ArturFel::Roberto Rocha::Não jogo absolutamente nada para perder. Discordo veementemente dessa técnica.
Se você sabe que a pessoa para quem você está apresentando o jogo não gosta de perder, talvez valha usar um jogo cooperativo como gateway.
Eu, particularmente, me sentiria ofendido se percebesse que um oponente está facilitando no jogo contra mim.
Por fim, considero que maus perdedores não são jogadores com os quais eu quero compartilhar uma mesa.
Essa questão é meio que divida entre jogadores de BGs experientes e pessoas que nunca jogaram BGs modernos ou conhecem pouco ainda.
Eu como jogador experiente de BG nao me importo nem um pouco em perder de lavada em um jogo novo, sei que essa é uma situacao normal e provavelmente na proxima partida vou sair melhor. Inclusive as vezes ganho ou chego bem perto.
Agora, apresentar um jogo para um novato(s) que nao tem conhece muita coisa sobre BGs, voce tem que jogar ensinando a pessoa, deixar claro que a partida é para aprender o jogo, sem dar muita importantancia para o placar. O ideal nessas situacoes é tentar criar uma experiencia positiva para deixar aquela pessoa interessada, adaptando seu estilo do jogo conforme o entendimento/animo do pessoal da mesa.
Com certeza a experiência tem que ser positiva e agradável. E um fator importantíssimo é saber escolher o jogo.
Jogadores experientes idiotas que querem "humilhar" os novatos não são jogadores com os quais eu quero compartilhar uma mesa

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Assim como todos já disseram, dependendo do jogo, é importante mostrar as opções para quem está iniciando e deixar que eles decidam. Também é legal explicar suas jogadas para que eles vejam um pouco da sua linha de raciocínio. Nesse ponto, eu prefiro fazer com os cooperativos.
O que faço é, dependendo do jogador, tentar escolher jogos bem simples, onde com uma partida a pessoa vai pegar o jeito e poderá ganhar sem que ninguém deixe, como Rumble In The House ou King of Tokyo, por exemplo.