
* 2 - 4 jogadores.
* Tempo de reprodução: ~ 30 minutos.
* Vezes jogadas:
* Uma cópia de revisão da Einstein foi fornecida pela Artana Games.
Vamos dar uma olhada em Einstein: Sua vida incrível e Ciências incomparáveis, que estou continuamente fascinado por esse slogan. Nesse caso, você joga como Einstein em diferentes estágios / fases de sua vida, ou vários Einsteins de diferentes cronogramas no multiverso voltam para decidir quem é o maior Einstein, de uma vez por todas. Eu prefiro a última opção, mas você pode escolher o que você achar melhor; É, literalmente, o seu jogo, agora. Você será capaz de ser o melhor?
SETUP
Um jogo de Einstein é extremamente fácil de configurar. Primeiro, distribua os quatro Einsteins (nesta ordem):

E distribua a cada jogador os tiles correspondentes à sua cor:

Você encontrará uma série de cartas:

As cartas coloridas são conhecidas como cartas de inspiração. Dê a cada jogador as cartas de inspiração da cor do Einstein:

Embaralhe elas e compre 3. Existem também cartas de Teoria Principal para embaralhar:
Há bem mais do que essas, apenas para sua informação.
Coloque 3 dessas cartas com a face para cima em vista de todos os jogadores.
Coloque as Estrelas/ Tokens de Prestígio em algum lugar próximo:

Uma vez que você fez tudo isso, você está pronto para começar! O mais novo Einstein é o primeiro.

GAMEPLAY
Como mencionei, o jogo trata de tentar provar que você é o maior de todos os Einsteins, e a única maneira de fazer isso é provar coisas com ciência. Em cada turno, você pode jogar seus tiles (Idéias) no centro e anexá-las a outras Idéias para criar formas retratadas em suas cartas de Inspiração. Essas idéias vêm de toda ciência, então existem quatro tipos de tiles:

Quando você os anexa, você deve colocá-los adjacentes a outro tile, de modo que pelo menos uma das linhas brancas do tile continue no azulejo que você acabou de colocar, assim:
Às vezes não é perfeito, mas ainda vale. Todos esses encaixes são legais.
Além disso, você deve jogar duas idéias a cada turno. Quando você completa uma Inspiração, você a revela e a coloca na sua frente. Ele mostra quantos pontos vale, então você não precisa pegar nenhum tokens. No entanto, mesmo que você esteja lutando pelo domínio Einsteiniano, você ainda é um cientista e deve fornecer atribuições para suas inspirações. Se a sua Inspiração completada usar azulejos de outros jogadores, dê a cada jogador que tenha um tile na Inspiração um token de Prestígio:

Algumas regras sobre a colocação/inspirações:
- - Sem sobreposição. Todos os tiles devem ser planos na mesa.
- - Você deve colocar seus tiles adjacentes a outros tiles no quadro. A única exceção é o primeiro tile colocado, pois, obviamente, não existem tiles no quadro. Eu sei que já mencionei isso anteriormente; apenas é repetitivo.
- - Você deve combinar o cartão de inspiração exatamente. As rotações são boas e totalmente legais; espelhando não. Não há nenhuma penalidade por estar errado além de algum constrangimento menor.
- - Você deve ter colocado um dos tiles para cumprir a Inspiração neste turno. Você não pode dizer "oh, já está no tabuleiro e completo, então eu apenas completei." Você precisa ser a ciência que deseja ver no mundo.
Além das inspirações, você pode completar uma teoria principal:
Você pode levar esses também e adicioná-los à sua área de pontuação. Ao contrário das Inspirações, outros jogadores
não podem ganhar Tokens de Prestígio se você usar seus tiles para completar uma Teoria Principal. Tudo bem! Basta dizer-lhes que podem ser o co-autor no papel. Tenho certeza de que eles vão entender.
Termine o seu turno, retomando a sua mão em até três Inspirações (se você jogou), recarregando as principais teorias (se você tirou alguma) e, em seguida, o jogo continua com o Einstein à sua esquerda.
O jogo termina em uma das três maneiras:
- - Qualquer jogador tem apenas três inspirações sobrando (a pilha de compra está esgotada).
- - Há apenas três teorias principais (a pilha de compra está esgotada).
- - Qualquer jogador tem apenas dois tipos de tiles Idéia sobrando.
Quando isso acontece, o jogo continua até que o mais antigo Einstein (o último jogador da rodada) tenha jogado. Faça a soma e o jogador com mais pontos ganha!
DIFERENÇAS DE NÚMERO DE JOGADORES
Eu acho que não é ruim em dois, mas acho que eu gasto muito mais tempo construindo no meu próprio espaço e apenas me arriscando para os tiles do outro jogador quando eles estão muito perto de construir algo que eu preciso. Em dois, cada ponto que você dá para o outro jogador é essencialmente você perder um ponto, assim que a colaboração não é super aconselhável.
Em três, você precisa ter cuidado com o Problema do Terceiro Jogador, no qual um jogador pode simplesmente não participar da Big Idea e construir por conta própria, o que pode desequilibrar o jogo. Acho que também acontece em quatro, mas não a vi tanto.
Em quatro, há muito caos, por isso é difícil garantir que você possa fazer suas Inspirações jogáveis sem confiar em outro jogador. É um pouco mais caótico, mas é definitivamente mais gratificante ver a Grande Idéia em toda a sua glória na mesa. Observe também que pode não ficar muito maior (uma vez que um dos desencadeadores do jogo final é Principais Teorias, que não escalam para cima com a contagem de jogadores), mas é definitivamente mais colorido, o que é divertido.
Provavelmente prefiro o jogo em contagens de jogador mais altas.
ESTRATÉGIA
- - Você precisa marcar multiplas cartas por turno, se você puder. Obviamente, quanto mais pontos você fizer, mais provável é que você vença, mas você precisa estar fazendo teorias principais e inspirações se quiser ser o melhor Einstein. Se você não marcar em um turno, isso provavelmente é muito ruim. Na verdade, há uma Teoria Principal para completar duas Inspirações em uma vez, o que significa que você pode ter uma curva de 13 pontos, se você realmente está procurando ser o melhor Einstein na cidade.
- - Não se preocupe em tentar bloquear pessoas. Em dois, pode ser útil bloquear pessoas, mas quase não há hipóteses de que você saiba o que ela está tentando fazer, por isso pode ser um grande desperdício de seu tempo. Em quatro é basicamente impossível. Apenas tente se concentrar em marcar melhor; Naturalmente, acidentalmente, você bloqueará as pessoas enquanto joga o jogo. Eles vão odiá-lo por isso, mas você não está aqui para fazer amizade com outras versões deslocadas no tempo de você mesmo. Você pode bloquear as principais teorias de outros jogadores, se você sentir que é assim que você quer jogar.
- - Da mesma forma, não se preocupe muito com a entrega de Tokens de Prestígio. Se você puder evitá-lo, você deve, como as vezes eles decidem o jogo, mas eu honestamente não recomendaria não marcar uma inspiração apenas porque você vai dar ao próximo jogador um ponto. Especialmente se você está marcando uma inspiração de 5 pontos.
- - As teorias principais do "colocar quatro idéias de um tipo" são realmente fáceis de marcar se você não tiver nada melhor para fazer. Às vezes você realmente não consegue marcar tanto, então pegue algo .
- - Dependendo de quando surgir, o primeiro jogador tem uma vantagem natural para a "Conectar 5 de suas idéias juntos". Eles ja têm a oportunidade de jogar 5 Idéias antes de qualquer outra pessoa, então se é a primeira carta que você deseja tentar, separe suas idéias, se você puder.
- - Se você colocar muitos tiles em todo o lugar, você terá melhores chances de obter os Tokens de Prestígio. Se você está distribuindo seus tiles pela mesa, você aumenta a probabilidade de as pessoas construirem seus tiles e dar-lheTokens. Se você ganhar 7 ou 8 pontos em um jogo, isso pode ser suficiente para obter a vitória! Eu não posso recomendar isso como sua única estratégia, mas talvez não seja a pior jogada que você possa fazer.
PRÓS, MEHS E CONTRAS
PRÓS
- - Joga rápido. É um jogo muito, muito rápido, principalmente devido a alguns dos gatilhos do jogo final, não escalando para cima com a contagem de jogadores. Isso não é ruim, no entanto!
- - Fácil de aprender. Você conecta os tiles para combinar as formas. Não há exatamente a ciência do foguete acontecendo, aqui.
- - Arte. É legal e caprichoso. Eu agradeço.
- - Conceito geral muito legal. A idéia de um enorme jogo semi-cooperativo de colocação de azulejos com todos os que contribuem para o centro é bastante legal. É ótimo, desde que todos participem.
- - A forma como as peças se encaixam é muito gratificante. Eles realmente não parecem que poderiam encaixar-se do jeito que eles fazem, mas sim, e é uma estranha satisfação.
MEHS
- - Eu realmente não entendo o tema, não muito. Eu sou como, 95% de certeza que é Einsteins deslocados no tempo lutando pela supremacia, mas não há Einstein malvado ou um Einstein com um tapa olho de um Futuro Ruim ou algo assim. Talvez eles estejam na expansão?
- - Componente espacial principal que pode não ser para todos os jogadores. Ao contrário dos aspectos de colocação de tiles de Between Two Cities ou Carcassonne, a geometria das colocações é muito importante. Isso pode ser muito difícil para os jogadores que não gostam de jogos espaciais ou que são desafiados espacialmente.
- - O livro de regras é bonito, mas ocasionalmente é difícil encontrar informações que você está procurando. É uma espécie de narrativa, que é legal, mas pode ter sido bom ter uma referência ou uma maneira facilmente indexada de procurar informações relevantes.
- - Muitos jogos podem ser decididos por apenas um ótimo turno. Se você marcar 13 pontos em uma rodada (razoável, se tiver sorte), será muito difícil recuperar o atraso. Embora isso possa ser mais frustrante em um jogo mais longo, honestamente, é um jogo de 15 a 30 minutos, de modo que não é a pior coisa do mundo. Um jogo mais longo provavelmente teria colocado isso com mais firmeza na categoria "Contras".
CONTRAS
- - Altamente vulnerável à paralisia de análise (AP). Quero dizer, é um jogo de colocação de tiles com um componente geométrico. Eu vi pessoas agonizarem sobre suas peças. Pode ser que você brinque com um cronômetro, já que não é tão ruim quanto alguns jogos e ainda pode animar algumas pessoas.
GERAL: 7,5 / 10
No geral, Einstein é um pequeno inteligente jogo! Pessoalmente, gosto muito dos componentes geométricos e espaciais do jogo (o que é bom, porque esse é o núcleo dele), mas provavelmente é um pouco leve para mim, dada a quantidade de paralisia analítica inerente a ele. Dito isto, fico feliz em jogar este jogo, desde que as pessoas não se zanguem comigo ao ficar apressando em seus turnos para terminar rapidamente. Eu acho que é um ótimo jogo para uma impressão casual (que é), e acho que é um jogo maravilhoso para levar as pessoas a jogos de mosaicos/geométricos (especialmente devido às geometrias estranhas dos tiles). Isso provavelmente faria para um excelente jogo familiar, especialmente devido à natureza leve/caprichosa do assunto. Se você tem um grupo que pensa rapido (ou não se importa com um temporizador) ou esteja procurando apresentar alguém para jogos de colocação de peças, Einstein é... uma escolha inteligente!
** Traduzido por mim através do link
https://whatsericplaying.com/2017/12/04/einstein/