Em Villages of Valeria você é um Duque que precisa reconstruir a Vila de Valeria após o ataque de um dragão.
Em cada rodada, os jogadores podem fazer 5 ações diferentes, mas assim como em jogos consagrados como Puerto Rico, os demais jogadores podem fazer a mesma ação do jogador ativo, só que com benefícios menores.
Colheita: O jogador ativo compra 3 cartas, os outros jogadores podem comprar 1 carta.
Criar Recurso: O jogador ativo descarta 1 carta de sua mão, então coloca outra carta "de ponta cabeça" a sua frente como um recurso. Os outros jogadores podem descartar 2 cartas para criar recurso.
Construir: O jogador ativo paga o custo em recursos de uma carta em sua mão e adiciona a sua "vila", então compra uma carta. Os outros jogadores podem construir, mas não compram uma carta.
Recrutar: O jogador ativo paga 1 moeda e recruta um aventureiro. Os outros jogadores podem pagar 2 moedas para recrutar um aventureiro.
Imposto: O jogador ativo ganha 1 moeda e compra 1 carta. Os outros jogadores não podem seguir esta ação. Os outros jogadores podem comprar 1 carta.
O jogo acontece em várias rodadas, e quem construir um certo número de construções e/ou Aventureiros de acordo com a quantidade de jogadores, ativa a ultima rodada do jogo, e ganha quem tiver a maior pontuação.
Os turnos dos jogadores são muito rápidos, com um jogador fazendo uma ação e os outros seguindo, depois outro jogador escolhe outra ação (ou a mesma), os demais jogadores recebem benefícios menores, e assim por diante.
Uma sacada legal deste jogo, é que as cartas servem tanto como construção, como recursos. Para utilizar uma carta como recurso, você vira ela de "ponta cabeça", e esta carta servirá como um recurso até o final do jogo, assim como em 7 Wonders. Só que para utilizar este recurso, você deve colocar uma moeda em seu recurso, ou no recurso de outros jogadores. No inicio do seu turno, as moedas em cima de seus recursos voltam para você, mas as moedas "pagas" para outro jogadores ficam com eles. Isto adiciona uma camada a mais de estratégia ao jogo.
Outra coisa bem legal, é que não há uma "pilha de descarte", no inicio do jogo, criamos um "pool" de 5 cartas de construção abertas, e quando os jogadores precisam descartar, colocam as cartas em cima de uma ou mais dessas cartas. Quando os jogadores precisam comprar cartas, eles podem comprar cartas "fechadas", ou abertas desse "pool", mas precisam comprar as cartas que estão por cima primeiro. Isto adiciona um nível de bloqueio aos outros jogadores, que precisaram comprar várias cartas antes de conseguir aquela que deseja.
E para recrutar um aventureiro, é preciso ter as construções necessárias primeiro. Por exemplo, para recrutar um "Paladino", você deve ter uma construção "militar" e uma "religiosa".
A arte das cartas são muito bonitas, e os aventureiros são facilmente reconhecidos dos outros jogos da trilogia.
Assim como Quests of Valeria, esse é um grande jogo em uma caixa pequena, gostei recomendo bastante.