Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Geral
  3. Alvo Natural

Alvo Natural

  • avatar
    professor11/01/18 17:35
    avatar
    professor
    11/01/18 17:35
    1120 mensagens MD

    https://img.b8e.co/id-0b03b190-408e-4dc3-86f8-a124196e7bc2/s-mChTFaD5t85tzP6QEEZhQxB3DpV.jpg

    Alvo Natural



    Poucas coisas são tão desagradáveis quando uma situação de fora do jogo é usada como justificativa injustificável (as vezes incubada) para que um jogador sofra marcação ou perseguição em jogo ainda que dentro das regras de jogo. Esse tipo de anti-jogo quase sempre é levado na “esportiva” pelos participantes da mesa mas para o jogador que é o alvo da marcação / perseguição, a experiência de jogo pode ser muito frustrante.

    Não quero tratar aqui de jogos que em dado momento obrigam os jogadores a investirem contra um jogador que, a menos que seja impedido , obterá a vitória certa. Se as regras do jogo assim permitem que aconteça, que seja! Alguns exemplos ilustram as situações as quais convido o(a) leitor(a) a refletir:

    1) Na última partida um jogador foi traído por outro jogador. Na partida seguinte o jogador “traído” e ainda magoado decide que irá investir com tudo no jogador que quebrou com ele a aliança da partida passada.

    2) Os jogadores combinam mutuamente que ninguém irá colaborar com  um jogador em específico simplesmente por que ele é o dono do jogo.

    3) Um casal por questões pessoais realiza todas as suas ações em prol da derrota do “conjugue” independentemente se isso o levará a vitória ou não.

    4) Um ou mais jogadores, por uma desavença pessoal além de jogar o tempo todo contra um jogador em específico, tenta manipular a mesa em causa própria.

    5) Um jogador da mesa torce para um time de futebol que todos os demais não gostam e por isso acaba "levando porrada" o tempo todo e de todos na mesa.

    Eu poderia continuar dando incontáveis exemplos de situações que são no mínimo infantis por parte de quem tem esse tipo de atitude. A insistência desse comportamento por um ou mais jogadores na mesa pode criar uma tensão entre os participantes a ponto de inviabilizar a jogatina ou futuras sessões de jogo com esse mesmo grupo.

    Certa vez detectei que em uma das mesas de jogo do projeto que eu "tocava", a única menina da mesa sempre ficava em último lugar nas partidas ou era era deixada como "boi de piranha" para os zumbis. Conversei com e menina e ela não relatou nenhum tipo de comportamento dos meninos com o qual ela se sentia desconfortável. Conversei com os meninos e notei que eles jogavam contra ela por não querer perder para uma garota. 

    Noutra situação em um jogo competitivo dois irmãos a despeito de todos os demais jogadores da mesa jogavam um contra o outro e negavam-se a colaborar juntos em jogos cooperativos. Conversando com eles descobri que eram competitivos mesmo fora do jogo em todos os aspectos de suas vidas particulares. 

    Grande maioria dos casos, a coisa se resolve com uma boa conversa em um trabalho exaustivo de conscientização quando se trabalha jogos com jovens. Quando estamos falando de adultos a coisa fica mais difícil e quase sempre é mais fácil evitar certos jogos ou certas pessoas. 

    Umas das primeiras lições que aprendi quando me iniciei no RPG, lá nos início dos anos 90 é que o que acontece na mesa fica na mesa. Situações de conflito ou desavenças de jogo devem ficar dentro do jogo. Levar isso para fora do jogo é algo que traz prejuízos dos mais graves para todos.

    Em tempos atuais, onde pessoas de narciso fraco se relacionam de forma superficial pela internet e se acostumam a conviver em sua própria bolha com pessoas as quais utiliza como espelho, separar o que é do jogo e o que é de fora do jogo, pode se rum problema tão grande quanto o respeito por uma opinião diferente. Conheço gente que não gosta de jogar com "estranho". Vejo gente que que só elogia seus próprios amigos. Na vida real você não pode deletar uma pessoa ou bloqueá-la. 

    O momento de jogo deveria ser uma oportunidade para que todos os envolvidos possam escapar de suas realidades e viver ali uma fantasia prazerosa. O anti-jogo provocado por esse comportamento é danoso ao alvo/vítima porém é muito mais prejudicial ao(s) seus praticante(s) uma vez que os afundam cada vez mais em um poço do qual dificilmente sairão até que em um momento se verá(ão) sozinho(s).  

     

    2
    0
    12

  • Canal

    Veja Também

    Forja mental

    Veja Também

    Existem jogadores(as) fora do jogo
    SF analógico! Nós vamos ao encontro do mais forte!
    A estratégia no Golpe Perfeito
    "Boardgames" não educam.
    Jogos XXX Ecchi (18+)

    Comentários:

  • Hugosan
    874 mensagens MD
    avatar
    Hugosan11/01/18 18:44
    Hugosan » 11/01/18 18:44

    Bacana o post.

    Já vi casos assim na época que jogava War. Mas como as partidas geralmente terminavam em rage quit de alguém virando o tabuleiro antes de determinar um ganhador, acabava levando tudo na esportiva... War era mais um pretexto para juntar o pessoal numa tarde despretensiosa do que a intenção de jogar o jogo em si.

    Tive que lidar com essa "perseguição" quando meu filho começou a jogar... Ele gostava de me sabotar e jogar de forma caótica (até hoje ele é meio caótico). Com o tempo ele descobriu que concentrar esforços para perseguir alguém geralmente te tira do páreo para ganhar o jogo (a não ser que esteja jogando War e seu objetivo seja o de destruir totalmente o exército de alguém) e parou com isso.

    Mas cá entre nós... Marmanjo fazendo isso é de uma infantilidade só!

    0
  • yscalybur
    1137 mensagens MD
    avatar
    yscalybur11/01/18 19:31
    yscalybur » 11/01/18 19:31

    Esse tópico remete ao que coloquei sobre o antijogo que sofri em dead of winter. 90% dos usuário que lá comentaram  estão cagando pra antijogo, se a regra permite, um abraço. 

    1
  • professor
    1120 mensagens MD
    avatar
    professor11/01/18 19:34
    professor » 11/01/18 19:34

    Quando estamos falando de crianças eu ainda tenho esperanças. Quando se trata de adultos, o esforço de fazer algo a respeito quase sempre não vale a pena. E se formos conversar com o pessoal, será difícil alguém não relatar algum caso. Grande contribuição Hugosan!  

    @yscalybur É verdade Yuri. Se fala muito mal de comunidades jogos online mas a coisa piora muito pelas bandas de cá, onde supostamente todos deveriam se tratar como adultos. Se puder, anexa o link da postagem ...

    0
  • Ronin
    656 mensagens MD
    avatar
    Ronin11/01/18 21:29
    Ronin » 11/01/18 21:29

    "1) Na última partida um jogador foi traído por outro jogador. Na partida seguinte o jogador “traído” e ainda magoado decide que irá investir com tudo no jogador que quebrou com ele a aliança da partida passada."


    dependendo do grau de sacanagem da traição, eu faço isso.
    o que acontece na mesa se resolve na mesa... ainda que em outro jogo. :P


    e na história do Dead of Winter, concordei que foi uma grande sacanagem o que rolou.
    Se fosse numa certa mesa minha, o sacana sofreria retaliação eventual de todos os demais.

    2
  • fredbarcelos
    370 mensagens MD
    avatar
    fredbarcelos11/01/18 21:33
    fredbarcelos » 11/01/18 21:33

    yscalybur::Esse tópico remete ao que coloquei sobre o antijogo que sofri em dead of winter. 90% dos usuário que lá comentaram  estão cagando pra antijogo, se a regra permite, um abraço. 

    Me lembro desse post, e concordo contigo.

    2
  • andresg07
    2396 mensagens MD
    avatar
    andresg0711/01/18 23:49
    andresg07 » 11/01/18 23:49

    Essa questão me fez lembrar do conceito de circulo mágico aplicado aos jogos de tabuleiro:

    https://themitm.blog.br/2017/06/28/o-circulo-magico-e-os-jogos-de-tabuleiro/

    De certa maneira isso se relaciona porque os jogadores estão em uma esfera diferente da realidade onde aquele comportamento é permitido embora não faça muito sentido dentro do jogo.

    Pessoalmente falando eu prefiro jogos com baixa interação direta justamente para evitar esse tipo de situação, pois nem sempre as pessoas vão aceitar e acabarão levando para o lado pessoal, e em certos casos é justamente isso, alguém levando para o lado pessoal sem entender que o jogo não é uma desculpa para extravasar sua frustração...

    0
  • Clauber
    476 mensagens MD
    avatar
    Clauber12/01/18 03:41
    Clauber » 12/01/18 03:41

    Já mestou chateei muito com isso, depende muito do grupo, do jogo, do dia...

    Nos jogos envolvendo combate direto acho que não há como fugir muito disso mesmo, claro que teoricamente só o que está “dentro do jogo” deveria ser considerado, mas sempre acaba estrapolando um pouco, ao se sentar em uma mesa pra esse tipo de jogo já se deve considerar isso.

    Mas este fato me chateia mesmo quando estamos diante de um euro com relativamente pouca interação e em que o equilíbrio da partida depende de todos, pra citar um exemplo clássico, quando alguém se recusa a escolher um papel (que lhe é favorável) em Puerto Rico pra não prejudicar um jogador, isso acaba quebrando completamente o jogo, e é claro, em uma mesa de iniciantes, com o clima leve isso é relevado, mas em uma mesa mais competitiva isso acaba por “estragar” a noite.

    Abraço!

    1
Responder
Alvo Natural
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.