RafaelG76::marciusfabiani::Não dou muita bola pra expansões. Acho que o jogo base tem que se sustentar sozinho. Mas tem dois tipos de expansão que me desagradam particularmente:
— Expansões que já estão “previstas” para o jogo base desde o início. Exemplo: Scythe já vem com o espaço no tabuleiro para as facções da expansão! Acho isso uma sacanagem. Por que já não lançam as 7 facções no jogo base? Ok, eu comprei essa expansão, mas fiquei puto!
— Expansões que “corrigem” problemas de design do jogo base. É muito comum ouvirmos: “O jogo tinha esse e aquele problemas, mas aí lançaram uma expansão que corrigiu isso.” Se o jogo precisou de um remendo pra ficar bom, ele não deveria nem ter sido lançado, pra começo de conversa.
Sim, concordo. Essa prática de jogos com problemas que são "corrigidos" na expansão e jogos que saem com a expansão colada, Scythe foi um bom exemplo e acredito que Viticulture também foi dessa maneira, um jogo bom que gosto muito, mas que acredito foi projetado já com Tuscany engatilhado para completá-lo. Aliás dos apenas 3 jogos que mencionei que quero expansão, um deles é Viticulture.
Realmente, a expansão invaders from affar do Scythe foi mta sacanagem. Como você, eu comprei e tb fiquei puto.
Espero que os BGs não sigam a tendência que mtas desenvolvedoras de jogos eletrónicos fazem.
Mas infelizmente, considerando que o hobby vem crescendo tanto e mtos players compram mais jogos do que conseguem jogar, pode ser que vejamos cada vez mais isso acontecer. :/