Designer: Brendan Evans
Design de arte: Neil Martin, Steven Preston, Ellie Jang e Dmitriy Logunkov
Jogadores: 2-4 (mas pode jogar em 5 também)
Duração: 45 minutos
Idade: 12+
Mecânica: Set Collection, Gerenciamento de Mão e Card Drafting.
Editora: Rule & Make
Review escrito por Gert-Jan 'Gerty' Wouters e traduzido a partir do link https://boardgamegeek.com/thread/1858869/sky-limit
Por volta de junho de cada ano, um período "duro" do ano volta novamente (e que não termina até outubro): é esse período em que os editores anunciam, através de cada plataforma de mídia social que você poderia pensar, os novos jogos que estarão disponíveis na GenCon ou Spiel. Ou para demonstração ou para venda.
Eu não presto atenção a todos os jogos que aparecem através do FB, Twitter ou Instagram, mas aguardo até que o próprio Sr. BGG Eric W. Martin publicar sua Essen Preview List (este ano pela primeira vez por meio de uma ferramenta muito útil).
Minha esposa (e parceira do crime de jogo) notou 1 jogo que poderia ser muito interessante e valer a pena comprar antes de jogar primeiro no Spiel17. O jogo: Skyward por Brendan Evans.
Então, um pouco impaciente, nós compramos o jogo e jogamos várias vezes agora e minha esposa só deveria considerar uma mudança de carreira: "olheira de jogo".

Skyward é um jogo de Set Collection com o único propósito de qualquer jogador ser o primeiro jogador a ter construído 6 novos edifícios para uma cidade em progresso. Bom fato: esses edifícios não devem ser construídos em uma superfície firme, mas no alto do céu.
O jogo termina quando o 6º edifício for construído ou quando a pilha de compras se esgotar (embora, até agora, isso nunca aconteceu nos jogos que eu e minha esposa jogamos).
As cartas que representam os edifícios têm habilidades diferentes que podem ser usadas uma vez, várias vezes ou apenas pontuações extras no final do jogo.
No final do jogo, cada edifício ganha pelo menos os pontos indicados nas cartas, mas também os pontos quando alguns requisitos são cumpridos.

As cartas de construção são facilmente distinguidos das chamadas cartas "Veículo" e "Cristura" porque os últimos possuem uma ampla faixa branca na parte inferior da carta. Estas cartas, ao mostrar o sinal de iluminação, devem ser jogados diretamente quando adicionados à sua mão.
A obtenção de um novo conjunto de cartas acontecerá por (IMHO) uma forma de draft muito inovadora:
O jogador ativo (neste jogo chamado 'The Warden' ou, O Guardião) compra 8 cartas (2 jogadores) da pilha de compras e coloca-as com a face voltada para cima a mesa. As cartas (e suas habilidades, ícones de facção e custos) devem ser visíveis para cada jogador.
O Guardião então divide as cartas em tantos conjuntos quanto há jogadores. Lembre-se de que os conjuntos não precisam ter uma quantidade igual de cartas e que também 1 carta pode ser um conjunto. Depois de dividir as cartas, o Guardião coloca o token de Guardião e 1 cog (dinheiro) em um dos sets. Agora, o outro jogador ou jogadores podem escolher 1 conjunto de cartas. O Guardião tomará o que "sobrar". O jogador que leva o set com o token no topo será o Guardião próxima rodada. Pode ser possível que o Guardião ativo permaneça o Guardião.

Agora que todos os jogadores têm um novo conjunto de cartas, aqueles que receberam uma carta "Veículo" ou "Criatura" com o sinal de "Raio" devem jogar esse carta (ou cartas) imediatamente, não há custos exigidos, mas precisa satisfazer os requisitos para usar uma habilidade especial (se você não pode cumprir os requisitos, você ainda precisa jogar a carta, o que pode ser uma pena porque muitos desses cartas têm algumas ações legais de 'take-that'). O próximo passo é que cada jogador pode ( não é obrigatório) construir um "edifício" colocando uma carta de construção virado para cima na mesa. Os custos para esse edifício são muitos ícones na carta que representam a facção desse edifício. Você paga com cartas de facção e / ou com engrenagens. Quando a carta de edifício mostra um ou mais ícones coringa, você pode pagar com qualquer carta de facção que quizer.
Quando todos os jogadores construíram seu edifício, o último passo na rodada é verificar o limite da sua mão, que é de 6 cartas. Quando você reduziu a mão para esses 6 cartas, para cada 3 cartas que você descartou, ganha 1 engrenagem. Você descartou 6 cartões, você ganhará 2 engrenagens, etc. Agora, a próxima rodada começa com o novo Guardião (se o token de Guardião for parã outro jogador).

Como eu já disse, o final do jogo é disparado quando 1 jogador constrói o 6º edifício. Em seguida, começamos a contar pontos:
pontos nas cartas de edifício, pontos recolhidos através das engrenagens e pela coleção de conjuntos. Mas fique atento (por exemplo) aos "Pombos": eles podem causar algum problema por meio de pontos negativos!
O jogador que ganhou mais pontos será chamado O Fundador de Skyward.

O que gosto muito desse jogo, que pode soar como um jogo comum de Set Collection, é a forma como ocorre o draft, bem, não é realmente um drafting, mas o mecanismo de "Eu divido e você escolhe" (também usado em jogo de 2 jogadores do Oceanos ou em Card City). Todos os jogadores observam o Guardião escolhendoas cartas, colocando-as viradas para cima e depois começando a dividir. Que tipo de conjuntos ele ou ela vai fazer? E quais "sobras" estão lá para mim?
Durante uma Draft normal (por exemplo, no 7 Wonders) a maior parte do tempo haverá pelo menos 1 cartão que pode ser útil para você. Mas no Skyward pode acontecer que você receba um conjunto de cartas que é totalmente inútil para você e, por isso, você não pode construir um edifício em (quase) todas as rodadas. E, como disse: são apenas 6 edifícios que precisam ser construídos antes do final do jogo, então você não quer ficar para trás!!!
Skyward é um jogo maravilhoso com uma jogabilidade muito suave (com ou sem as expansões que adicionam ainda mais no Set Collection - o jogo já inclui 2 expansões), mas, além do excelente jogo, tem um trabalho de arte maravilhoso e refrescante. Meus elogios para os art-designers aqui também.
A única coisa que me pergunto é: como esse jogo se comporta com mais de 2 jogadores (esta analise é escrita depois de alguns jogos com apenas 2 jogadores). Não haverá muito tempo de inatividade porque o Guardião quer fazer seu trabalho completamente, pode levar algum tempo pra fazer, por exemplo, 4 conjuntos de cartas. Mas esse é realmente o único ponto "negativo" para este jogo que não respira nada além de ar positivo no céu.
Skyward: nem o céu é o limite!