Bom, estou pra começar a campanha (quinta agora) e devo trazer minhas impressões tbm.
Mas só por ler o Manual, já tenho uma leve ideia do que irei presenciar no gameplay (jogando, pq vi muitos gameplays gringos). Primeiro que o jogo não nega que seja um dungeon Crawler e que, em essência, é entrar numa dungeon, Matar monstros e pilhar o loot. Quando peguei o jogo eu já sabia que seria isso em muitas Missões (trm variações é claro).
O que me chamou a atenção é a questão de sua campanha. De suas decisões e onde elas levarão. Tem cenários que você só consegue ir se fizer tal coisa. E isso é sensacional. Além de que o jogo abre a possibilidade de você jogar com varios grupos diferenres, compartilhando a evolução do mundo (que seriam os troféus) mas cada grupo ainda teriam seus próprios troféus. O que deixa o mundo vivo (pelo menos em minha opinião).
A evolução dos personagens é sentida a cada partida, seja nos itens ou no leveling. Mas o bacana é você aposentar seu personagem, abrir uma nova classe e ganhar uma bonificação permanente por isso (seus próximos personagens criados terão um upGrade bem bacana).
Outra coisa que tem que ter em mente, é que o criador teve como inspiração, além do RPG, jogos de rpg em que.você precisa farmar experiencia. Lutar contra monstros pra ficar mais forte. E isso é tão verdade que o jogo propoe 2 tipoa de jogos: jogo campanha e jogo casual. No jogo casual ele sugere que os jogadores não joguem cenários que ainda não foram abertos, mas ele estimula a jogar cenários já abertos e jogados para farmar experiencia. Sim. Você joga de forma casual, mas ainda conta pra ter dinheiro e exp, o que é muito bom. Como falei, quase um vídeo game (beeemmmm quase mesmo hahahaha).
Quanto ao loot, acredito que o jogo faça isso pra dificultar mesmo. Você, além de pensar em cumprir o objetivo do cenário, ainda precisa focar em pegar os tesouros (que são muito bons).
Jogo realmente está muito hypado. E depois de jogar vou ver.se é apenas hype ou não. Mas olha, o que ele apresenta nas regras, a forma que o mundo gira no jogo, os monstros e sua automação, faz com que ele seja, jo míNimo, um dos melhores dungeon crawlers.
Agora se ele é número 1 mesmo, aí só o tempo dirá (e eu darei minha opinião).
Por fim, gloomhaven é um jogo massivo. Em tudo. E como todo jogo, ele não vai agradar a todos.
Mas acho que eu irei adorar ele.
Abraço e nos vemos em gloomhaven.