Ah! Outra chance de viajar pelo Mediterrâneo!
Seu antigo emprego era dar lances em produtos para transportar em seus navios, mas isso era estressante. Você prefere seu novo trabalho, é muito melhor, você apenas entra em armazéns aleatórios e leva o que quiser.
Mas não tão rápido! Parece que você está servindo o mesmo empregador - um misterioso K. Nizia - e você sempre precisa pegar algo do último lugar que você visitou. Oh céus. A vida nunca pode ser fácil. Sempre tem que haver uma complicação, não é?
Como funciona:
Medici: The Card Game é um teste sua sorte e set collection para dois a seis jogadores. Os jogadores são comerciantes concorrentes para obter os bens mais valiosos em seus navios e para ser o melhor comerciante em cinco mercadorias distintas. O jogador com mais florins (pontos de vitória) após três rodadas é o vencedor.
Medici: The Card Game set up para 4 jogadores.
Para começar, o deck de mercadorias é embaralhado, e cada jogador recebe as duas cartas de ajuda. Os jogadores escolhem um jogador inicial e começam.
Em cada rodada, os jogadores se revezam, virando cartas do deck e carregando-as em seus navios. O navio de cada jogador tem cinco suportes de carga e, uma vez que estas suportes estão cheios, o jogador termina a rodada.
O jogo começa com duas cartas de ajuda para cada jogador, mostrando uma tabela de pontuação e a distribuição das cartas no deck.
Num turno, um jogador pode virar de zero a três cartas do deck e colocá-las em ordem no final da fila. Independentemente de quantas cartas estiverem viradas, o jogador deve pegar a ultima carta da linha. Além disso, o jogador pode pegar até duas das próximas cartas na linha e carregá-las em seus navios. Qualquer carta não escolhida permanece na linha.
A maioria das cartas são cartas de mercadorias que mostram uma mercadoria e um valor que contribui para o bônus de navio mais valioso. Outras cartas incluem cartas de valor direto (sem mercadorias, mas contribuem para o valor do navio) ou cartas de bônus (cartas que mostram valor ou mercadorias, mas não ocupam espaço no navio).
Uma vez que todos os jogadores, menos um, preencherem o navio, o jogador restante ganha um turno adicional e a rodada é pontuada. Os jogadores marcam pontos em ordem decrescente do navio mais valioso. Então, os jogadores colocam suas cartas de mercadorias na frente deles e pontuam para cada mercadoria. (O valor do navio é avaliado em cada rodada, as cartas de mercadorias pontuam toda rodada com base no que os jogadores coletaram em todas as rodadas.)
As cartas não escolhidas da linha são embaralhadas de volta ao deck e o jogador com o menor número de pontos começa a próxima rodada. No final da terceira rodada, o jogador com mais pontos ganha.
Deja Vu, ou algo novo?
Quando eu ouvi pela primeira vez sobre Medici: The Card Game, eu tive minhas duvidas. Obviamente isso não foi o suficiente para me impedir de pegar esse jogo, a atração de Reiner Knizia, Medici e Grail Games foi suficiente para obter meu apoio no Kickstarter assim que ele lançou, mas Medici sem os leilões pareceu ser uma pequena premissa. Não é Medici apenas os leilões? Como isso pode funcionar sem? Ler as regras também não fez o jogo parecer tão excitante.
Mas sinceramente, eu deveria saber. Este é Reiner Knizia, um doutor sempre tem alguns truques na manga.
As cartas de mercadoria em Medici: The Card Game. Estes são muito próximas das cartas incluídas em Medici (embora maior).
Aqui, os truques são as novas cartas e a nova distribuição de cartas. A maioria das cartas são mais ou menos iguais as cartas que você pode encontrar em Medici, elas têm uma mercadoria que importa para a pontuação de cada rodada e um valor que importa para a pontuação da rodada atual. Mas há algumas cartas complicadas no baralho que adicionam algumas reviravoltas no jogo.
As cartas de bandeira verde não lhe custaram espaço de carga. Produtos grátis ou pontos grátis!
Primeiro são as cartas de bandeira verde. Essas cartas são brindes que não contam nas reservas de carga do seu navio. Estas são mercadorias gratuitas ou pontos gratis que reforçam seu navio para risco zero. Essas cartas são impressionantes, mas não há muitos delas no baralho, e a perspectiva de encontrar uma é tentadora. Ela mantém os jogadores virando as cartas quando eles deveriam parar.
Existem duas cartas de produtos duplos para cada mercadoria. Estas podem causar balanços na pontuação da mercadoria, mas valem 0 durante a pontuação do navio.
Em seguida, estão as cartas de produtos duplos. Estes não têm valor quando carregados em seu navio, mas elas valem duas mercadorias para a pontuação de mercadorias de cada rodada. Enquanto os pontos no momento são tentadores, é difícil deixar passar uma vaca de dinheiro como essas, que marcam a cada rodada (e colocam os jogadores mais perto do bônus se tiverem cinco ou mais mercadorias).
Essas cartas não tem mercadorias, mas eles podem reforçar um navio de baixa pontuação.
E, finalmente, existem as cartas de valor direto. Em Medici, há uma única e cobiçada carta de valor 10, no jogo de cartas, existem dez cartas de valor 7, e uma vez que a pontuação de cada turno do navio é um enorme montante de pontos, essas cartas podem compensar déficits em outras áreas.
Baixos valores para o total do navio ... mas veja todo esse pano! Tentador.
Essas cartas são todas interessantes e aumentam a tensão central do jogo, - Quantas cartas do deck devo virar na minha vez? Uma vez que eu sempre terei que pegar a última carta virada, faz sentido parar assim que virar algo que você goste. Então, novamente, a espera de melhores cartas no baralho faz com que essa escolha seja tensa. Cada virada de carta produz um grande medo de perder algo bom, - E se eu deixar uma carta melhor para o turno da próxima pessoa? Há também uma mudança sutil de Medici, se apenas um jogador permanece, esse jogador não enche o navio gratuitamente, em vez disso, ele ganha mais um turno. Então, se um jogador está esperando por uma oportunidade privilegiada e os outros jogadores forçá-lo ao ultimo turno, ela pode sair com de carga vazias.
Exatamente o oposto da última imagem. Muito valor, mas sem produtos.
A tensão aqui funciona e, enquanto o resultado é um jogo que não é tão profundo quanto o Medici, é um jogo que é mais curto e mais fácil para os novos jogadores entrarem. A principal crítica de Medici, ou mesmo qualquer jogo de leilão, é que pode ser difícil para os novos jogadores saber o que oferecer. Este é especialmente um problema no Medici, já que os jogadores disputam lotes, essencialmente, com seus pontos de vitória. Aqui, os jogadores gastam uma moeda diferente, a oportunidade. Você sempre tem que pegar a última carta, e a menos que seja uma carta de banner verde, ele ocupará espaço em seu navio. Isso é fácil para os jogadores entenderem. Eles querem mercadorias, mas eles também querem mercadorias de alto valor para tentar pontuar em ambas pontuações por rodada. A mecânica de set collection utilizada faz sentido, a tensão dos objetivos a curto e longo prazo faz sentido, e a oportunidade do "teste sua sorte" faz sentido também. Este é um jogo simples de entender.
Ah, aqui está um bom navio.
No entanto, por toda a sua simplicidade, é também um jogo satisfatório ao jogar. Eu joguei este jogo até agora principalmente com meu grupo de jogos de almoço, que também é o grupo com o qual eu jogo Medici com mais freqüência. Eu tinha medo que eles vissem Medici: The Card Game não tão simples, mas muito simplista. Em vez disso, eles gostaram como um bom filler para o almoço quando queremos jogar algo mais leve. Não substitui o Medici, mas também Medici não faz o jogo de cartas supérfluo, há espaço para ambos, mesmo com um público que gosta dos grandes jogos de leilões.
A pontuação ocorre através de moedas "florin". Esta foto não está boa, mas as moedas são estampadas e brilhantes. Muito agradável!
Há um outro ponto que faz do Medici: The Card Game uma brilhante adaptação de Medici (mais do que apenas um "Medici sem leilões"), e é a forma que funciona a pontuação. A tabela de pontuação é basicamente a mesma, e enquanto as cartas são mantidas de rodada a rodada em vez de serem marcadas ao longo de uma faixa, é praticamente a mesma coisa. No entanto, há uma diferença sutil, há apenas moedas de 5, 10 e 50 para marcar os pontos no jogo de cartas. Isso significa que todos os vínculos que resultariam em valores com menos de cinco, são perdidos. Isso introduz outra tensão para o jogo, já não é benéfico se vincular em várias categorias. Esta simples mudança obriga os jogadores a pressionar a sorte para realmente fazer ótimos conjuntos, diferentes dos investimentos da vida real, nem sempre é interessante os jogadores diversificar seus investimentos. Isso, como as diferentes cartas citadas acima, é uma das mudanças simples, mas provavelmente menos apreciadas, que fazem o Medici: The Card Game brilhar.
O insert é bom, mas os buracos não são profundos o suficiente para segurar as cartas, você pode ter que prende-las para que elas não se espalhem pela caixa.
Claro, Medici: The Card Game não será um golpe certeiro para todos os jogadores. Por um lado, é um jogo muito mais leve do que Medici, principalmente porque é suscetível às vicissitudes do fato de pegar uma carta às cegas. De certa forma, também é Medici, mas Medici é equilibrado pelo leilão, se um jogador virar um lote particularmente bom, os jogadores irão (ou pelo menos devem) aumentar o preço do lance. Em Medici: The Card Game, não há mecanismo de equilíbrio para a sorte, porém a boa sorte de agora é equilibrada pela má sorte mais tarde, ou por outros jogadores na mesa com boa sorte também. Também é equilibrado um pouco pelo jogador que vira as cartas sendo forçado a virar a ultima carta, o que significa que há riscos ao virar mais cartas, e também por haver mais cartas de valor direto para reforçar más cartas viradas. Medici: The Card Game se baseia na mecânica de teste sua sorte, o que significa que a boa sorte do amigo não é algo para se irritar, ao virar as cartas, ele está arriscando algo, portanto, ele têm direito a algum tipo de recompensa. Medici, novamente, até usa um mecanismo de teste sua sorte, mas o mecanismo principal é um leilão único. Já que o leilão está ausente do Medici: The Card Game, a avaliação é muito mais fácil, o que significa que não é para jogadores hardcore de Medici que não gostam de sorte descontrolada.
As moedas de valor 5 são bem menores do que as outras. Todos os jogadores que eu apresentei esse jogo comentou sobre essas moedas.
Os componentes do Medici: The Card Game são bons. As cartas são de tamanho Euro, embora estas cartas pudessem ter sido facilmente feitas em tamanho Mini Euro com base na quantidade de informações que eles transmitem, está ótimo nesse formato. As ilustrações de Vincent Dutrait, apesar de que não há muitas artes diferentes, dão ao jogo um visual atraente. A camada brilhante nas moedas de pontuação é um bom extra. Eu também gosto da caixa pequena, o que torna o jogo fácil de transportar. Minha maior queixa aqui é que as moedas de valor 5 são muito pequenas e não precisariam ser tão assim. Eles são ofuscadas pelas de 10 e 50 e não tem nenhuma proporção em relação à elas. Isso é o de menos, mas tem sido a fonte de comentários em cada partida que joguei. Os buracos no insert são muito rasos para segurar as cartas no lugar, mas eu consertei isso prendendo minhas cartas com uma fita.
O livro de regras vem em três idiomas. O inglês, de qualquer forma, é fácil de entender.
O jogo pode ser jogado de dois a seis jogadores. Já joguei várias vezes, mas cada um dos meus jogos ficaram entre três a quatro jogadores. Isso funciona bem aqui, o que é mais do que posso dizer para o jogo completo do Medici (que eu só jogo com cinco ou seis). Eu acho que funcionaria bem com mais jogadores também, embora com cinco ou seis jogadores, provavelmente jogaríamos o Medici. O jogo com dois jogadores usa o mesmo sistema que o jogo Medici maior (o navio de cada jogador tem sete espaços) eu não joguei de 2, mas um amigo meu que eu emprestei o jogo para tentar jogar de 2, não recomendou. (Provavelmente eu não jogaria isso com dois jogadores de qualquer maneira, porque há tantas outras boas escolhas para jogos de cartas de dois jogadores).
Medici: The Card Game consegue ser exatamente o que parece - Medici sem os leilões - e ser melhor do que o que eu teria imaginado. É uma adaptação inteligente do Medici só que rápido e simples sem ser simplista. Pode não animar tanto os jogadores hardcore de Medici, mas funcionou muito bem com o meu grupo de almoço que ama o Medici, e a simplicidade de virar cartas (sem ter que ofertar nelas) abre o jogo para um público ainda mais amplo. Embora eu pense que Medici é melhor, há espaço na minha coleção para ambos, especialmente porque o Medici: The Card Game joga tão bem com poucos jogadores e com jogadores que não estão interessados em leilões. Este é um jogo que desejo ansiosamente apresentar a minha família durante os feriados e manter nas jogatinas do trabalho.
Esta análise foi retirada do site iSlaytheDragon.com e traduzida por mim.