilizamos nada (nem gold nem xp), foi só para realmente apresentar o jogo. A terceira, eu escolhi os 3 titulares e começamos o jogo para valer.
A primeira joguei de Spellweaver, a segunda de Cragheart e a terceira (que foi a para valer) foi de spellweaver. As duas primeiras foram de 3 jogadores e a terceira foram 4 jogadores.
A primeira partida a gente consultou MUITO o manual, ficamos lendo as cartas de item e cartas de ação e durou 3h, já as outras já sabíamos de tudo e durou 2h.
Nas três primeira partidas eu achei o jogo bem tranquilo, só na que joguei de Cragheart que por pouco que eu não morria.
Já na quarta partida (que foi a segunda missão), ficou um pouco mais tenso com o chefe da fase. O chefe não é dificil matar, o problema são os zumbis atrás das portas que ele abre. Cragheart e Brute caíram exaustos (falta de carta e não de HP) mas Spellweaver e Cragheart terminaram tranquilos, com umas 4-5 cartas na mão ainda. Então achei a dificuldade moderada, nada muito difícil.
Um erro comum, que pode ter sido o que ocorreu na tua primeira aventura, é usar muito as ações de "lost" logo no começo. Por elas serem melhores, a gente fica na tentação de querer usar logo para fazer uma limpa no começo. Mas ai quando você descansa, você não as recupera e viu a besteira que fez. O ideal é usar as ações de "lost" se não tiver outro jeito, com spellweaver até posso de me dar o luxo de usar logo mas os outros personagens tem que gerenciar bem elas.
Com relação ao loot, existe algo chamado RuleHouse que resolve isso. Você pode, por exemplo, dizer que a missão só acaba quando o objetivo é concluído E quando não sobrar mais cartas na mão de ninguém. Então na primeira missão, se você derrotou geral e ainda tem carta na mão, simplesmente use-as para sair coletando tudo. Tu não vai para o inferno se resolver criar uma regra que tua mesa apoie.