The Casles of Burgundy - Impressões

Hoje vou falar de mais um belo jogo de um design que admiro muito que é o Stefan Feld.
O The Castles of Burgundy tem uma duração media de 90 minutos e é um jogo de 2 a 4 jogadores onde cada jogador administra sua própria província e tenta expandi-las em área, economia, tecnologia, navegação e agricultura.


O Jogo funciona da seguinte maneira: cada jogador recebe uma espécie de tabuleiro individual que representa a sua província (área maior na foto). Nele também é encontrado uma área para o jogador guardar seu dinheiro (pedras de ouro) que fica na parte de cima no canto com o desenho cinza de pedrinhas. Ao lado, onde tem o desenho de um caixote e um saco de areia, é onde o jogador coloca as mercadorias que tem e as que vendeu. Ainda na parte de cima, porem do outro lado, é a reserva de dados do jogador nessa rodada. Já na parte de baixo desse tabuleiro, tem a parte onde se guarda os trabalhadores que a província tem à disposição (parte de baixo com desenho de uma pessoa, e ao lado temos 3 hexágonos. Essa é a área de programação futura de construção).
A parte central tem cores e desenho de dados com números. Para que o jogador possa construir lá, ele tem que ter a peça daquela cor e um dado com um número do espaço que quer construir. Isso tudo ainda seguindo a regra de que sempre tem que construir adjacente a alguma construção já existente.


Agora vamos conhecer o tabuleiro central do jogo. Ao redor do tabuleiro tem a trilha de pontuação. Os quadrados pequenos e sem cor e próximo ao número 10 da trilha de pontuação, serve para marcar os turnos da rodada e conterá uma mercadoria que entrará a cada turno da atual rodada. Já em cima, têm 5 espações com o desenho de caixote e sacola, que marcam 5 fases ou rodadas do jogo, sendo que cada rodada é composta por 5 turnos. Nesse espaço já estará alocado as mercadorias que entrarão na rodada. Os hexágonos coloridos são relacionados com as peças que os jogadores poderão adquirir. O número dentro desses hexágonos tem relação com a quantidade de jogadores. Os quadros coloridos com dois tamanhos têm a ver com uma pontuação especial. Os quadrados maiores e mais ao centro do tabuleiro é o local para onde vai as mercadorias em cada turno. Por ultimo, lá em baixo do tabuleiro, próximo ao número 95 da trilha de pontos, está a trilha de ordem de ação dos jogadores.

Agora que já conhecemos os dois tabuleiros (do jogador e central) temos que ter em mente que as mecânicas centrais do jogo são: alocação de dados e colocação de tiles.

Na primeira fase do jogo os jogadores devem rolar seus dados e com o resultado dos dados devem planejar onde vão alocar seus dados para fazer uma das seguintes ações:
- Pegar um peça do tabuleiro central e colocar no espaço de construção futura em seu tabuleiro individual. Observação: nessa ação os jogadores só podem pegar a peça colocada na área reservada as peças com o resultado de dado que ele tirou. Exceto as peças de fundo preto que ficam no centro do tabuleiro central. Para pegar essas peças não necessita de dado e sim de pagar duas pedras de ouro);
- Colocar uma peça da área de construção futura na área de província;
- Vender uma mercadoria
-Trocar um dado por trabalhadores

Como muitos jogos desse design o The Castle of Burgundy tem vários caminhos possíveis para pontuar:
-Por área de cor fechada na província.
-Venda de mercadoria
- Animais na fazenda.
- Peças de tecnologia


Outra coisa muito legal nesse jogo é que cada tipo de peça colocada na província tem um tipo de habilidade.
Peças:
Tecnologia(conhecimento): Cada peça desse tipo faz uma coisa diferente, mas no geral ela ajuda com pontuação no fim do jogo, ganhar dinheiro e minimizar a sorte dos dados.
Construções(colônia): Cada desenho dessa tipo de peça da uma habilidade(ação diferente) que pode ser: Ganhar dinheiro, vender mercadoria, adquirir trabalhadores, ganhar 4 pontos , pegar um tipo de peça no tabuleiro central, pegar uma tipo peça do estoque de construção futura e colocar na província
Pedreira(Mina): Jogador ganha no inicio de cada rodada uma pedra de ouro para cada pedreira que tiver.
-Animais(agricultura): Marca ponto para cada animal desenhado na peça e é possível aumentar esses pontos, pois quando é colocado uma peça dessas ao lado de outra que tenha o desenho do mesmo animal, a peça que já estava lá pontua novamente.
-Barco(navio): Permite o jogador recolher uma mercadoria disponível no tabuleiro central e colocar em seu deposito. O deposito suporta apenas 3 tipos de mercadoria. Além disso o jogador anda na trilha de barco do tabuleiro central, que altera a ordem dos jogadores.
-Castelo: O jogador pode fazer qualquer ação sem precisar gastar um dado.
Com esses tipos de peças o jogo permite fazer combos bem legais. Um exemplo: o jogador coloca um castelo em sua província e isso lhe permite fazer qualquer ação extra. Aí ele pega uma peça da sua reserva de construção futura para colocar na província e escolhe uma peça de colônia que o permite pegar uma peça de navio e colocar no seu estoque de construção futura .


Sobre os componentes desse jogo, eu acho que a qualidade é um tanto baixa. Os tabuleiros individuais são de um papel muito fino que me lembra uma cartolina e acho que poderia ter sido feito com um material de maior qualidade. As outras peças não são ruins, mas também nada de mais, bem mediano, porém, ainda sim, coloco um defeito, pois as cores que foram usadas tem um tom pastel que acho bem feio, sem contar que, por ser daltônico, tem algumas peças que a cor me confunde um pouco.
Acho um jogão e minha nota para ele é 8,6


As fotos foram todas tiradas do imagens do Google.
Obrigado a todos e até a próxima.
Abraços do Giovani LOok