RenatoND::Fiquei na dúvida também quanto ao comandante. Outra coisa que não entendi foi a utilidade do emblema do clã. Na regra diz que troca 10 exércitos por um emblema, que vale 5 exércitos. Fora isso o emblema não faz mais nada.
Então RenatoND, me parece que houve algum erro no manual. Nos outros WAR sempre houve uma peça para a substituição de um número grande de exércitos, só para reduzir o volume de peças no tabuleiro mesmo.
No Batalhas Mitológicas as figuras mitológicas (os monstros) exercem duas funções, na regra tradicional substituem 10 exércitos, somente para "aliviar" o tabuleiro, e na regra avançada valem por 3 exércitos, mas podem usar o dado de 8 faces e não podem usar os deuses, ou seja, possuem um papel diferenciado no jogo.
No Caso do WAR Vikings estou considerando que cada Emblema de Clã vale por 5 exércitos, só mesmo para reduzir o volume no tabuleiro, e que cada jogador, na verdade, conta com 85 exércitos ao longo da partida, 60 guerreiros e 5 Emblemas de Clã. Uso o emblema tanto para representar 5 exércitos no tabuleiro como para trocar por 5 exércitos removidos do jogo, descartando o emblema em troca dos guerreiros.