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  3. Deixem os novatos ganharem!

Deixem os novatos ganharem!

  • pablogbo
    760 mensagens MD
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    pablogbo11/12/17 16:01
    pablogbo » 11/12/17 16:01

    Deixar ganhar eu não digo, mas jogar mais de boa sem bloquear hard, destoar de mais na pontuação, dar outplay pegando o jogador inicial já ajuda muito kkkkk

    Uma coisa muuuito simples e que sempre apresenta bons resultados por aqui é deixar os novatos encarregados de fazer o "setup" dos rounds. Tipo deixar o povo repor recursos, fazer a manutenção. Isso ajuda a pegar a dinâmica do jogo e fixar as regras...

    2
  • butilheiro
    2881 mensagens MD
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    butilheiro11/12/17 16:23
    butilheiro » 11/12/17 16:23

    immortan_djow::
    butilheiro::Eu digo isso há muito tempo. Tenho amigos muito competitivos que não conseguem ensinar um jogo e não jogar pra ganhar. Acho bastante desagradável, inclusive, quando o cara vai lá e faz 50, 100 pontos de diferença pro novato. Não precisa disso.

    Tenho um amigo que tem essa atitude, mesmo jogando com novatos notavelmente inferiores em termos de domínio do jogo, ele joga pra vencer... vai saber.
    No geral rapazeada, jogar pra perder acho meio estranho, mas da pra pegar leve sim, e melhor, da pra jogar prestando bastante atenção nas jogadas dos novatos, dando dicas, fazendo os upkeeps pra garantir uma experiência boa pra eles, e nisso vc acaba não conseguindo dar 100% de sí no seu jogo, automaticamente vc se dá mal haha (ocorre comigo com frequência). Considero um baita desafio fazer tudo isso e ainda tentar jogar bem.

    Descreveu minha vida. hahaha

    1
  • Roberto Rocha
    771 mensagens MD
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    Roberto Rocha11/12/17 17:03
    Roberto Rocha » 11/12/17 17:03

    ArturFel::
    Roberto Rocha::Não jogo absolutamente nada para perder. Discordo veementemente dessa técnica.
    Se você sabe que a pessoa para quem você está apresentando o jogo não gosta de perder, talvez valha usar um jogo cooperativo como gateway.

    Eu, particularmente, me sentiria ofendido se percebesse que um oponente está facilitando no jogo contra mim.

    Por fim, considero que maus perdedores não são jogadores com os quais eu quero compartilhar uma mesa.



    Essa questão é meio que divida entre jogadores de BGs experientes e pessoas que nunca jogaram BGs modernos ou conhecem pouco ainda.
    Eu como jogador experiente de BG nao me importo nem um pouco em perder de lavada em um jogo novo, sei que essa é uma situacao normal e provavelmente na proxima partida vou sair melhor. Inclusive as vezes ganho ou chego bem perto.
    Agora, apresentar um jogo para um novato(s) que nao tem conhece muita coisa sobre BGs, voce tem que jogar ensinando a pessoa, deixar claro que a partida é para aprender o jogo, sem dar muita importantancia para o placar. O ideal nessas situacoes é tentar criar uma experiencia positiva para deixar aquela pessoa interessada, adaptando seu estilo do jogo conforme o entendimento/animo do pessoal da mesa.

    Com certeza a experiência tem que ser positiva e agradável. E um fator importantíssimo é saber escolher o jogo.

    Jogadores experientes idiotas que querem "humilhar" os novatos não são jogadores com os quais eu quero compartilhar uma mesa :).

    Assim como todos já disseram, dependendo do jogo, é importante mostrar as opções para quem está iniciando e deixar que eles decidam. Também é legal explicar suas jogadas para que eles vejam um pouco da sua linha de raciocínio. Nesse ponto, eu prefiro fazer com os cooperativos.

    O que faço é, dependendo do jogador, tentar escolher jogos bem simples, onde com uma partida a pessoa vai pegar o jeito e poderá ganhar sem que ninguém deixe, como Rumble In The House ou King of Tokyo, por exemplo.

    3
  • Alves de Lima
    377 mensagens MD
    avatar
    Alves de Lima11/12/17 17:04
    Alves de Lima » 11/12/17 17:04

    O que sempre deu certo pra mim é deixar os novatos voltarem na jogada ao perceberem que fizeram uma ação que não agregou muito para ele ou em casos em que o novato tentou fazer uma ação impossível (Ex: no 7 wonders ao invés do jogador vender a carta por não ter como produzir ou comprar os recursos para a produção, o novato pode novamente pegar o  baralho e escolher outra carta caso não queira vendê-la).

    Outra coisa a se fazer é apontar algumas possíveis estratégias de acordo  com as ações iniciais do novato.

    Mas o principal de tudo é PACIÊNCIA para explicar regras sempre que solicitado (mesmo que seja 10 vezes a mesma regra para a mesma pessoa) e caso você seja o vencedor afirmar que é mais fácil você ganhar devido ao domínio das estratégias adquiridas em outras partidas e que eles se sairão melhores em outras partidas (vale até mentir que na sua primeira parida você foi muito pior que eles :angel:).

    2
  • joaoclaudio
    3451 mensagens MD
    avatar
    joaoclaudio11/12/17 17:45
    joaoclaudio » 11/12/17 17:45

    Acho que já foi feito uma baixa reflexão. Então se você é super competitivo, não tem motivo para jogar com novatos. A experiência vai ser ruim para você que tá apresentando o jogo e não teve desafio. Vai ser ruim para quem está conhecendo o jogo pela primeira vez. Vai ser ruim para a comunidade que não cresceu.

    2
  • joaoclaudio
    3451 mensagens MD
    avatar
    joaoclaudio11/12/17 17:54
    joaoclaudio » 11/12/17 17:54

    Ontem mesmo durante o jogo estávamos conversando sobre isso de deixar ganhar. Eu nunca deixei a minha esposa ganhar e ela hoje é a minha maior companheira de jogatina.

    Não é que ela não ganhe, mas sempre ao apresentar um jogo, não dei moleza. No início ela não ganhava muitas partidas. Mas fui sempre incentivando. Ela não prestava atenção nos outros jogadores, focava no jogo dela e seguia. Ela não fazia jogadas para bloquear o avanço. Em alguns jogos isso funciona, pois você tá tentando montar uma máquina de eficiência e tem pouca interação entre os jogadores. Mas em muitos jogos isso não vai funcionar, alguém vai executar aquela ação, ocupar o espaço e pegar aquele tile antes de você. Quando ela percebeu isso passou a ter uma visão mais ampla dos jogos.

    Ela falou que das primeiras vezes que ganhou, achou que eu estava facilitando. Mas quando viu que as estratégias estavam encaixando mais vezes percebeu que tava jogando melhor. E que ficaria ofendida se eu tivesse deixado ela ganhar.

    5
  • Passinho
    1132 mensagens MD
    avatar
    Passinho11/12/17 21:00
    Passinho » 11/12/17 21:00

    http://25.media.tumblr.com/tumblr_mb1034KCCQ1rdbgbzo2_400.jpg

    5
  • Nagashima
    188 mensagens MD
    avatar
    Nagashima12/12/17 07:57
    Nagashima » 12/12/17 07:57

    BrunoDavi::Tem sim uma parte psicológica que fica gravada na mente da pessoa. Ele vai associar jogos com o sentimento positivo da vitória.

    Porém, costumo me preocupar com isso mais quando o público é infantil, e é mais difícil conseguir a atenção, então fica o desafio de cativar. Nesses casos, tem que ter uma didática de intervenção para mostrar como se adequar às regras, daí eu "deixo" a criança vencer uma vez, mas também ganho dela, pra mostrar que a vida não é só de vitória. =P

    Com adultos, costumo jogar naturalmente, mas uma coisa que faço MUITO é dar dicas durante um primeiro jogo de uma galera, explicando coisas que até eu mesmo estiver fazendo, pensando. Talvez isso dê uma vantagem pra eles? Não sei. Talvez isso gere muita informação pra quem é de primeira viagem? Provavelmente.  Mas é como tenho trabalhado essa questão.

    Concordo: o mais importante é conseguir fazer o jogador ser cativado com o jogo. Deixar ganhar, as vezes funciona com as crianças.
    Com os demais, gosto de tentar ambientá-los com o jogo e dou dicas para ajudá-los. Buscar jogar equilibrando seu conhecimento da mecânica com a diversão dos iniciantes, de modo a evoluir gradualmente a dificuldade para eles.
    E varia com o tipo de jogador também: prefiro começar com um jogo cooperativo com jogadores novos que não conheço muito bem que um competitivo, porque já tive a péssima experiência de pegar dois jogadores extremamente competitivos que acabaram discutindo durante o jogo (de War). Tá certo que podemos ter problemas com quaisquer tipo de jogo, mas acho mais fácil de lidar com um jogador "lobo solitário/Conan" em um jogo colaborativo que um competitivo.

    1
  • Legonian
    144 mensagens MD
    avatar
    Legonian18/12/17 09:38
    Legonian » 18/12/17 09:38

    nieb::Resumo do tópico:

    Não precisa deixar ganhar, só não seja babaca. 


    Melhor política possível.

    Geralmente jogo com um grupo regular então não preciso me preocupar em ferir os sentimentos de ninguém, mas quando estou ensinando um jogo novo para um jogador eu faço questão de explicar não só as regras, mas o que esta acontecendo no momento, o porque estou fazendo o que estou fazendo a cada rodada, e aponto potenciais jogadas para eles. Se eu perceber que consigo abrir uma vantagem muito grande evito isso. Ninguém gosta de tomar uma surra e se a pessoa ficar com uma impressão negativa do jogo é menos um com quem eu posso jogar depois. Mas não jogo para perder porque acho isso é desonesto e anti-desportivo.

    Não muita tenho experiência ensinando crianças, mas nesse caso acho que a melhor estratégia é ensinar as regras e deixar jogar com outras crianças, ou realmente deixa-las vencer a primeira partida para cativar e depois jogar como descrevi acima porque, bom, a vida não é feita só de vitórias e todo mundo tem que aprender a lidar com frustração (coisa que não se ensina a muita criança hoje em dia).

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