Lord_LT::(...)E sim o jogo, como mecânica, arte, adequação do tema. Coisas ligadas ao jogo mesmo, e não motivos de relacionamento da empresa com os consumidores 
Me fiz entender agora? 
Fez sim!
Creio que não tem como definir uma diretriz, tanto que (sabiamente, a meu ver) as regras basicamente são: "vai lá e vota no que quiser". Enquanto um vota pela arte, outro pelos mecanismos e outro pelo tema, elas permitem que alguém vá lá votar no "amigo". Eu não faria, mas não vejo nada errado nisso já que os critérios sempre vão ser subjetivos de qualquer forma.

Por exemplo, no MCDM (meus critérios de merda®), o Jogo do Ano é covardia com muitos jogos dado o peso de alguns dos concorrentes. Eu estou doido para ver como se demais vão dar peso para o fator novidade ou não. Já no jogo de designer nacional, infelizmente, tem muita coisa que ainda não joguei. Daí a escolha foi bem mais difícil para mim e no MCDM a disputa foi boa. Esse eu quero ver como vai ser o efeito da "parceiragem". Na disputa pública eu acho que a coisa está assim:

Independente disso tudo, acho que os premiados do juri e público vão dar o que falar! E tomara que isso dê força para o prêmio se estabelecer ano após ano, para não cair no descaso como Jota caiu.